Search

Como fazer a Transferência de Veículos

Google plus

A compra de veículos Okm e de carros usados é muito freqüente em todo Brasil e muitas pessoas não sabem a necessidade de se regulamentar a documentação do carro após a compra, pois senão ele ficará no nome do dono antigo e isso em lei gera multa após 30 dias. Por isso se você comprou um carro recentemente você deve saber Como fazer a Transferência de Veículos.

Como fazer a Transferência de Veículos 

Muita gente se pergunta: Como fazer a transferência de veículos particulares?

É simples, para fazer a transferência você deve ir ao órgão de trânsito da sua cidade e levar a documentação necessária para transferência de veículo. Mas geralmente essa transferência necessita de correrias e muitas vezes é bem mais fácil se contratar um despachante para que ele apenas te entregue tudo pronto. Isso facilita na correria do dia a dia e os custos não são tão diferentes.

Veja os documentos necessários para trasferência:

•  Documento de identificação pessoal (RG, CNH) – original e uma cópia simples;

•  Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) – original e uma cópia simples;

•  Comprovante de endereço – Proprietário do Veículo – original e uma cópia simples;

•  Certificado de Registro de Veículo (CRV) – original com firma reconhecida por autenticidade do vendedor e do comprador;

•  Decalques do número do chassi e do motor – original;

•  Comprovante de pagamento de débitos (tributos, multas ou encargos pendentes) – original;

•  Formulário Renavam – duas vias originais preenchidas;

•  Outros documentos adicionais solicitados em casos específicos.

Após ter reunido todos os documentos necessários, diga o passo a passo para realizar a trasferência do veículo:

  1. Compareça a uma unidade do Detran da sua cidade para verificar se há algum impedimento ao procedimento de transferência de propriedade do veículo;
  2. Pague as taxas e possíveis débitos De posse do Licenciamento (CRLV), dirija-se à agência bancária dos bancos conveniados para recolher a taxa referente ao novo Certificado de Registro do Veículo (CRV) e levantar os possíveis débitos referentes ao seguro obrigatório, multas e IPVA.
  3. Na unidade do Detran, verifique se há algum bloqueio ou impedimento no cadastro do veículo De posse do original e da cópia do comprovante de quitação de todos os débitos, solicite gratuitamente a pesquisa PTRE (Pesquisa Renavam).
  4. Retorne à Unidade de trânsito para a emissão do novo documento Reúna toda a documentação exigida, inclusive os decalques do chassi e motor, e apresente na mesma unidade de trânsito onde iniciou o procedimento, para solicitar a emissão do novo documento (Certificado de Registro do Veículo – CRV) em nome do novo proprietário.

Os preços variam de acordo com o pagamento do Licenciamento, pois caso o pagamento do licenciamento já tenha sido feito o valor da transferência é de em torno R$ 85,00 reais, caso contrário ele fica no valor de R$ 95.00 reais aproximadamente, mas isso vária de estado para estado. E se você tiver uma moto, você também poderá através do DETRAN ou do órgão de trânsito mais próximo de sua cidade fazer a transferência de motos e veículos.

A transferência de veículos em SP pode ser feita através dos órgãos de trânsito ou também através de despachantes que às vezes conseguem fazer o trabalho muito mais rápido. No site do DETRAN – SP http://www.detran.sp.gov.br/ você encontra várias informações sobre seu veículo e ainda poderá ver seu catálogo de multas e emitir os boletos de taxas de IPVA, Licenciamento entre outras funcionalidades. No site do DETRAN existe ainda a lista de todos os serviços disponíveis através do link  Detran SP.

Transferência do Veículo

Então providencia a transferência de automóveis no DETRAN e de seu carro para que possa transitar sem nenhum problema, mesmo porque, você pode até ser preso e seu carro apreendido caso não tenha a documentação em dia. Deixe sua opinião sobre a transferência de veículos e interaja conosco.


Google plus


Este artigo possui 32 comentários

  1. Augustinh Soares
    Publicado em 07/03/2010 às 11:27 AM [+]

    Acho um absurdo o que este país está fazendo com as nossas leis,
    Os senhores politicos, (Deputados e Senadores) para faser nomes, estão pondo nosso ´país a CAOS,
    Porque um veículo, usado ter de buscar algo na conscecionária para liberar o mesmo, sobre chacis e motores, Um veículo com mais de 20 anos de uso não tem mais condições de estar com peças originais, e termos de buscar carta da concecionária para vende-lo.? porque sonhores voces não acha que é um absurdo.?
    Ao invés de combater com os criminosos que estão aí a solto, está fasendo as leis absurdas.

