Como Declarar Imposto de Renda 2019 | Passo a Passo

PUBLICIDADE

 

Todo ano, milhões de brasileiros vão à loucura para acertar as contas com o Leão. O imposto de renda deve ser feito por pessoas que receberam rendimentos tributáveis no ano anterior com soma maior que R$22.487,25 ou recebeu rendimentos isentos, não-tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte uma soma maior que R$40.000,00.

declaracao imposto de renda

Fazer o imposto de renda não é fácil, pois é preciso preencher as fichas com muita atenção para não causar erros e ter que retificar a declaração depois, tendo a sua restituição atrasada. Para facilitar o preenchimento, tenha em mãos todos os seus documentos pessoais, inclusive a Carteira de Trabalho e o Título de Eleitor, os seus holerites do ano anterior, os recibos médicos e o número do recibo da Declaração de Imposto de Renda do ano anterior.

PUBLICIDADE

 

A partir desse ano, a declaração não pode mais ser feita em formulários de papel. Todos os contribuintes tiveram que fazê-la no computador, através de um programa disponível no site da Receita Federal, o IRPF 2019. Então, ela pôde ser entregue em disquete nas agências do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal ou pelo próprio sistema da Receita, com o download do programa Receitanet.

 

Saiba como fazer o Imposto de Renda passo a passo:

1 – Entre no site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br). No meio da página, haverá uma linha com o título “IRPF 2019”. Clique nele e entre na opção “Página Inicial”.

2 – Nessa página, você verá todo o processo que deverá ser feito, desde a elaboração da declaração até a restituição. Caso haja dúvidas em alguma das fases, basta clicar sobre o círculo sob a fase desejada que um tutorial aparecerá.

PUBLICIDADE

3 – Clique no primeiro círculo: “Download de Programas”. Escolha o seu sistema operacional. Baixe o programa “IRPF 2019”. Se você for enviar a sua declaração pelo sistema da Receita, faça o download do programa Receitanet, que se encontra nessa mesma página, no número 2.

4 – Abra o programa “IRPF 2019”, instalado no seu computador. Clique em “Criar Nova Declaração”. Se preferir importar os dados da declaração feita no ano interior, clique em “Importar Dados IRPF 2018”. Se a sua opção foi “Criar Nova Declaração”, preencha os campos com o seu CPF e o seu nome completo no tipo de declaração que deseja fazer.

5 – Preencha todos os campos com os seus dados pessoais e, no final da página, digite o número do recibo da declaração do ano anterior.

6 – Ao lado esquerdo da tela, há uma lista de páginas a serem preenchidas. Preencha apenas as que forem necessárias.

7 – Na barra superior, há um ícone com um disquete. Aperte-o para que a sua declaração seja gravada.

8 – Informe os dados da sua conta corrente, com o número do banco e da sua conta para que o valor da restituição seja depositado nela.

9 – Agora, é só transmitir os dados e pronto, a sua declaração de imposto de renda está pronta!

Após o término do prazo de entrega das declarações, entre no site da Receita novamente para se certificar de que não houve erros na sua declaração. Para tanto, clique em “Extrato da DIRF” localizado no canto esquerdo da tela. Então, vão aparecer as situações de todas as declarações feitas por você até o momento. Caso você tenha perdido o recibo das declarações anteriores, você pode consegui-los nessa página também.

Se houver algo pendente, você poderá retificar a sua declaração na hora, entrando novamente no programa “IRPF 2019” e enviando a declaração retificada. No entanto, a sua restituição vai sair com algum atraso. Por isso, para fazer o imposto de renda, tenha muito cuidado e atenção para não confundir os dados. A diferença de um “zero” a mais pode causar grandes problemas.

Leia também:

2 Comentários

  • Renato dentro de 5 dias estaremos com uma nova matéria onde irá esclarecer suas duvidas, fique atento em acompanhar diariamente o Mundo das Tribos ou então para que você possa receber direto em seu e-mail, não somente essa mas outras matérias, assine nosso portal acessando aqui http://www.mundodastribos.com no lado direito no campo Cadastre seu email, é gratuito e você receberá tudo no conforto do seu e-mail. Obrigado.

  • perdi o numero do recibo da declaração de 2012, o que posso fazer?

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.