Menu

Serviços

Atualizado em 4 de março de 2013, às 7:10 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Como Fazer a Regularização do CPF

241306 Como fazer a regularização do CPF Como Fazer a Regularização do CPF

O Cadastro de Pessoa Física, mais conhecido com CPF é o registro de um cidadão na Receita Federal Brasileira (órgão específico e singular que tem a responsabilidade de administrar os tributos federais e o controle de aduaneiro, além de muitas outras atividades) em que devem estar presentes todos os contribuintes. Desta forma, o documento denominado CPF tem a finalidade de armazenar as informações do contribuinte e de outros sistemas da Receita Federal, assim todos possuem tal cartão que garante o seu cadastro. É através da consulta realizada para com o CPF que é possível obter maior segurança em transações comerciais com pessoas físicas, isto é, as empresas comerciais realizam consultas para obter informações financeiras do contribuinte. Por este motivo, para que você consiga abrir uma conta em determinado estabelecimento, e mais ações, é necessário que você mantenha os dados cadastrais atualizados junto a Receita Federal, já que a irregularidade do CPF pode resultar em impossibilidade de crédito, impossibilidade de abertura de conta, não permite a realização de registros de empresas e mais.

Contudo, há três situações cadastrais em que o CPF pode se encontrar irregular, sendo a primeira a pendência de regularização (quando a pessoa física deixa de enviar a declaração), a segunda suspensa (quando há omissão ou não entrega a declaração dos últimos dois anos) e a terceira cancelada (em caso de óbito e quando for constada a multiplicidade de inscrições para a mesma pessoa). Desta forma, a regularização do CPF ocorre através da entrega da declaração anual de ajuste do imposto de renda da pessoa física (DIRPF), apresentação de pedido de regularização em uma agência do Banco do Brasil, Correio ou Caixa Econômica tendo que realizar o pagamento de uma pequena taxa. Além disso, é possível regularizar a situação do CPF realizando a regularização cadastral da empresa, ou seja, da pessoa jurídica. Toda e qualquer pessoa brasileira ou estrangeira que reside ou não no Brasil tem a possibilidade de solicitar a inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas, para isso, basta ir ao Consulado ou junto a Caixa Econômica Federal, Correios ou Banco do Brasil, e assim apresentar os documentos necessários para obter o documento.

241306 Como fazer a regularização do CPF 1 Como Fazer a Regularização do CPF

No entanto, como regularizar o CPF? Caso seu documento esteja pendente é preciso que você apresente a declaração, sendo que você pode obtê-la sem a realização do pagamento de taxas através de um período disponível para isenção, assim para aproveitar de tal vantagem e possibilidade, acesse o site do Ministério da Fazenda para fazer a declaração isento. No entanto, caso você esteja fora do prazo estimado é preciso que você faça um pedido de regularização em uma agência do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal ou Correios, e assim fazer o pagamento de uma taxa de aproximadamente cinco reais. No entanto, caso você ainda não saiba como proceder corretamente para a realização de tal ação, é indicado que você entre em contato com a Receita Federal através do telefone 0300-780300 para sanar toda e qualquer dúvida a respeito da regularização do CPF.

241306 Como fazer a regularização do CPF 2 Como Fazer a Regularização do CPF

É válido ressaltar que após realizar os procedimentos necessários, somente nas horas seguintes ou em até 48 horas o seu CPF poderá estar em regularização. Para mais informações, acesse o site da Receita Federal. Está esperando o que para regularizar o seu CPF? Corra e não fique limitado a realizar diferentes atividades no mercado e comércio por uma taxa de cinco reais. Use de seus direitos, mas antes disso, cumpra com o seu dever e regularize o documento, isto é, o seu CPF!