  2. MARCOS
    Publicado em 13/04/2010 às 5:07 PM [+]

    Comprei um carro em 2008 e não fiz a transferencia em tempo hábil devido a um problema na documentação e pelo fato de não possuir ainda cnh, quero fazer a transferência agora, como devo proceder? Sendo que o dut já está no meu nome desde o ano da compra.

  3. Luciana
    Publicado em 09/06/2010 às 2:17 PM [+]

    Gostaria de saber se posso transferir um veiculo velho p um novo, mas o meu nome está no spc e serasa , mas as documentaçoes estao em dia.

  4. Reginaldo lucera da silva
    Publicado em 13/08/2010 às 8:22 AM [+]

    Olá amigo, sou de são paulo e gostaria de transferir a placa do meu carro de cidade, para jundiai, onde tenho alguns parentes, porém desta forma consigo fujir dessa inspeção veicular ambiental.

  5. Leonis Gonçalves de Araujo
    Publicado em 10/12/2010 às 7:06 AM [+]

    comprei o carro do meu cunhado que faleceu como proceder para preenchimento e assinatura do recibo de compra e venda sendo que ficou a esposa e a filha de 15 anos do falecido não foi feito inventario pois não tinham bens .

  6. LOBO
    Publicado em 26/12/2010 às 9:43 PM [+]

    LEONIS MEU FILHO . SE ELE NÃO ASSINOU O RECIBO SO dEUS PARA DAR JEITO ! AGORA VAI TER DE CONTAR COM A BOA FE DOSPARENTES E QUEM FICAR COM O VEICULO NO INVENTARIO TERA O PODER DEASSINA-LO , OU SE TIVER UM DOCUMENTO QUE COMPROVE QUE VÇ O COMPROU PODE ENTRAR COM ADVOGAGO REQUERENDO O DIREITO DE PROPRIEDADE.

  7. LOBO
    Publicado em 26/12/2010 às 9:48 PM [+]

    AGUSTINI ! SE QUER UM CONSELHO LA VAI ! NAO SE EXTRESSE COM O GOVERNO NAO VALE A PENA !!!

    QUANTO A BUSCAR DOCUMENTO NA CONCESSIONARIA , DEPENDE DE QUE DOCUMENTO E ESTE . PRECISO DE MAIS INFORMAÇÕES .

    QUALQUER COISA TA AI MEU ORKUT!

    http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=14078153843989837525&rl=t

  8. diogo souza
    Publicado em 02/01/2011 às 2:11 PM [+]

    um amigo meu tem uma twister é quer passar para mim asumir as parselas como fasso para passar no meu nome

  9. Dário Campos De Vasconcelos
    Publicado em 06/01/2011 às 9:37 PM [+]

    oi estou tentando providenciar a transferencia do documento da minha moto mais o dertan da minha cidade Ribeirão Pires não facilita para que possa providenciar os documentos necessarios nós cidadãos temos o direito de utilizar os órgãos publicos sem que haja a nessecidade de passar por impresas privadas como os despachantes. obrigado.

  10. angelita
    Publicado em 25/06/2011 às 4:11 PM [+]

    quero informaçao de tranferencia de carro meu padrasto faleceu era casado com minha mae nao tem filhos menores o que eu faço para tranferir para minha mae

  11. Carlos Henrique Viana
    Publicado em 05/07/2011 às 9:11 PM [+]

    olá acabei de comprar um corsa com placa carapicuíba
    finaciei em meu nome e quero trasferir pro nome da minha noiva que mora em osasco pois moro em sp e pra fugir da inspeção,como posso fazer isso e o custo disso tudo?obrigado

  12. michael
    Publicado em 23/01/2012 às 6:27 PM [+]

    oi tudo bem gostaria de saber quanto e a taxa da transferencia de sao jose pra jacarei

  13. robson
    Publicado em 26/01/2012 às 11:55 AM [+]

    bom dia gostaria de saber quanto que fica para transferir um carro usado com placa de são paulo para cajamar é para fugir dessa controlar que seria um absurdo que esse serviço esta sendo cobrado. E POR ISSO QUE MEU DOC ESTA ATRASADO EM 2011.POR CAUSA QUE NÃO ESTA PASSANDO NA CONTROLAR.

  14. rosane
    Publicado em 03/02/2012 às 11:36 PM [+]

    tenho 20anos e comprei um carro posso colocar o documento em meu nome ou só depois de 21

  15. Francisco Junior
    Publicado em 13/02/2012 às 7:50 PM [+]

    Pode sim, o importante é estar com dias com seus documentos!

