Menu

Notícias

Atualizado em 1 de agosto de 2011, às 11:18 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Como fazer Decoração de Quarto Juvenil

Anvisa suspende cinco lotes do anticoncepcional da Bayer, devido a uma marcação incorreta do prazo de validade nas embalagens do produto. A medida foi motivada por um pedido de recolhimento que já havia sido feito pela própria farmacêutica.

718222 anvisa suspende cinco lotes do anticoncepcional da bayer 600x600 Anvisa suspende cinco lotes do anticoncepcional da Bayer Anvisa suspende cinco lotes do anticoncepcional da Bayer (Foto Ilustrativa)

O remédio em questão é o Yaz (drosperinona + clatrato de etinilestradiol betaciclodextrina), contraceptivo de uso oral, na versão 3mg + 0,02mg, 24 comprimidos revestidos, produzido pela Bayer.

De acordo com a Agência de Vigilância Sanitária, as embalagens do medicamento traziam a informação de que o produto vence em três anos, mas o registro do remédio na Anvisa restringe a validade a apenas dois anos.

Anvisa suspende fabricação e venda de seis cosméticos

Anvisa lista substâncias sob controle especial

Anvisa suspende cinco lotes do anticoncepcional da Bayer

718222 anvisa suspende cinco lotes do anticoncepcional da bayer 2 600x600 Anvisa suspende cinco lotes do anticoncepcional da Bayer A Bayer fará a substituição das unidades suspensas (Foto Ilustrativa)

Conforme as informações divulgadas pela Anvisa, a suspensão do anticoncepcional Yaz, fabricado pela Bayer, se refere aos seguintes lotes do produto:

  • BS01A9H
  • BS01A70
  • BS01AA5
  • BS01AA6
  • BS01AK9

Segundo a Bayer, os lotes do Yaz suspensos pela Anvisa não oferecem qualquer risco à saúde das usuárias do produto, uma vez que esses medicamentos são de fabricação recente (a partir do mês de outubro de 2014), ou seja, ainda estão totalmente dentro do prazo de validade de dois anos.

718222 anvisa suspende cinco lotes do anticoncepcional da bayer 1 600x600 Anvisa suspende cinco lotes do anticoncepcional da Bayer Os lotes suspensos são do anticoncepcional Yaz (Foto Ilustrativa)

Além disso, a farmacêutica informa que estudos feitos recentemente comprovaram que o remédio tem validade de três anos e que já até fez um pedido de revisão à Anvisa, para que estenda a validade do medicamento. O pedido ainda está sob apreciação da agência.

Outro detalhe divulgado pela multinacional é que a companhia garante a substituição imediata das unidades suspensas, por outras que estejam de acordo com o registro vigente do medicamento. Quem adquiriu um dos lotes suspensos do Yaz anticoncepcional deve retornar ao local da compra para efetuar a troca.

Gel antisséptico também está suspenso

718222 anvisa suspende cinco lotes do anticoncepcional da bayer 3 600x600 Anvisa suspende cinco lotes do anticoncepcional da Bayer A Anvisa também suspendeu a comercialização de um gel antisséptico (Foto Ilustrativa)

Juntamente com a suspensão de alguns lotes do contraceptivo Yaz da Bayer, a Anvisa também anunciou a suspensão da distribuição, venda e uso de um lote do gel antisséptico Hygipart, fabricado pela Kelldrin Industrial Ltda.

O lote do produto suspenso é o 1574, frasco de 500ml/440g, fabricado em 01/2014, e o motivo se deve a um resultado insatisfatório no teste de teor de álcool etílico, segundo a Anvisa.

A fabricante informa que os lotes do gel suspensos já foram recolhidos do mercado.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL