Menu

Serviços

Atualizado em 20 de março de 2012, às 19:15 por Andre Dias
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Como fazer cartão do SUS

O cartão do SUS passará a ser obrigatório para a realização dos procedimentos na rede pública de saúde, como consultas, exames e acesso a remédios. Saiba como solicitar o seu.
413189 como fazer o cartao do sus Como fazer cartão do SUSO novo cartão do SUS será obrigatório para a realização de procedimentos nas unidades de saúde públicas.

Com a saúde não devemos brincar, é por isso que você deve ficar por dentro das notícias relacionada à saúde. Entre elas, é importante saber que a partir do mês de junho de 2012 será obrigatório o uso do cartão do SUS, também conhecido como Cartão Nacional de Saúde, em todos os atendimentos da rede hospitalar e unidades de saúde públicas que o cidadão necessitar utilizar.

A medida tem o objetivo de organizar a rede de serviços de saúde em todos os municípios do país, já que o cartão possui numeração única e é aceito em todo o território nacional. Além disso, o governo quer comparar o atendimento prestado nas unidades do SUS com os oferecidos pela rede privada e formar um histórico clínico de cada pessoa, pois as informações irão para um cadastro individual que será criado.

Com o cartão você pode marcar consultas e exames, ter acesso a medicamentos e a cirurgias, entre outros procedimentos realizados por meio do SUS. Como o documento facilita o acesso aos dados do cidadão, espera-se também que as filas nos hospitais da rede pública diminuam, fazendo com que os pacientes sejam atendidos com maior rapidez.

Assim que passar a valer a obrigatoriedade da apresentação do cartão do SUS, os atendimentos de pacientes na rede pública só serão realizados sem o documento naqueles casos mais urgentes e de emergência, portanto, quando fizer o cartão, não deixe de levá-lo sempre na carteira, principalmente quando for viajar.

Como e onde fazer

413189 como fazer o cartao do sus 1 Como fazer cartão do SUSO cartão do SUS pode ser feito nas unidades de saúde da sua cidade

Muita gente se pergunta sobre como fazer o cartão do SUS. A resposta é simples, basta comparecer a qualquer unidade básica de saúde do seu município e solicitar o cartão, preenchendo o formulário que será fornecido. Não se esqueça de levar os documentos de identificação (carteira de identidade, CPF, carteira de motorista e Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento), pois sem eles o cartão não pode ser feito.

Em algumas cidades o cadastro já é realizado há vários anos e os cidadãos possuem modelos de cartão do SUS antigo ou mesmo nem buscaram o seu documento. Nestes casos, é preciso comparecer à unidade de saúde e pedir a impressão do cartão, que estará disponível em um novo modelo.

Ele é feito de plástico PVC e tem um formato parecido ao dos cartões de crédito. Na frente há uma bandeira do Brasil, o logo do SUS e a inscrição “Cartão Nacional de Saúde”, enquanto atrás haverá espaço para uma etiqueta adesiva que trará o nome do usuário, o seu número de cadastro no sistema e um código de barras para facilitar a identificação.

Outras informações

413189 como fazer o cartao do sus 2 Como fazer cartão do SUSOs modelos antigos do cartão, como este da foto, devem ser substituídos pelo novo

Além de procurar a unidade de saúde municipal mais próxima da sua casa, você também pode obter maiores informações a respeito do cartão do SUS através do Portal da Saúde (www.portalsaude.saude.gov.br) ou por meio do telefone 136.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.