Menu

Criança

Atualizado em 29 de março de 2012, às 11:27 por Editorial MDT
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Como falar com os filhos sobre a separação

A sinceridade é o item mais importante na hora de conversar com os filhos sobre a separação.
416574 Como falar com os filhos sobre a separação 1 Como falar com os filhos sobre a separaçãoExplique com calma sobre a separação de vocês para o seu filho. (Foto: Divulgação)

O divórcio pode ser muito doloroso para os cônjuges. Porém, há pessoas que podem sofrer ainda mais com o fim de um casamento: os filhos, que se sentem desamparados e desprotegidos nesse momento tão delicado. Portanto, saiba como falar com os seus filhos sobre a separação para não lhes causar tanta dor e sofrimento.

Se os seus filhos forem pequenos, a tarefa pode ser um pouco mais complicada, pois eles poderão não compreender o que está acontecendo. Afinal, estão acostumados a terem a sua mãe e o seu pai todos os dias em casa para almoçarem, jantarem e colocarem-nos para dormir. Então, de um dia para o outro, só encontram a sua mãe pelos corredores e cômodos da casa. Com o tempo, eles começam a questionar a ausência do pai e é preciso esclarecer-lhes a dúvida.

Para que isso não aconteça, a conversa deve acontecer antes de um dos pais deixar a casa. Assim que vocês resolverem se separar, sentem-se com os seus filhos e conversem abertamente com eles. No entanto, se ainda forem pequenos, explique de modo facilitado, dizendo-lhes que papai e mamãe não morarão na mesma casa, mas que eles são grandes sortudos, já que terão dois lares e poderão passear bastante.

416574 Como falar com os filhos sobre a separação 2 Como falar com os filhos sobre a separaçãoFale sobre a separação com o seu filho antes que um dos cônjuges deixe a casa. (Foto: Divulgação)

Contudo, se os seus filhos forem maiores, ou seja, adolescentes, a conversa poderá ficar mais fácil ou mais difícil, dependendo do gênio deles e da relação familiar entre vocês. Com eles, é possível falar honestamente sobre os motivos que os levaram à separação. Aliás, eles já devem ter percebido que não havia mais como vocês ficarem juntos. No final, deixe-os falar sobre o que acham sobre o assunto, porque eles também fazem parte da família. Além disso, diga-lhes que eles podem escolher com quem viver e quando vão querer visitar o pai ou a mãe.

416574 Como falar com os filhos sobre a separação 3 Como falar com os filhos sobre a separaçãoCom os adolescentes, a conversa deve ser mais honesta, pois eles já entendem o que acontece. (Foto: Divulgação)

Para falar com os seus filhos sobre a separação, a melhor postura a ser tomada é a da sinceridade, pois eles têm o direito de saber o que está acontecendo, porque essa decisão envolve também a vida deles. Por isso, respire fundo e encare os seus filhos para ter uma conversa bem honesta com eles.

 

 

 

 

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.