Search

Como fazer denúncia para a vigilância sanitária

Para denunciar entre em contato com o órgão do seu municipio onde a Vigilância Sanitária está vinculada.
Google plus

A Vigilância Sanitária é o órgão vinculado ao Estado, destinado à defesa da saúde, tendo como principal finalidade  impedir que a saúde humana seja exposta a riscos. Cabe a esse departamento combater os efeitos nocivos gerados, que são: riscos ocupacionais – intensidades, carga horária, substâncias, processo de produção, ritmo e ambiente de trabalho do cidadão; riscos iatrogênicos – são decorrentes de tratamento médico e uso de serviços de saúde, infecção hospitalar, medicamentos, hemoderivados e sangue, tecnologias médico-sanitárias, radiações ionizantes e procedimentos e serviços de saúde.

Como fazer denúncia para a vigilância sanitária

Como fazer denúncia para a vigilância sanitária

Também é de responsabilidade da Vigilância Sanitária fiscalizar os riscos institucionais, que são aqueles problemas que podem colocar a saúde das pessoas em perigo em locais como escolas, creches, clubes, motéis, portos, hotéis, fronteiras, estações ferroviárias, aeroportos e rodoviárias, salão de beleza e saunas. Os chamados riscos sociais também são fiscalizados pelo órgão. Esse tipo de risco é relacionado a transporte, substâncias psicoativas, alimentos, violências, necessidades básicas, grupos vulneráveis, além de ter de combater as consequências de distorção sanitária.

Comida em má conservação é caso para a fiscalização da Vigilância Sanitária (Foto: Divulgação)

Além da fiscalização dos funcionários ligados ao órgão, a população tem um papel importante, podendo denunciar as inflações cometidas por pessoas, empresas e estabelecimentos comerciais. Se você em um restaurante e detecta que as condições de higiene do local não estão apropriadas é cabível uma denúncia. Mas como denunciar? Cada município possui um departamento ligado a Vigilância Sanitária, e você pode ligar nos telefones de denúncia disponibilizados na cidade. Porém, se a reclamação não for atendida acesse o site http://www.cvs.saude.sp.gov.br/ouvidoria.asp e registre a queixa referente ao mau atendimento do órgão local (no caso das cidades do Estado de São Paulo).

Se você é de outro estado e deseja fazer uma denúncia Denúncia Vigilância Sanitária e preencha o formulário com os itens obrigatórios. A denúncia pode ser feita de forma anônima sem que você precise se identificar. Encontre informações também através do telefone:

ANVISA ATENDE – 0800-642-9782

Denuncie e auxilie a Vigilância Sanitária (Foto: Divulgação)

Denúncia Vigilância Sanitária

Mas cabe a população fazer a sua parte. De nada adianta denunciar um estabelecimento, por não estar cumprindo as regras estabelecidas pela Vigilância Sanitária, se em sua residência o mesmo acontece. Por isso, mantenha o quintal e casa limpos, sem criadouros propícios para parasitas e mosquitos, como por exemplo, o transmissor da dengue. Faça a sua parte não jogando lixo nas ruas e não tendo atitudes que coloque em risco a saúde das pessoas.


Google plus


Este artigo possui 14 comentários

  1. anaildes de santana silva
    Publicado em 05/04/2013 às 9:57 AM [+]

    Solicito providencias urgente tenho um vizinho que cria
    Dois cachorro grande de guarda mas deixar preso direto em cima de uma lage ao lado de minha casa esse animais faz fezes eles nao limpa bebe agua quando chove minturado com as feses colocar meio saco
    racao de uma fez chove molha as racao vira lama estao cheio de pulga e carapato muito um mal cheiro horrivel passando os bichonpara minha casa me fazendo muito mal meu pai tem 75 anos sofre de cancer e doenca de chagas nao pode viver assim peco ajuda e providencia ja falei com ele nao adianta por favor me ajudem

  2. Karla
    Publicado em 06/04/2013 às 2:03 AM [+]

    Ola Anaildes Leia o Post com Atenção e siga as instruções .
    Você pode ligar pra zoonose de sua cidade , eles tomarão as devidas providencias . Obrigada

  3. larissa
    Publicado em 12/04/2013 às 5:04 PM [+]

    quero denucia a minha fazinha como que eu faço?

  4. bianca
    Publicado em 12/04/2013 às 5:08 PM [+]

    a minha vizinha tem pato galinhas egatos tem de tudo la so o pior que ela nao limpa fica fedendo o cheiro e forte que nao da para agueta por favor mim liga ai 99694788 nao aguento mais isso

  5. Karla
    Publicado em 18/04/2013 às 9:39 AM [+]

    Larissa dentro de 5 dias estaremos com uma nova matéria onde irá esclarecer suas duvidas, fique atento em acompanhar diariamente o Mundo das Tribos ou então para que você possa receber direto em seu e-mail, não somente essa mas outras matérias, assine nosso portal acessando aqui http://www.mundodastribos.com no lado direito no campo Cadastre seu email, é gratuito e você receberá tudo no conforto do seu e-mail. Obrigado.

  6. EDIMAR
    Publicado em 01/07/2013 às 3:06 AM [+]

    MORO EM UM CONDOMINIO E UM DOS MORADORES AQUI TRABALHA COM TRANSLADO POSTOMOS. (OU SEJA TRANSPORTE DE DIFUNTOS). O PROBLEMA E QUE ELE ESTACIONA SEU VEÍCULO NO ESTACIONAMENTO DO CONDOMÍNIO, MESMO SABENDO QUE ISSO E PROIBIDO POR SER DE ALTO RISCO DE CONTAMINAÇÃO ATÉ MESMO PELO AR.

