Menu
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Como fazer CPF de menor

Não sabe como fazer CPF de menor? Então descubra o passo a passo para solicitar o documento pessoalmente ou através da internet.

Como fazer CPF de menor? – Esta é uma pergunta comum entre as pessoas que estão planejando fazer o Cadastro de Pessoa Física o quanto antes. O procedimento é o mesmo para todos os brasileiros, inclusive aqueles que são menores de 18 anos.

Como fazer CPF de menor. (Foto: Divulgação)

O CPF é o registro dos cidadãos na Receita Federal, onde ficam armazenadas informações pessoais e intransferíveis. Quando emitido, o CPF gera um número de onze algarismos, único para cada contribuinte, que é utilizado na hora de fazer as declarações anuais do Imposto de Renda, pedir empréstimos, abrir crediário, renovar passaporte, retirar prêmios de loterias e para participar de concurso público, entre outras situações.

Se o contribuinte inclui dados incorretos ou incompletos, o seu cadastro fica irregular. A situação cadastral do CPF, por sua vez, é um tipo de consulta disponível através da internet. O site da Receita também permite fazer a inscrição, regularizar ou mesmo pedir o cancelamento do CPF.

Veja também: Consulta Situação Cadastral CPF e CNPJ

Como fazer CPF de menor?

O CPF para menores de 18 anos é um serviço possível e sem burocracia. De acordo com a Receita Federal, qualquer pessoa pode solicitar a inscrição, sem a exigência de idade mínima. Dessa forma, até os recém-nascidos podem ser inscritos, caso os pais queiram, por exemplo.

Se você tem dúvidas de como fazer CPF de menor, saiba que existem duas formas: solicitado pessoalmente ou via internet. Cada pessoa pode se inscrever apenas uma vez no sistema da Receita Federal.

O menor de idade não é obrigado a tirar o CPF. O documento só é obrigatório para pessoas com mais de 18 anos. A falta do Cadastro de Pessoa Física pode causar uma série de problemas, afinal, o indivíduo não pode se matricular na faculdade, abrir conta no banco ou alugar uma casa.

Como fazer CPF de menor pessoalmente?

Nas agências do BB, Caixa e Correios, o CPF de menor pode ser solicitado, mediante o pagamento de uma taxa de até R$ 5,70 (Foto: Divulgação)

Para fazer o CPF de menor pessoalmente, o interessado deve se dirigir a uma agência conveniada da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil ou Correios, levando o seu documento de identificação (carteira de identidade ou certidão de nascimento) e o documento de identificação de um dos pais ou responsáveis. Nestes locais, é cobrada uma taxa de até R$ 5,70 para solicitar o documento.

Há também a possibilidade de fazer o CPF de menor gratuito, basta comparecer às entidades públicas conveniadas ou às representações diplomáticas brasileiras no exterior (para quem mora fora do país), levando os mesmos documentos citados acima.

Se o cidadão tem menos de 16 anos, ele deve consultar a lista de entidades públicas conveniadas, disponível no site da Receita Federal, para descobrir o local mais próximo ao seu endereço e assim tirar o CPF sem qualquer tipo de custo. É muito importante que o menor esteja acompanhado pelos pais ou responsáveis.

A Receita não está emitindo mais o cartão de plástico. (Foto: Divulgação)

Depois de fazer o pedido do CPF pessoalmente, o contribuinte menor de idade pode acompanhar a solicitação pela internet. Para consultar o andamento, basta acessar o site da Receita Federal e preencher os campos em branco com as informações solicitadas, como local de atendimento, código de atendimento, data de nascimento e data de atendimento.

Leia mais: CPF: como fazer a alteração de dados cadastrais

Fazer CPF de menor pela internet: passo a passo

O CPF de menor também pode ser feito de graça pela internet, desde que o solicitante já possua título de eleitor. Neste caso, somente quem tem mais de 16 anos (idade mínima para votar) está habilitado a acessar o site da Receita Federal e fazer a inscrição.

É necessário preencher um formulário online. (Foto: Divulgação)

Confira a seguir o passo a passo de como fazer CPF de menor:

1. Acessar o site www.receita.fazenda.gov.br.

2. Clique no menu “CPF” e, posteriormente, escolha “Inscrição CPF Internet.

3. Preencha o formulário completo, com nome, data de nascimento, endereço, entre outras informações. Clique no botão “Enviar”.

4. Anote o número gerado ou imprima o comprovante. Lembre-se: a Receita não emite mais o cartão em plástico.

5. O comprovante, quando apresentado com um documento de identificação, pode comprovar a inscrição no CPF.

6. O cidadão pode acompanhar o processo de cadastramento do CPF pela internet, basta acessar o site da Receita e fazer uma consulta online. É muito importante imprimir o número do documento para não correr o risco de perdê-lo.

Leia também: Recadastramento CPF 

 

Esclareça as dúvidas sobre a solicitação do CPF

O CPF é o banco de dados cadastrais da Receita. (Foto: Divulgação)

O que é o CPF?

O CPF nada mais é do que um banco de dados gerenciado pela Receita Federal do Brasil.

Quais são os documentos necessários para tirar CPF?

Os maiores de 16 anos precisam apresentar RG e título de eleitor ou algum comprovante de inscrição na Justiça Eleitoral. Já o menor de 16 anos precisa apresentar um documento de identificação e outro que comprove a filiação, ou seja RG e certidão de nascimento. O menor também deve mostrar os documentos de identificação dos seus responsáveis. Vale lembrar que os menores de 18 anos estão dispensados da apresentação de título de eleitor.

A inscrição do CPF é gratuita?

Sim, desde que seja realizada pela internet ou nas instituições públicas conveniadas.

Posso me inscrever mais de uma vez?

Não. O CPF é um número único e não pode ser trocado.

O que fazer quando os dados são cadastrados errados?

O cidadão deve solicitar imediatamente uma correção, comparecendo a agência onde foi atendido dentro do prazo de 90 dias. Depois desse período, é cobrada uma taxa pela alteração.

Uma criança pode ter CPF?

Sim. Ela se enquadra nas regras para solicitação de menores de idade.

Condições para o menor de idade tirar CPF. (Foto: Divulgação)

Esqueci o número do CPF. Posso consultar pela internet?

Muitas pessoas efetuam a inscrição no CPF e acabam esquecendo de imprimir ou anotar o número. É possível fazer uma consulta no site da Receita, pois o número estará disponível em até 48 horas.

O meu CPF está irregular. O que fazer?

Se a situação cadastral se encontra como “pendente de regularização” ou “suspensa”, é sinal de que algum dado está incorreto ou que a entrega do imposto de renda não foi efetuada.

Confira: 2 Via CPF pela Internet

Agora que você já sabe como fazer CPF de menor, faça a sua inscrição ou a do seu filho o quanto antes. Lembre-se de que este número é único e definitivo.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL