Como fazer a Inscrição Enem 2016: Passo a Passo

PUBLICIDADE

Inscrições Enem 2016: Passo a passo para fazer a sua é o que você vai conferir na matéria a seguir, que traz todas as informações sobre como se cadastrar para participar da nova edição do Exame Nacional do Ensino Médio.

Inscrições Enem 2016: passo a passo para fazer a sua (Foto: Divulgação MEC)
Inscrições Enem 2016: passo a passo para fazer a sua (Foto: Divulgação MEC)

As inscrições para o Enem 2016 começam nesta segunda, dia 9 de maio, e poderão ser efetuadas até as 23h59 do próximo dia 20 de maio, exclusivamente pela internet. O processo de cadastro no site do exame é simples e rápido, como você verá abaixo.

As provas do Enem 2016 serão aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro, em todo o Brasil, e as notas do exame podem ser usadas para concorrer a vagas no ensino superior público, através do Sisu, às bolsas do ProUni e aos cursos técnicos gratuitos do Sisutec, tendo ainda várias outras utilidades.

PUBLICIDADE

Inscrições Enem 2016: Passo a passo para fazer a sua

Página de inscrições do Enem 2016 (Foto: Reprodução site do Enem)
Página de inscrições do Enem 2016 (Foto: Reprodução site do Enem)

Como se inscrever para o Enem 2016? Basta seguir o passo a passo para inscrição Enem 2016:

  • Passo 1: acesse o site http://enem.inep.gov.br/participante, e clique na opção “Inscrição 2016”.
  • Passo 2: preencha o formulário eletrônico de inscrição, informando dados como número da identidade, CPF, data de nascimento, endereço completo, endereço de e-mail válido e número de telefone celular, entre outros.
  • Passo 3: também será necessário escolher a cidade onde deseja fazer Enem 2016 e a prova de língua estrangeira de sua opção (inglês ou espanhol).
  • Passo 4: se você precisa de algum atendimento específico ou especializado (baixa visão, cegueira, deficiência física ou auditiva, lactantes, etc) ou se é sabatista, deve efetuar a solicitação no ato da inscrição.

Taxa de inscrição Enem pode ser paga em qualquer agência bancária

A taxa de inscrição Enem 2016 custa R$ 68 (R$ 5 a mais em relação ao valor cobrado em 2015). Neste ano, ela poderá ser paga em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios (antes, a quitação só podia acontecer no Banco do Brasil).

Isenção da taxa de inscrição Enem 2016

Os estudantes matriculados na rede pública de ensino, que vão concluir o ensino médio em 2016, terão direito à isenção da taxa de inscrição Enem 2016 automaticamente. Os candidatos integrantes de famílias de baixa renda também poderão solicitar o benefício, declarando carência.

É importante ressaltar que quem conseguir a isenção e não comparecer à prova do Enem 2016, sem justificar a ausência, perde o direito ao benefício nas próximas edições do exame.

PUBLICIDADE
Para iniciar o cadastro, você deve informar seu CPF e a data de nascimento (Foto: Reprodução site do Enem)
Para iniciar o cadastro, você deve informar seu CPF e a data de nascimento (Foto: Reprodução site do Enem)

Cartão de confirmação Enem 2016

Assim como no ano passado, o cartão de inscrição Enem 2016 não será enviado para a residência dos candidatos. O documento ficará disponível online, devendo ser impresso pelo próprio estudante.

No cartão de confirmação Enem 2016 estarão dados como número de inscrição; data, hora e local de realização das provas; opção de língua estrangeira; indicação de atendimento especializado (se for o caso); e solicitação de certificação.

PUBLICIDADE

O cartão Enem 2016 poderá ser obtido através do site http://enem.inep.gov.br/participante ou pelo aplicativo do Enem, que será disponibilizado em breve.

Edital Enem 2016

Tem alguma dúvida sobre Enem 2016 inscrições? Confira todos os detalhes sobre o exame no edital Enem 2016, disponível no site do exame. Maiores informações também podem ser obtidas através do telefone 0800-616161.

As provas do Enem 2016 serão aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro (Foto Ilustrativa)
As provas do Enem 2016 serão aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro (Foto Ilustrativa)

Hora do Enem

Outra dica importante para quem vai fazer o exame é conhecer a plataforma Hora do Enem, do Ministério da Educação, que disponibiliza materiais de estudo online grátis para Enem 2016, além de realizar simulados e oferecer vídeo-aulas, tudo gratuitamente.

PUBLICIDADE

Leia mais sobre esse e outros assuntos navegando pelo Mundo das Tribos.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.