Search

Como fazer CPF de menor

Não sabe como fazer CPF de menor? Então descubra o passo a passo para solicitar o documento pessoalmente ou através da internet.
Google plus

Como fazer CPF de menor? – Esta é uma pergunta comum entre as pessoas que estão planejando fazer o Cadastro de Pessoa Física o quanto antes. O procedimento é o mesmo para todos os brasileiros, inclusive aqueles que são menores de 18 anos.

Como fazer CPF de menor. (Foto: Divulgação)

O CPF é o registro dos cidadãos na Receita Federal, onde ficam armazenadas informações pessoais e intransferíveis. Quando emitido, o CPF gera um número de onze algarismos, único para cada contribuinte, que é utilizado na hora de fazer as declarações anuais do Imposto de Renda, pedir empréstimos, abrir crediário, renovar passaporte, retirar prêmios de loterias e para participar de concurso público, entre outras situações.

Se o contribuinte inclui dados incorretos ou incompletos, o seu cadastro fica irregular. A situação cadastral do CPF, por sua vez, é um tipo de consulta disponível através da internet. O site da Receita também permite fazer a inscrição, regularizar ou mesmo pedir o cancelamento do CPF.

Como fazer CPF de menor?

O CPF para menores de 18 anos é um serviço possível e sem burocracia. De acordo com a Receita Federal, qualquer pessoa pode solicitar a inscrição, sem a exigência de idade mínima. Dessa forma, até os recém-nascidos podem ser inscritos, caso os pais queiram, por exemplo.

Se você tem dúvidas de como fazer CPF de menor, saiba que existem duas formas: solicitado pessoalmente ou via internet. Cada pessoa pode se inscrever apenas uma vez no sistema da Receita Federal.

O menor de idade não é obrigado a tirar o CPF. O documento só é obrigatório para pessoas com mais de 18 anos. A falta do Cadastro de Pessoa Física pode causar uma série de problemas, afinal, o indivíduo não pode se matricular na faculdade, abrir conta no banco ou alugar uma casa.

Como fazer CPF de menor pessoalmente?

Nas agências do BB, Caixa e Correios, o CPF de menor pode ser solicitado, mediante o pagamento de uma taxa de até R$ 5,70 (Foto: Divulgação)

Para fazer o CPF de menor pessoalmente, o interessado deve se dirigir a uma agência conveniada da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil ou Correios, levando o seu documento de identificação (carteira de identidade ou certidão de nascimento) e o documento de identificação de um dos pais ou responsáveis. Nestes locais, é cobrada uma taxa de até R$ 5,70 para solicitar o documento.

Há também a possibilidade de fazer o CPF de menor gratuito, basta comparecer às entidades públicas conveniadas ou às representações diplomáticas brasileiras no exterior (para quem mora fora do país), levando os mesmos documentos citados acima.

Se o cidadão tem menos de 16 anos, ele deve consultar a lista de entidades públicas conveniadas, disponível no site da Receita Federal, para descobrir o local mais próximo ao seu endereço e assim tirar o CPF sem qualquer tipo de custo. É muito importante que o menor esteja acompanhado pelos pais ou responsáveis.

A Receita não está emitindo mais o cartão de plástico. (Foto: Divulgação)

Depois de fazer o pedido do CPF pessoalmente, o contribuinte menor de idade pode acompanhar a solicitação pela internet. Para consultar o andamento, basta acessar o site da Receita Federal e preencher os campos em branco com as informações solicitadas, como local de atendimento, código de atendimento, data de nascimento e data de atendimento.

Fazer CPF de menor pela internet: passo a passo

O CPF de menor também pode ser feito de graça pela internet, desde que o solicitante já possua título de eleitor. Neste caso, somente quem tem mais de 16 anos (idade mínima para votar) está habilitado a acessar o site da Receita Federal e fazer a inscrição.

É necessário preencher um formulário online. (Foto: Divulgação)

Confira a seguir o passo a passo de como fazer CPF de menor:

1. Acessar o site www.receita.fazenda.gov.br.

2. Clique no menu “CPF” e, posteriormente, escolha “Inscrição CPF Internet.

3. Preencha o formulário completo, com nome, data de nascimento, endereço, entre outras informações. Clique no botão “Enviar”.

4. Anote o número gerado ou imprima o comprovante. Lembre-se: a Receita não emite mais o cartão em plástico.

5. O comprovante, quando apresentado com um documento de identificação, pode comprovar a inscrição no CPF.

6. O cidadão pode acompanhar o processo de cadastramento do CPF pela internet, basta acessar o site da Receita e fazer uma consulta online. É muito importante imprimir o número do documento para não correr o risco de perdê-lo.