  16. jailson
    Publicado em 28/02/2012 às 12:40 PM [+]

    ola pessoal quero uma dica ai de voceis comprei um carro em são paulo mais eu moro em santa catarina quero deixa ele com a placa de são paulo como vou faso para comprova que moro aqui em são paulo
    pois quero deixar placa de são paulo em meu nome ok aguardo

  17. SERGIO
    Publicado em 08/03/2012 às 2:40 AM [+]

    Bom dia
    Se vc mora em SC ,tera problemas em relação a multas e taxas pois irão para o endereço daqui , se vc for voltar tudo bem caso contrario é melhor transferir para o local onde mora até pq os tributos estaduais e municipais em SC devem ser menores do que a roubalheira de SP .

  18. jose manoel camara arajo
    Publicado em 08/06/2012 às 6:14 PM [+]

    eu comprei um carro ano 97 financiado pelo bradesco e ja acabei de paga faz 2 meses agora quero saber qual procedimento para passa pro meu nome

  19. evaldo
    Publicado em 25/09/2012 às 8:02 AM [+]

    bom dia como faço p tirar segunda via de guia de transferência de veiculo
    obrigado evaldo

  20. MTJac
    Publicado em 27/11/2012 às 11:14 AM [+]

    Olá Elvado,

    Em breve vamos inserir esta informação.

    Att,

  21. bruno
    Publicado em 28/11/2012 às 11:43 PM [+]

    quero tranfesrir uma moto mais a placa e da nova mais e da pequena poder ser tranferida…………

  22. MTJac
    Publicado em 29/11/2012 às 7:19 AM [+]

    Olá Bruno,

    Seguindo as orientações que está no texto vai dar tudo certo.

    Att,

  23. clovis matos da silva
    Publicado em 05/12/2012 às 10:00 AM [+]

    comprei um gol geraçao 5 ano 2009 para tranferir para meu nome me pedirao 280,00 reais gostaria de se nao esta abusivo moro en tres cachoeiras rio grande do sul

  24. MTJac
    Publicado em 05/12/2012 às 10:20 AM [+]

    Olá Clovis,

    Entre em contato com o Detran para maiores informações.

    Att,

  25. Caroliny
    Publicado em 04/01/2013 às 8:04 PM [+]

    Ola gostaria de saber se eu preciso ter o nome limpo pra transferir um veiculo para meu nome .. Agradesco desde de já …

  26. SAMUEL CARVALHO
    Publicado em 08/01/2013 às 12:24 PM [+]

    Boa Tarde gente entao gostaria de saber se posso transferi minha moto pra meu nome com atrazo de 355:00 reias. + eu queri saber se mesmo devendo 355:00 eu posso transferi e depois da transferencia eu pagar. porque eu só quero paga depois da transferencia. ou como é q fuciona eu posso transferir pra meu nome devendo. abrac. muito grato espero resposta

  27. joao henrique
    Publicado em 09/01/2013 às 2:35 AM [+]

    meu carro tem placa de sp e quero transferir para minas gerais, porem ele esta com o licenciamento e controlar vencidos. tem como eu tranferir ele sem pagar antes o licenciamento? Pois ele esta bloqueado porque o controlar esta vencido.

  28. neiva
    Publicado em 16/01/2013 às 7:55 PM [+]

    boa noite ! comprei um veiculo e a primeira parcela do IPVA vence na sexta feira 18/01/2013 , gostaria de saber se p/ mim fazer a transferencia em meu nome , eu teria que pagar a primeira, ou sou obrigada a pagar as tres de um vez ,para poder fazer a transferencia . grato neiva .

  29. sarah
    Publicado em 17/02/2013 às 7:17 PM [+]

    ola! comprei um carro ano 83 gostaria de saber se o valor da trasnferencia fica muito caro moro em cachoeiro de itapemirim ES.obrigado

  30. ROSE
    Publicado em 28/02/2013 às 6:17 PM [+]

    sera que eu consigo transferir o veiculo antes de fazer a licencia,minha placa final 8..

  31. ricardo
    Publicado em 05/03/2013 às 6:08 PM [+]

    moro em minas gerais estou comprando um carro no estado do rio de janeiro qual a documentação que tenho que providenciar

  32. Gilberto Rossi
    Publicado em 04/01/2014 às 7:42 PM [+]

    Onde fica o nº motor do Ford Mustang 94/95 – 3.8 – V6?

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top