Como fazer o cabelo parar de cair

PUBLICIDADE
A queda de cabelo é um problema que causa pavor em muitas mulheres.

A queda de cabelo é um problema que atrapalha muitos homens e está se tornando cada vez mais frequente entre as mulheres. Especialistas afirmam que, quando o quadro clínico se desenvolve no sexo feminino, geralmente está ligado a fatores como estresse, alimentação e alterações hormonais.

A quantidade de fios naturalmente perdidos no decorrer do dia não deve ultrapassar o número de 100. Portanto, quando uma pessoa se queixa de queda dos fios, geralmente estamos diante de um problema patológico, uma vez que a quantidade perdida é suficiente para ser percebida, especialmente durante o banho ou na hora de se pentear.

Conheça mitos e verdades a respeito da queda de cabelo.

PUBLICIDADE

Como identificar o problema

Assim que uma queda anormal de fios capilares for percebida, é recomendado que o paciente procure por atendimento médico, pois ele é o único profissional qualificado para realizar uma investigação diagnóstica e solicitar exames que podem ajudar a identificar a causa do problema.

As dosagens de hormônios hipofisários, da tireóide, suprarrenal, dos testículos ou ovários pode ser necessária, assim como uma dosagem das reservas biológicas de ferro, zinco, cobre e vitaminas. Em determinadas situações pode ser necessária até mesmo uma biópsia do couro cabeludo.

Saiba quais problemas de saúde a queda de cabelo pode indicar.

Xampus antiqueda

Os cosméticos como os xampus antiqueda infelizmente funcionam como coadjuvantes no tratamento capilar da perda de fios, e são incapazes de reverter o quadro se usados exclusivamente. O lado bom do uso desse tipo de produto é que eles auxiliam na manutenção da saúde do couro cabeludo, que permanece vitalizado e limpo por mais tempo, especialmente em situações onde existem outros problemas capilares, como caspa e seborreia.

PUBLICIDADE
Xampus anti-queda funcionam como coadjuvantes no tratamento.

Tratamento a laser

Como não existem estudos científicos que comprovem a ação benéfica dos lasers, esta terapia não é considerada uma intervenção efetiva e todo paciente que deseja se submeter a tal procedimento deve estar ciente quanto a essa observação. Por não prejudicarem a saúde, a escolha de se submeter ou não a essa intervenção fica a critério do paciente.

Como tratar o problema

A primeira medida é identificar e tratar a causa de base do problema, que será conhecida ao final da pesquisa diagnóstica. Como o problema costuma estar relacionado ao estilo de vida das mulheres, é indicado procurar meios para aliviar o estresse e caprichar no cardápio saudável.

PUBLICIDADE

Em algumas situações pode ser necessário o uso de medicação específica para o problema, dentre as quais podemos citar:

  • Minoxidil

Pode ser usado tanto por homens quanto por mulheres. Funciona estimulando a divisão celular e consequentemente promove o crescimento dos fios;

  • Avicis (14-alfa-estradiol)

Pode ser usado por homens e mulheres. Atua impedindo a formação da di-hidrotestosterona (DHT), um hormônio que impede o crescimento dos fios;

PUBLICIDADE
  • Finasterida

Indicada para os homens. Seu mecanismo de ação envolve a inibição da enzima 5-alfa-redutase, que converte a testosterona em DHT;

  • Flutamina

Recomendada para ser usado nas mulheres, a droga inibe a ação dos hormônios masculinos na pele e nos cabelos.

O estresse é uma das principais causas da queda de cabelo

A queda de cabelo é um problema que assusta muitas pessoas e costuma trazer bastante medo e preocupação especialmente entre as mulheres. No entanto, nem sempre a perda de fios é considerada patológica e, mediante a suspeita do problema, é necessário uma investigação para descobrir as causas do transtorno.

PUBLICIDADE

Leia também:

2 Comentários

  • gostei muito de ter encontredo aqui,como cuidar do nosso cabelo muito obrigada por tudo vou usar champoo anti queda e vou ver o resultado.

  • Tive um nenem a 11 meses de desde então o meu cabelo começou a cair fiz uma cesaria e o que eu devo fazer ?

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.