Bem Estar

Como fazer a higiene de prótese dentária

A limpeza da prótese dentária deve ser feito de acordo com o tipo da mesma. Existem várias formas seguras de higienizar essas peças e manter uma boa saúde bucal. Esse procedimento é indispensável para prevenir possíveis afecções bucais. Saiba mais sobre o assunto e confira dicas de como fazer a higiene de prótese dentária.

A escovação da prótese é muito importante. (Foto: divulgação)

Higiene bucal das próteses

A remoção das bactérias, fungos e restos de alimentos das próteses dentárias é tão importante quanto a higienização dos dentes naturais. As próteses devem ser escovadas para que seja mantida uma boa higienização da boca e também da peça.

É importe fazer a limpeza da prótese todos os dias. Quem utiliza próteses, fica mais fácil o acúmulo de alimentos entre os dentes e também o aparecimento de problemas nas gengivas. Por isso, é essencial que a limpeza seja feita corretamente.

As próteses fixas devem ser escovadas normalmente. (Foto: divulgação)

Como fazer a higiene de prótese dentária

1. Higiene de prótese fixas: quem utiliza próteses como coroas e pontes, deve escovar a dentição da mesma maneira que é feita com dentes naturais. Portanto, a escovação deve ser feita com creme dental e escova de dente normal. Os cuidados com o fio dental para quem usa uma ponte, por exemplo, deverão ser redobrados, pois irá necessitar de dispositivos que permitam o uso do fio e assim complementar a higiene oral com a escovação.

2. Higiene de próteses removíveis: a limpeza das próteses removíveis é bem simples. A facilidade de remoção permite que sejam limpas de maneira mais eficaz. Porém, é preciso ter cuidados redobrados ao remover a prótese, pois elas quebram com facilidade. A limpeza deve ser feita com um creme dental e uma escova de dente normal. A prótese deve ser escovada em toda sua extensão, sem deixar nenhum espaço sem escovar, dessa forma serão removidos todos os restos de alimentos e a placa bacteriana. Para complementar a higienização, uma escovação da gengiva e língua deve ser feita para remover as bactérias bucais. A prótese pode ser ainda colocada em um recipiente com produtos específicos para limpeza.

A prótese pode ser melhor higienizada deixando de molho. (Foto: divulgação)

A higienização das próteses dentárias é essencial para manter uma boa saúde bucal. É preciso saber como limpar corretamente o implante dentário, as pontes fixas e móveis, dentaduras e outros. Essas peças facilitam o acúmulo de restos de alimentos e quando não higienizadas corretamente, podem causar problemas na gengiva e boca. Aposte nas dicas de como fazer a higiene das próteses e tenha um sorriso sempre bonito.

Recomendado para você
Bem Estar

Cuidados necessários com as orelhas furadas

Bem Estar

Festa de São João 2017 – Origem, Comidas Típicas, Simpatias

Bem Estar

Cartão Fidelidade Gol

Bem Estar

Festa junina 2017 – Dicas de decoração

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *