Menu

Culinária

Atualizado em 24 de abril de 2011, às 7:00 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Como Fazer Brigadeiro de Panela

brigadeiro3 300x225 Como Fazer Brigadeiro de PanelaQuem resiste a um delicioso chocolate? Seja ele em qualquer condição oferecida, como: em tortas; bolos; sorvete; barras e entre outras inúmeras formas de consumo.
O que talvez muitas pessoas não saibam, é que o famoso brigadeiro é de origem brasileira. Muito se foi especulado sobre o surgimento desse doce delicioso que é tradição em festas de aniversario. Mas a história oficial é que foi invenção de um candidato a presidência da Republica, o Brigadeiro Eduardo Gomes. A designação “Brigadeiro” significa a primeira patente de oficial general nos exércitos, forças aéreas e forças de segurança militarizadas.
Segundo a história, durante a primeira candidatura de Eduardo Gomes, foi inventado o brigadeiro, denominado “negrinho” na época e vendido nas festas de sua campanha, arrecadando dinheiro para sua candidatura.

Um doce realmente delicioso e que faz sucesso entre nós, brasileiros. Alem de ser servido em ocasiões especiais, em formato redondo e coberto por granulados, o brigadeiro ganhou uma versão caseira e não menos saborosa, o famoso “brigadeiro de panela”. Quem nunca fez um brigadeiro de panela e se deleitou com ele em frente à TV, ou ao computador. É uma ótima pedida quando aquela vontade irremediável de comer doce chega, e nada melhor do que um bom brigadeiro de panela.
O brigadeiro ganhou versões enlatadas, mas geralmente os preços são salgados e há quem diga que o gosto é “industrializado”, ou seja, não tem a mesma graça do que o brigadeiro de panela feito em casa.
brigadeiro 300x225 Como Fazer Brigadeiro de Panela

Para quem ainda não sabe como preparar brigadeiro de panela, vamos verificar os ingredientes e claro, o modo de preparo para um maravilhoso brigadeiro de panela.

Ingredientes.
1 Lata de leite condensado (escolha sua marca de confiança)
1 Colher de sopa de margarina sem sal
4 Colheres de achocolatado (a quantidade pode variar de acordo com o seu gosto)

Uma dica para uma boa receita de brigadeiro de panela é que se possível, utilizar chocolate em pó, ao invés de achocolatado (Nescau, Toddy e etc.,), pois o chocolate em pó tem um gosto ainda mais forte de chocolate, tornando o brigadeiro ainda mais saboroso.

Modo de preparo.
1º passo. Despeje o conteúdo da lata de leite condensado em uma panela
2° passo. Acrescente a margarina e em seguida do chocolate em pó, ou achocolatado
3º passo. Cozinhe em fogo médio e se preciso for abaixe o fogo ao decorrer do preparo, a fim de evitar que crie pelotas. Mexa o tempo todo, de preferência com uma colher de pau.
4° passo. Ao perceber que a mistura desgrudou do fundo da panela desligue o fogo.

Após seguir estas etapas, aguarde para que o doce esfrie, pode até colocá-lo na geladeira com a intenção de acelerar o processo. Após o brigadeiro ter esfriado, pegue uma colher e se delicie.
brigadeiro11 300x182 Como Fazer Brigadeiro de Panela

A quem incremente este doce com nozes, o que faz com que ele fique crocante, ou acrescentam essência de baunilha, outros preferem fazer o brigadeiro “branco”, ou até mesmo acrescentam frutas e outros condimentos, mas sem duvida o brigadeiro tradicional de panela é o mais popular e conceituado para o paladar dos amantes de chocolates.

E para os apressadinhos, vamos mostrar como fazer brigadeiro de panela no microondas.
Os ingredientes são os mesmos, o que muda é somente a maneira de preparar o brigadeiro.

Utilize um recipiente com fundo e próprio para microondas, coloque todos os ingredientes e misture, antes mesmo de ir ao forno microondas.
Coloque o recipiente no microondas em alta potencia, e com tempo de cozimento de 6 minutos. Caso o seu microondas possua a tecla com a função para preparar brigadeiro, é só apertá-la e deixar cozinhar.
Não se esqueça de pausar o procedimento na metade do tempo para mexer o brigadeiro.
Depois é só deixar esfriar e saborear esse doce tão gostoso e legitimo do Brasil.
brigadeiro4 Como Fazer Brigadeiro de Panela

Conteúdo avaliado com média:

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.