Culinária

Como fazer Doce Casadinho

Por Redacao
Casadinho

É muito simples fazer o delicioso doce casadinho, quem é que não conhece esse doce das festas e comemorações onde tal iguaria possui presença garantida nas fartas mesas que deslumbram os olhares curiosos de crianças e adultos.

O casadinho como todo o mundo conhece são aqueles doces que normalmente derrete na boca feito de brigadeiro em duas cores uma preta e outra branca  unida em uma bola única.

Mas se analisarmos a palavra casadinho na integra o que nos quer dizer é que há a união entre dois sabores no caso do preto que é feito com leite condensado e chocolate em pó e do branco que é feito de leite condensado apenas.

Depois dessa analise me pergunto, o casadinho que nada mais é que a “união” de dois sabores e o bem casado que representa diabolicamente “união” nas festas de casamento, possui a mesma simbologia?

O bem casado ao ser servido ao final de um casamento simboliza prosperidade, união e sorte ao recém casado, até aqui tudo bem, o que me fez entrar em questionamento foi quando eu li que o bem casado brasileiro é uma variação do casadinho português, portanto afirmo que sendo uma variação eu posso dizer que o bem casado surgiu a partir do casadinho, mas contendo algumas modificações na receita, e conseqüentemente posso afirmar que possuem histórias simbólicas iguais de união em um casamento?

Sim eu posso! Explico o nome bem casado é usado aqui no Brasil e o nome casadinho é usado em Portugal a simbologia representada no casamento é a mesma, mas porém o que difere entre os dois é a massa e o nome do doce, o bem casado é feito de uma massa muito macia e com recheio de doce de leite e baba de moça, enquanto o casadinho a sua massa é mais densa e muito mais simples de fazer.

COMO FAZER O DOCE  CASADINHO:

Para o brigadeiro branco, uma lata de leite condensado

Para o brigadeiro preto, uma lata de leite condensado e 4 colheres de sopa de chocolate em pó

MODO DE PREPARO:

Leve o leite condensado destinado para fazer o brigadeiro branco ao fogo baixíssimo, mexa sem parar o brigadeiro até que desgrude do fundo da panela, coloque em uma vasilha devidamente untada e deixe esfriar, repita o mesmo processo para fazer o brigadeiro preto.

Depois de frio, faça pequenas bolinhas com os dois brigadeiros e grude um ao outro sem apertar colocando sempre um preto e um branco, para finalizar passe por açúcar cristal grosso e coloque o doce em forminhas de papel decoradas para dar aquele charme.

Bem casado

Recomendado para você

Culinária

Receita de torrada francesa

Culinária

Omelete de arroz recheado

Culinária

Receita de pizza enrolada

Culinária

Doces Típicos do Rio Grande do Sul

Comentários

Uma resposta para “Como fazer Doce Casadinho”

  1. regina disse:

    uma deliciaaaaaaaaaaaaa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *