Menu

Decoração

Atualizado em 17 de março de 2012, às 7:05 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Como fazer almofadas, passo-a-passo

Confeccionar almofadas é uma forma de artesanato criativa e de muito bom-gosto. Aproveite as dicas a seguir para fazer as peças em casa.
409199 Como fazer almofadas passo a passo 1 Como fazer almofadas, passo a passoAs almofadas sinalizam conforto e aconchego na decoração.

As almofadas são peças fundamentais na decoração, assumindo papel importante principalmente para a sala de estar. Consideradas verdadeiras indicadoras de conforto e aconchego, elas contribuem com o bem-estar dos moradores e visitantes da residência.

Existem vários modelos de almofadas que são usadas para decorar ambientes, sendo que elas se distinguem quanto ao formato, tamanho, cor, acabamento, material de confecção e outras características. Apesar de atuar como elemento clássico da decoração, a almofada continua se inovando através de novas tendências e se adequando aos estilos.

Além da variedade expressiva de almofadas, também é possível modificar a maneira de inserir as peças em cada ambiente. Por exemplo, um determinado número de almofadas pode decorar o sofá, enquanto uma pequena quantidade serve de alegoria para o piso. Vale salientar que existem muitas combinações aceitáveis, que normalmente destacam aspectos de comodidade e maciez.

409199 Como fazer almofadas passo a passo 2 Como fazer almofadas, passo a passoAlmofada com acabamento em Patchwork.

Fazendo almofadas

Para algumas pessoas, não basta apenas saber como decorar com almofadas, também é necessário dominar a técnica de confecção. Há várias maneiras de fazer os acessórios, incorporando é claro um método artesanal para originar novas peças.

Não é de hoje que o trabalho artesanal é bem-vindo na decoração, afinal, ele acrescenta um toque de personalidade ao ambiente e fornece uma energia muito positiva para o lar. A confecção de almofadas pode ser viável neste sentido, trabalhando com tecidos estampados, apliques ou bordados. Outra forma de fazer os artigos é se apoderando da técnica do patchwork, que reaproveita retalhos para o acabamento.

Almofada: passo a passo

409199 Como fazer almofadas passo a passo Como fazer almofadas, passo a passoAs almofadas deixam o sofá mais bonito e receptivo.

Não é preciso ser uma costureira profissional para fazer belíssimas almofadas. Confira a seguir as etapas para fazer a sua peça personalizada no tamanho 50 cm x 50 cm:

Materiais

- Um corte de tecido macio e confortável com estampa da sua preferência;

- Fibra siliconada, um tipo de enchimento antialérgico,

- Zíper semelhante ao tom do tecido para parecer discreto

- Tesoura, fita métrica agulha e linha.

Passo-a-passo

1. Compre um recorte de tecido medindo 54 cm x 54 cm, escolhendo a estampa ou acabamento que combina com os demais elementos da sua decoração.

2. O acabamento da almofada deve ser feito na máquina para ficar mais delicado, tal como a colocação do zíper. Também é possível costurar as laterais com agulha e linha, ferramentas básicas e acessíveis para uma costureira armadora.

3. Depois que a almofada estiver estruturada, coloque o enchimento.

4. Depois que a peça estiver pronta, use a criatividade e o bom-gosto para acrescentar detalhes.