Bem Estar

Como fazer a criança comer de tudo

Muitas mães sofrem ao tentarem fazer com que seus filhos comam de tudo. Infelizmente, a insistência dos pais para que os pequenos realizem uma dieta adequada, acaba tornando a hora das refeições um momento de tortura. Tendo isso em vista, separamos algumas dicas de como fazer a criança comer de tudo.

Saiba por que as crianças não devem comer em frente a televisão.

As crianças adoram guloseimas. (Foto: divulgação)

 Saiba como fazer seu filho a comer de tudo

Um dos maiores problemas enfrentados pelos pais é fazer com que seus filhos comam alimentos nutritivos, deixando as guloseimas para segundo plano. No entanto, essa não é uma tarefa fácil. Para ajudar os pais a tornarem as refeições prazerosas, separamos algumas dicas de como fazer a criança comer de tudo.

  • Evite forçar a criança a comer, em especial, os alimentos que não as agradam – caso os pais insistam, de forma violenta, que a criança coma os alimentos que não gostam, terão como resultado um filho que tem “raiva” da comida. Além disso, uma discussão durante o horário das refeições pode fazer com que o pequeno perca o apetite.
  • Os pais devem dar o exemplo – tanto o pai, quanto a mãe, devem comer de tudo. Ou seja, não adianta insistir para a criança comer verduras ou legumes, se elas não fizerem parte do prato dos pais.
  • Explique sobre os alimentos – uma ótima forma de fazer com que as crianças aceitem os alimentos é explicar sobre cada um deles. Ou seja, separe alguns tipos de frutas, verduras e legumes e vá demonstrando e explicando qual o benefício que cada um traz ao corpo do pequeno. É possível complementar a tarefa com um livro de anatomia que mostra cada parte do organismo da criança.

    Obrigar os filhos a comer é uma atitude muito ruim e que pode trazer consequências negativas. (Foto: divulgação)
  • Aposte na diversidade – evite colocar sempre o mesmo tempero nas saladas das crianças. Além disso, tente observar qual tipo de tempero mais agrada o pequeno.
  • Tente realizar pratos diferenciados – em vez de tentar fazer com que a criança coma a fruta ou a verdura crua, é interessante coloca-las em outros tipos de pratos. Por exemplo, os pais podem optar pela produção de um bolo de cenoura ou mesmo, por um suco. Essas são opções que agradarão a criança. Além disso, realizar pratos saborosos e diversificados ajuda a aguçar o paladar infantil.
  • Sempre que possível, faça pratos lúdicos – A hora das refeições não deve ser desagradável. Tente torna-la um momento divertido e prazeroso. Para que isso funcione, monte pratos coloridos, com desenhos ou formas diferentes. Essa atitude pode ajudar a chamar a atenção do pequeno, fazendo com que ele fique ansioso para a hora do almoço e do jantar.
  • Faça com que a criança participe da preparação da comida– os pais podem introduzir a criança no mudo dos alimentos, de forma que elas sintam interesse. Na hora de ir à feira, tente explicar sobre cada alimento que está adquirindo. Além disso, dê funções ao pequeno durante a preparação dos alimentos, como por exemplo, misturar o tempero da salada.

    Os pais devem conversar e explicar aos filhos a importância dos alimentos. (Foto: divulgação)

Muitos pais possuem dificuldade em fazer os filhos comerem de tudo. Uma das principais dicas é fazer com que as crianças entendam a importância de ter uma dieta balanceada e equilibrada. Após as explicações, elas se tornarão crianças sadias e compreensivas.

Saiba como fazer as crianças comerem legumes.

Recomendado para você

Beleza

Unhas Decoradas 2017

Bem Estar

Tapetes para Sala

Bem Estar

Como Remover Manchas de Roupas

Bem Estar

Decolar Passagens Aéreas Promocionais 2017

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *