Menu

Decoração

Atualizado em 22 de maio de 2011, às 12:10 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Como Fazer Luminárias Recicladas

Se você é daquelas que adora decorar sua casa com peças feitas a mão por você mesma, vai adorar esse artigo sobre luminárias feitas com material reciclado. Não se preocupem, ninguém vai nem acreditar que foi você mesma que fez essas lindas luminárias com materiais como: filtro de café, garrafa pet e barbante! Vamos lá: Como fazer luminárias recicladas?

Luminária de Barbante, Lã ou Cisal

luminaria barbante1 1 293x300 Como Fazer Luminárias Recicladas

Olhando ela prontinha é difícil acreditar que tenha sido feita com materiais tão simples. A forma de fazer também é simples, mas é preciso ter alguns pequenos cuidados para não fazer muita bagunça. Essa luminária fica linda em salas de estar, sobre mesas de jantar e até no quarto.

Você vai precisar de:

02 rolos de barbante / lã / cisal

01 tubo grande de cola branca para papel

01 bexiga grande de festa

01 tesoura

Você pode utilizar algum barbante, lá ou cisal já que tenha sido usado em outro material, como roupas ou almofadas (no caso do barbante e lã), se tiver alguma peça antiga que você queira transformar numa linda luminária, mãos à obra!

Encha a bexiga grande de festa com ar, é preciso uma daquelas que usamos para colocar brinquedos dentro, que são redondas, as bexigas tradicionais tem um formato oval que fica estranho, prefira as bem redondinhas.

Amarre um barbante no balão de forma que possa pendurá-lo no teto, assim você terá mais facilidade para trabalhar com ele. Pegue a cola branca e coloque em um recipiente, como um prato, vá passando o barbante / lã / cisal na cola e enrolando em todo o balão. Faça movimentos irregulares, mas tente fazer uma cobertura equilibrada, não deixe nenhum lado mais fechado que o outro.

Assim vá fazendo uma teia de barbante com cola ao redor de todo o balão. Mas deixe uma abertura pequena na parte superior do balão, é por onde irá passar a lâmpada. Você pode usar lã ou barbante colorido e até com cores mescladas, use a imaginação. Usando o cisal você vai ter uma luminária mais rústica.

luminaria barbante2 265x300 Como Fazer Luminárias Recicladas

Após cobrir todo o balão, mais fechado ou mais ralo, depende do seu gosto, deixe secar por até 24 horas, assim a cola fica mais firme. Você pode colocar um ventilador próximo ao balão para ajudar na secagem.

Quando a cola estiver bem durinha fure o balão e retire-o pela abertura da lâmpada. Para instalar, o ideal é que a lâmpada esteja um pouco afastada do teto, fica um efeito mais legal.

Encaixe a luminária no soquete da lâmpada. Você passar o barbante com cola também ao redor do fio da lâmpada, fica bem legal.

Luminária de Garrafa Pet

luminaria de garrafa pet 093 300x300 Como Fazer Luminárias Recicladas

Se livre dos preconceitos e aposte em uma decoração sustentável! Essa luminária feita com garrafas pet transparentes fica absolutamente linda e delicada. Perfeita para a sala ou quarto. Dá um pouquinho de trabalho, mas vale à pena.

Você vai precisar de:

Garrafas Pet transparentes (quantas conseguir)

Arame

Tesoura

Argolinhas de bijuteria

Alicate

Furador

Primeiro você precisa montar a armação de arame. Faça dois círculos, um maior e um menor. Coloque um no centro do outro e use 4 pedaços de arame para fixá-los. Lembre-se que o centro do menor deve ficar livre para deixar a lâmpada passar.

Agora faça uma flor de mais ou menos 5 x 5 centímetros recordada da garrafa pet, use-a como molde para recortar mais flores de garrafa pet, quantas achar necessário, quanto mais flores mais bonita a luminária vai ficar.

Use um furador para fazer dois furinhos em cada flor, para que desta forma você possa unir uma a outra como uma corrente. Use as argolinhas de bijuteria para fazer a ligação entre as flores com o auxílio do alicate.

Por último prenda as correntes de flores, de tamanhos irregulares, nos círculos de arame. Fixe a luminária no soquete da lâmpada. Fica muito bonita.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.