  7. vilson
    Publicado em 24/08/2013 às 11:22 AM [+]

    os mercados e açogues de cristopolis ba estao em total decadencia,muitas produtos vencidos ,carnes sen nenhuma fiscalizaçao ,o povo pede ajuda ten um mercado com nome de dipates ,mercado municipal etc.nos ajude,a populaçao, agradesse.

  8. Valdirleia
    Publicado em 25/02/2015 às 11:00 AM [+]

    Não consigo fazer uma denuncia horrivel de encontrar coco de rato no pão de uma padaria em AlcÃNTARA, o endereço é Rua Capitão Juvenal figueiredo nº 383 loja 02, Alcântara São Gonçalo bairro Almerinda Padaria Vitória, isso já tá uma vergonha de tanta sujeira e ninguém da vigilância vai até o local. Por favor venho por este meio tentar uma solução para esse descaso com a saúde pública, desde já agradeço.

  9. josefa
    Publicado em 12/03/2015 às 2:03 PM [+]

    quero fazer uma denucia do rapaz daqui da cidade de afonso bezerra que estar vendendo agua de um cacinbao sem qualquer 1 fiscalização da vigilancia sanitaria e nem se quer paga imposto de renda

  10. manoela
    Publicado em 18/05/2015 às 3:56 PM [+]

    quero fazer uma denuncia pq trabanhei em 2013 no mercardo dìtalia pluss na av silvio alves aqui em paiçandu…

    isso e muito grave eu e meu colega que chama marcos e andria.trabanhamos em 2012 e 1013 nesse mercardo no acougue fora outros aimigos que ja passaram por la vcs tem que visitar o ,ercardo sem avisar ..pq sempre eles sabem qundo vc da vigilancia chegam e correm arrumar tudo .primeiro vc tem que ir sem avisar no acougue .vao la nas egunda ou sabado mas e segunda ele moer carne pobre velha moida fede eles colocam um produto para disfaçar as bandejas de salsicha eles lavam vendem tudo vencida fora as carnes de porco e lixo osso velho com carne misturada da nojo fazem linguiça com carne estragada………vao la pelo amor de deus tem outra coisa sempre vai um pessoal que avisa dono rodrigo ai ele manda arrumar tudo no acougue na camera fria eles puxam as carnes para pensar que esta cheia mas e disfarce tem carne podre e vencida la nossa vc tem que fecahr esse acougue nossa linguiça das bandejas vencidas ele reforma tudo vencida frango que venceu nosabado segunda lava e tempera vao sem avisar na segunda e vcs vao ve .cuidado as outras pessoas que foram o rodrigo pagou viu eles avisam quando tao chegando entao vao assim sem avisar e discreto pega no fraga carnes podre e se nao pegar o dia que for na segunda vao outras obrigada vamos salvar as pessoas de contaminacao …..

  11. Zito
    Publicado em 10/07/2015 às 4:17 AM [+]

    Assunto Vigilância de Alimentos
    Especificação Area Física – Sanitário junto à cozinha
    Logradouro R CLARICE BUENO DE MIRANDA – CIDADE NOVA SAO MIGUEL
    Número 248
    Estabelecimento: casa do norte
    Dias de Funcionamento do Estabelecimento: TODOS DIAS
    Horário de Funcionamento do Estabelecimento: 09:30hs as 22:00hs
    Observação: Local serve alimento com pouca higiene, balcão junto com banheiro, vários alimentos vencidos nas prateleira, alimento congelado de reuso no freezer. local com vestigio de rato e baratas, nunca foi dedetizado!

  12. Maria santos
    Publicado em 29/07/2015 às 2:30 PM [+]

    Quero fazer uma denuncia urgentemente de um senhor que vive incomodando os moradores com fumaça no seu terreno o dia todo este terreno se localiza justamente no centro da cidade onde tem praças igrejas comercios e crianças com crise asmatica este senhor nao tem o minimo de respeito pois esssas queimadas em que ele constantimente vem fazer se localiza em aeréas que nao pode fazer esse tipo de crime pois a fumaça invade casas prejudicando a varios comerciantes pois logo que termina o fogo cria logo uma terrivel cinza onde até produtos acabam se perdendo pedimos ungencia no nosso atendimento pois nao aguentamos mais tanta fumaça o dia todo entrando nas casas com crianças pequenas,sem conta que atendimento medico é dificil,por favor venham nós ajudar urgente,pedimos socorro.

  13. Anonima
    Publicado em 19/07/2016 às 4:16 PM [+]

    Boa tarde!
    Gente as pessoas não sabem o que está acontecendo aqui na Rua Caetano Otranto, bairro Shangrila-b, os gatos estão aparecendo mortos a pauladas, tiro de chumbinho , envenenado; tem um monstro solto aqui e precisamos de ajuda, já fizemos B.O , denunciamos e não resolve, até mesmo fizemos xerox do B.O e passamos de casa em casa entregado para ver se intimidava mas não teve jeito. Por favor nos ajudem, só essa semana foram quatro gatos, sem falar nos que os donos não tem condição de retirar os chumbinhos. Suspeitamos que é a casa de uma Senhora que tem um filho estranho e eles não gostam que os animais passem na calçada deles casa nº 426, ou, que os cachorros latem, que eles jogam bombinha.Os números das casas afetadas foram: 381, 384, 342, 392, 438. Tudo na Caetano Otranto fora os que não sabemos.

  14. Anonima
    Publicado em 19/07/2016 às 4:18 PM [+]

    A cidade é Londrina Paraná.

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top