Esclareça as dúvidas sobre a solicitação do CPF

O CPF é o banco de dados cadastrais da Receita. (Foto: Divulgação)

O que é o CPF?

O CPF nada mais é do que um banco de dados gerenciado pela Receita Federal do Brasil.

Quais são os documentos necessários para tirar CPF?

Os maiores de 16 anos precisam apresentar RG e título de eleitor ou algum comprovante de inscrição na Justiça Eleitoral. Já o menor de 16 anos precisa apresentar um documento de identificação e outro que comprove a filiação, ou seja RG e certidão de nascimento. O menor também deve mostrar os documentos de identificação dos seus responsáveis. Vale lembrar que os menores de 18 anos estão dispensados da apresentação de título de eleitor.

A inscrição do CPF é gratuita?

Sim, desde que seja realizada pela internet ou nas instituições públicas conveniadas.

Posso me inscrever mais de uma vez?

Não. O CPF é um número único e não pode ser trocado.

O que fazer quando os dados são cadastrados errados?

O cidadão deve solicitar imediatamente uma correção, comparecendo a agência onde foi atendido dentro do prazo de 90 dias. Depois desse período, é cobrada uma taxa pela alteração.

Uma criança pode ter CPF?

Sim. Ela se enquadra nas regras para solicitação de menores de idade.

Condições para o menor de idade tirar CPF. (Foto: Divulgação)

Esqueci o número do CPF. Posso consultar pela internet?

Muitas pessoas efetuam a inscrição no CPF e acabam esquecendo de imprimir ou anotar o número. É possível fazer uma consulta no site da Receita, pois o número estará disponível em até 48 horas.

O meu CPF está irregular. O que fazer?

Se a situação cadastral se encontra como “pendente de regularização” ou “suspensa”, é sinal de que algum dado está incorreto ou que a entrega do imposto de renda não foi efetuada.

 Quais os problemas que uma pessoa sem CPF enfrenta?

O Cadastro de Pessoa Física (CPF) é muito importante, pois é um documento usado para identificar uma pessoa, como o RG possui um número diferente para cada cidadão. Uma vez que a pessoa faz o CPF ela passa a ser inscrita no banco de dados que é gerenciado pela Secretaria da Receita Federal do Brasil.

Quando uma pessoa não possui CPF ela não pode fazer conta em bancos, lojas, fazer sua inscrição em Universidades, fazer viagens para o exterior nem entre os estados brasileiros. São inúmeros os problemas que uma pessoa sem CPF enfrenta.

Problemas encontrados por quem não tem CPF

O CPF é exigido para inúmeras atividades, caso a pessoa não tenha CPF não vai poder:

– Fazer compras a prazo,

-Obter aquisição de linha telefônica,

-Fazer matrícula escolar,

– Obter licenciamento de veículo,

– Não poderá fazer locação de imóvel, etc.

Uma pessoa que não possui CPF não tem condições de exercer seus direitos mínimos de cidadão brasileiro. Isso faz com que o CPF seja tão importante quanto o RG.

Quando uma pessoa tem o CPF cancelado?

O CPF é cancelado quando o cidadão não entrega a declaração de isento (artigo 14 inciso IV da Instrução Normativa nº 70 de 5/7/2000). Outro exemplo de cancelamento de CPF ocorre quando o cidadão apresenta fraude no documento, ou seja, quando o cidadão possui dois CPF. Embora tenham fraudes no CPF é preciso que haja um processo para que o CPF seja cancelado, caso não ocorra o CPF não pode ser cancelado simplesmente.

Uso do CPF

O CPF é utilizado para inúmeras coisas, anão ser compras, ou seja, quando uma pessoa não tem CPF ela não pode abrir conta corrente ou poupança, não pode participar de concursos públicos, não pode fazer empréstimos, também não pode fazer passaporte para aquela viagem ao exterior, também não poderá receber aposentadoria, não poderá receber prêmio de loteria, tão pouco terá o direito de fazer algum financiamento habitacional.

Como obter informações sobre o CPF

Hoje em dia é muito fácil para o cidadão obter informações sobre seu CPF, basta acessar o site da Receita Federal. É importante que você esteja sempre monitorando seu CPF para que não ocorra nenhum problema na hora que precisar usar o documento. Caso apareça alguma irregularidade você pode procurar a Receita Federal mais próxima para estar averiguando o problema e obtendo a solução do mesmo.

