Notícias

Como fazer o cabelo parar de cair

A queda de cabelo é um problema que causa pavor em muitas mulheres.

A queda de cabelo é um problema que atrapalha muitos homens e está se tornando cada vez mais frequente entre as mulheres. Especialistas afirmam que, quando o quadro clínico se desenvolve no sexo feminino, geralmente está ligado a fatores como estresse, alimentação e alterações hormonais.

A quantidade de fios naturalmente perdidos no decorrer do dia não deve ultrapassar o número de 100. Portanto, quando uma pessoa se queixa de queda dos fios, geralmente estamos diante de um problema patológico, uma vez que a quantidade perdida é suficiente para ser percebida, especialmente durante o banho ou na hora de se pentear.

Conheça mitos e verdades a respeito da queda de cabelo.

Como identificar o problema

Assim que uma queda anormal de fios capilares for percebida, é recomendado que o paciente procure por atendimento médico, pois ele é o único profissional qualificado para realizar uma investigação diagnóstica e solicitar exames que podem ajudar a identificar a causa do problema.

As dosagens de hormônios hipofisários, da tireóide, suprarrenal, dos testículos ou ovários pode ser necessária, assim como uma dosagem das reservas biológicas de ferro, zinco, cobre e vitaminas. Em determinadas situações pode ser necessária até mesmo uma biópsia do couro cabeludo.

Saiba quais problemas de saúde a queda de cabelo pode indicar.

Xampus antiqueda

Os cosméticos como os xampus antiqueda infelizmente funcionam como coadjuvantes no tratamento capilar da perda de fios, e são incapazes de reverter o quadro se usados exclusivamente. O lado bom do uso desse tipo de produto é que eles auxiliam na manutenção da saúde do couro cabeludo, que permanece vitalizado e limpo por mais tempo, especialmente em situações onde existem outros problemas capilares, como caspa e seborreia.

Xampus anti-queda funcionam como coadjuvantes no tratamento.

Tratamento a laser

Como não existem estudos científicos que comprovem a ação benéfica dos lasers, esta terapia não é considerada uma intervenção efetiva e todo paciente que deseja se submeter a tal procedimento deve estar ciente quanto a essa observação. Por não prejudicarem a saúde, a escolha de se submeter ou não a essa intervenção fica a critério do paciente.

Como tratar o problema

A primeira medida é identificar e tratar a causa de base do problema, que será conhecida ao final da pesquisa diagnóstica. Como o problema costuma estar relacionado ao estilo de vida das mulheres, é indicado procurar meios para aliviar o estresse e caprichar no cardápio saudável.

Em algumas situações pode ser necessário o uso de medicação específica para o problema, dentre as quais podemos citar:

  • Minoxidil

Pode ser usado tanto por homens quanto por mulheres. Funciona estimulando a divisão celular e consequentemente promove o crescimento dos fios;

  • Avicis (14-alfa-estradiol)

Pode ser usado por homens e mulheres. Atua impedindo a formação da di-hidrotestosterona (DHT), um hormônio que impede o crescimento dos fios;

  • Finasterida

Indicada para os homens. Seu mecanismo de ação envolve a inibição da enzima 5-alfa-redutase, que converte a testosterona em DHT;

  • Flutamina

Recomendada para ser usado nas mulheres, a droga inibe a ação dos hormônios masculinos na pele e nos cabelos.

O estresse é uma das principais causas da queda de cabelo

A queda de cabelo é um problema que assusta muitas pessoas e costuma trazer bastante medo e preocupação especialmente entre as mulheres. No entanto, nem sempre a perda de fios é considerada patológica e, mediante a suspeita do problema, é necessário uma investigação para descobrir as causas do transtorno.

Recomendado para você
Notícias

BRB Banknet DF Brasília

Notícias

Vagas para Deficientes na GRSA

Notícias

Positivo Informática Drivers

Notícias

Vagas na Totvs – Trabalhe Conosco Totvs

Comentários
  1. Isabella Junqueira de Mattos Terra disse:

    Tive um nenem a 11 meses de desde então o meu cabelo começou a cair fiz uma cesaria e o que eu devo fazer ?

  2. joseane disse:

    gostei muito de ter encontredo aqui,como cuidar do nosso cabelo muito obrigada por tudo vou usar champoo anti queda e vou ver o resultado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *