Menu

Brasil

por Isah
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Como Fazer Pipas

Soltar pipa é uma atividade que faz parte da infância, através dela as crianças podem se divertir e interagir com o meio ambiente. O brinquedo feito de papel, varetas de bambu, linha e plástico voa pelo céu quando a incidência de ventos é favorável. As pipas se originaram na China por volta de 1200 a. C, a princípio como um recurso militar. Se você também gosta dessa diversão e gosta de modelos e cores diferentes, veja em nossa matéria como fazer pipas.

 

Como Fazer Pipas

Hoje, existem diversos modelos de pipa, que variam tanto com relação ao formato como as cores. Os jovens se divertem empinando nas ruas, porém o uso de cerol na linha tem colocado em risco as vidas de muitas pessoas, principalmente as dos motoqueiros. Essa é uma brincadeira muito divertida e você pode brincar com seu filho, sobrinho e amigos.

Em comunidades e bairros mais afastados do centro é mais comum a prática dessa atividade, visto que em centros mais movimentados a segurança é menor e crianças costumam correr atrás de pipas que são cortadas no ar. Para que essa seja uma brincadeira segura e sadia é interessante encontrar lugares que sejam seguros e abertos, longe de fios de alta tensão, avenidas, lugares com muita movimentação de pessoas para não por em risco essas pessoas e semelhantes.

Passo a passo de como fazer uma pipa

Materiais:

– 3 varetas de bambu
– 1 folha de papel de seda
– 1 tubo de cola branca
– 1 linha
– 1 tesoura

Modo de Fazer:

  1. Para começar, é necessário que haja uma preparação das varetas de bambu, confira se a vareta do eixo (vareta do meio) seja mais grossa, maior. As varetas que serão colocadas em sequência devem estar uniformes.
  2. Comece por colocar ou a vareta de cima ou de baixo, deixando o espaço entre a ponta da vareta do meio. Prenda as varetas passando a linha em volta.
  3. Agora comece amarrando a linha na lateral de uma das pontas, passe a linha pelas pontas seguintes medindo e deixando as pontas de cima semelhantes, laterais semelhantes e parte de baixo semelhantes.
  4. Após ter feito a medida correta, passe cola nas varetas sem passar na ponta de cima, coloque ela na seda e passe a mão para colar. Corte as extremidades da seda e passe cola nas pontas.

Confira o vídeo a seguir e entenda o procedimento de como confeccionar uma pipa, é necessário ficar atento as medidas para fazer uma boa estrutura.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL