Menu

Serviços

Atualizado em 7 de abril de 2015, às 10:32 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Como fazer a Transferência de Veículos

A compra de veículos Okm e de carros usados é muito freqüente em todo Brasil e muitas pessoas não sabem a necessidade de se regulamentar a documentação do carro após a compra, pois senão ele ficará no nome do dono antigo e isso em lei gera multa após 30 dias. Por isso se você comprou um carro recentemente você deve saber Como fazer a Transferência de Veículos.

48296 transferência de veículo 600x600 Como fazer a Transferência de Veículos

Como fazer a Transferência de Veículos 

Muita gente se pergunta: Como fazer a transferência de veículos particulares?

É simples, para fazer a transferência você deve ir ao órgão de trânsito da sua cidade e levar a documentação necessária para transferência de veículo. Mas geralmente essa transferência necessita de correrias e muitas vezes é bem mais fácil se contratar um despachante para que ele apenas te entregue tudo pronto. Isso facilita na correria do dia a dia e os custos não são tão diferentes.

Veja os documentos necessários para trasferência:

•  Documento de identificação pessoal (RG, CNH) – original e uma cópia simples;

•  Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) – original e uma cópia simples;

•  Comprovante de endereço - Proprietário do Veículo – original e uma cópia simples;

•  Certificado de Registro de Veículo (CRV) – original com firma reconhecida por autenticidade do vendedor e do comprador;

•  Decalques do número do chassi e do motor – original;

•  Comprovante de pagamento de débitos (tributos, multas ou encargos pendentes) – original;

•  Formulário Renavam – duas vias originais preenchidas;

•  Outros documentos adicionais solicitados em casos específicos.

48296 transferência de veículo 1 600x600 Como fazer a Transferência de Veículos

Após ter reunido todos os documentos necessários, diga o passo a passo para realizar a trasferência do veículo:

  1. Compareça a uma unidade do Detran da sua cidade para verificar se há algum impedimento ao procedimento de transferência de propriedade do veículo;
  2. Pague as taxas e possíveis débitos De posse do Licenciamento (CRLV), dirija-se à agência bancária dos bancos conveniados para recolher a taxa referente ao novo Certificado de Registro do Veículo (CRV) e levantar os possíveis débitos referentes ao seguro obrigatório, multas e IPVA.
  3. Na unidade do Detran, verifique se há algum bloqueio ou impedimento no cadastro do veículo De posse do original e da cópia do comprovante de quitação de todos os débitos, solicite gratuitamente a pesquisa PTRE (Pesquisa Renavam).
  4. Retorne à Unidade de trânsito para a emissão do novo documento Reúna toda a documentação exigida, inclusive os decalques do chassi e motor, e apresente na mesma unidade de trânsito onde iniciou o procedimento, para solicitar a emissão do novo documento (Certificado de Registro do Veículo – CRV) em nome do novo proprietário.

Os preços variam de acordo com o pagamento do Licenciamento, pois caso o pagamento do licenciamento já tenha sido feito o valor da transferência é de em torno R$ 85,00 reais, caso contrário ele fica no valor de R$ 95.00 reais aproximadamente, mas isso vária de estado para estado. E se você tiver uma moto, você também poderá através do DETRAN ou do órgão de trânsito mais próximo de sua cidade fazer a transferência de motos e veículos.

A transferência de veículos em SP pode ser feita através dos órgãos de trânsito ou também através de despachantes que às vezes conseguem fazer o trabalho muito mais rápido. No site do DETRAN – SP http://www.detran.sp.gov.br/ você encontra várias informações sobre seu veículo e ainda poderá ver seu catálogo de multas e emitir os boletos de taxas de IPVA, Licenciamento entre outras funcionalidades. No site do DETRAN existe ainda a lista de todos os serviços disponíveis através do link  Detran SP.

48296 transferência de veículo 3 600x600 Como fazer a Transferência de Veículos

Transferência do Veículo

Então providencia a transferência de automóveis no DETRAN e de seu carro para que possa transitar sem nenhum problema, mesmo porque, você pode até ser preso e seu carro apreendido caso não tenha a documentação em dia. Deixe sua opinião sobre a transferência de veículos e interaja conosco.

Conteúdo avaliado com média:

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.