Milhares de cidadão brasileiros encontram-se com seu CPF suspenso por conta de irregularidades e na maioria dos casos nem sabem disso. Alguns só vão descobrir quando necessitarem do uso do mesmo para receber sua aposentadoria ou em outra situação que o mesmo seja necessário. Ter toda a documentação em dia é fundamental para poder exercer as suas funções como cidadão brasileiro em qualquer parte do país. Quanto mais cedo o cidadão obtiver o CPF melhor será para ele. Hoje em dia é possível fazer CPF de crianças bem pequenas e o documento será para toda a vida. O CPF só deixará de existir quando a pessoa morrer  e não mais o poderá usar.

Importância do documento

Ter o CPF válido facilita muito a vida dos cidadãos brasileiros que podem contar com o documento sempre que preciso. Todo cidadão brasileiro pode tirar o CPF e contar com as vantagens que ele proporciona. Se você ainda não fez o seu CPF não deixe para amanhã faça hoje mesmo o seu.

O número do CPF pode ser incluído junto a Carteira de Identidade RG (Registro Geral) de cada cidadão facilitando na hora de carregar, pois todos os documentos podem estar unidos em um só.

Agora que você já sabe como fazer CPF de menor, faça a sua inscrição ou a do seu filho o quanto antes. Lembre-se de que este número é único e definitivo.


Google plus


Este artigo possui 26 comentários

  1. Marina
    Publicado em 22/11/2012 às 11:04 AM [+]

    Olá !!!
    eu quero tirar o cpf dos meus filhos mais eu já entrei no site e sempre da erro, eles não tem titulo de eleitor, pois são menores de 16, e não sei mais o que fazer, preciso poi tenho que viajar e queria ter estes documentos em mãos, no site me mandou procurar os correios, ou o BB, ou a CX. EC. Federal mais lá eles dizem que não podem fazer, só pela internet, o que faço???

  2. MTJac
    Publicado em 22/11/2012 às 3:34 PM [+]

    Olá Marina,

    Então, eu acabei de acessar os sites sugeridos no texto para fazer CPF para menor pela internet e deu certo, os sites abriram normalmente.

    Att,

  3. Rosilene
    Publicado em 29/01/2013 às 11:47 AM [+]

    Meu filho tem estar presente para fazer o CPF já que ele é de menor, ou eu posso ir sozinha com os documentos dele.

    Obrigada.

  4. rosanna araujo
    Publicado em 13/03/2013 às 1:22 PM [+]

    O CPF de menor também pode ser feito pela internet, gratuitamente. Porém, nesse caso, o interessado deve possuir título de eleitor, ou seja, somente quem tem mais de 16 anos (idade mínima para votar) está habilitado a solicitar o CPF pela internet.

  5. Francisco Junior
    Publicado em 01/04/2013 às 1:43 PM [+]

    Rosilene você precisa estar junto sim com seu filho. Obrigado.

  6. Ivana
    Publicado em 03/04/2014 às 10:16 AM [+]

    tenho filhos nascidos em Portugal em 1997 e 2005.Como faço para tirar o CPF deles no Brasil,uma vez que são filhos de brasileiros,nascidos no exterior?

  7. Angela
    Publicado em 16/07/2014 às 10:43 PM [+]

    Não deu certo fazer CPF de menor pelo site que vcs indicam.

  8. JOSE ROSANO DE ANDRADE
    Publicado em 16/10/2014 às 12:46 PM [+]

    GOSTEI MUITO DE TIRAR O CPF PELA INTERNET PABENS A RECEITA FEDERAL

  9. katiuscia
    Publicado em 26/11/2014 às 2:01 PM [+]

    como solicitar o cpf de menor que não tem titulo de eleitor
    no caso mina bb tem 1 mes e 20 dias de vida e quero abrir uma conta poupança por isso preciso do cpf

  10. eliana da silva fidelles
    Publicado em 13/01/2015 às 7:48 PM [+]

    preciso tirar o cpe de uma menor… a mãe ou pai dela não podem ir tirar esse documento, pois trabalham….. e estam precisando mto desse documento, a menina tem 8 anos… pode ir outra pessoa, a não ser os pais para retirar esse documento?… eu sou amiga deles e iria retirar este documento… a minha dúvida é se eu posso ir retirar… sem mais Obrigado..

  11. ivete
    Publicado em 28/01/2015 às 11:16 AM [+]

    Minha filha só tem 14 anos e ela não tem titulo de eleitor ainda, e na incrição pede o numero do titulo. como eu faço?

  12. Cristiane Reis da Silva
    Publicado em 15/02/2015 às 12:19 AM [+]

    Gostaria de salientar que o site deve haver uma resposta objetiva quanto a idade do menor. Ficaria claro especificar a idade de 16 anos, assim muitas pessoas, poupariam o seu tempo precioso nesse site achando que qualquer menor pode tirar o CPF. Mas, todavia, meus agradecimentos.

  13. annaalice ferreira de souza
    Publicado em 07/03/2015 às 7:26 PM [+]

    quero fazer meu cpf

  14. Roberta
    Publicado em 10/03/2015 às 3:38 PM [+]

    Estou tentando fazer o cpf da minha filha mas ela nao tem o titulo de eleitor o que eu faco

  15. DANIELA GONCALVES LUIZ DOS REIS
    Publicado em 11/03/2015 às 3:18 PM [+]

    Gostaria de fazer meu CPF por aqui , por que não posso sair de casa e tenho que ter hoje ou amanhã esse CPF em minhas mãos por que estou a procura de um serviço.
    Atenciosamente Daniela !

  16. Francielle
    Publicado em 25/03/2015 às 2:11 PM [+]

    Minha filha tem 8 anos, tentei emitir o RG dela, mas exigiram o CPF . Alguém sabe me dizer se eu preciso levá-la comigo pra solicitar o CPF ou posso ir sozinha?

  17. milton nazareno c.de farias
    Publicado em 17/04/2015 às 9:52 AM [+]

    muito boa pagina tirei todas minhas duvidas obrigado.

  18. renata moraes
    Publicado em 27/05/2015 às 10:24 AM [+]

    como tenho umas contas pendentes o meu CPF está restrito quero saber se isso atrapalha fazer o cpf do meu filho de menor já que pede o nome da mãe,pois não estou conseguindo finalizar pela internet.
    Renata

  19. Matheus
    Publicado em 14/07/2015 às 8:03 PM [+]

    Para fazer CPF de criança nos correios é necessário agendar antes ?

  20. Karla
    Publicado em 30/07/2015 às 6:39 PM [+]

    Precisa comparecer a um agencia dos correios.

  21. maria suzanir
    Publicado em 25/04/2016 às 7:26 PM [+]

    Gostaria de saber se posso tirar o CPF de meu filho pela internet, ele é menor de idade?

  22. Karla
    Publicado em 04/05/2016 às 9:26 AM [+]

    Bom Dia Maria tudo bom, neste artigo você vai encontrar passo a passo de como obter o CPF online, O CPF para menores de 18 anos é um serviço possível e sem burocracia. De acordo com a Receita Federal, qualquer pessoa pode solicitar a inscrição, sem a exigência de idade mínima.
    Obrigada espero ter ajudado. Boa Sorte
    Fique atento em breve novos artigos e mas novidades no nosso portal Mundo das Tribos!.

  23. Karla
    Publicado em 04/05/2016 às 9:28 AM [+]

    Bom Dia Ana tudo bom, neste artigo você vai encontrar passo a passo de como obter o CPF online, O CPF pode ser feito em qual quer idade é um serviço possível e sem burocracia. De acordo com a Receita Federal, qualquer pessoa pode solicitar a inscrição, sem a exigência de idade mínima ou máxima .
    Obrigada espero ter ajudado. Boa Sorte
    Fique atento em breve novos artigos e mas novidades no nosso portal Mundo das Tribos!.

  24. Karla
    Publicado em 04/05/2016 às 9:28 AM [+]

    Bom Dia Isabel tudo bom, neste artigo você vai encontrar passo a passo de como obter o CPF online, O CPF para menores de 18 anos é um serviço possível e sem burocracia. De acordo com a Receita Federal, qualquer pessoa pode solicitar a inscrição, sem a exigência de idade mínima.
    Obrigada espero ter ajudado. Boa Sorte
    Fique atento em breve novos artigos e mas novidades no nosso portal Mundo das Tribos!.

  25. emilly
    Publicado em 18/07/2016 às 7:47 PM [+]

    mais paga?

  26. Tatiane
    Publicado em 21/09/2016 às 10:56 AM [+]

    Ola bom dia gostaria de saber se posso tira o CPF do meu enteado pela internet, o mesmo tem 10 anos de idade e não tem titulo de eleitor???
    estarei aguardando a resposta de vcs.

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top