Search

Como falar com os filhos sobre a separação

A sinceridade é o item mais importante na hora de conversar com os filhos sobre a separação.
Google plus

Explique com calma sobre a separação de vocês para o seu filho. (Foto: Divulgação)

O divórcio pode ser muito doloroso para os cônjuges. Porém, há pessoas que podem sofrer ainda mais com o fim de um casamento: os filhos, que se sentem desamparados e desprotegidos nesse momento tão delicado. Portanto, saiba como falar com os seus filhos sobre a separação para não lhes causar tanta dor e sofrimento.

Se os seus filhos forem pequenos, a tarefa pode ser um pouco mais complicada, pois eles poderão não compreender o que está acontecendo. Afinal, estão acostumados a terem a sua mãe e o seu pai todos os dias em casa para almoçarem, jantarem e colocarem-nos para dormir. Então, de um dia para o outro, só encontram a sua mãe pelos corredores e cômodos da casa. Com o tempo, eles começam a questionar a ausência do pai e é preciso esclarecer-lhes a dúvida.

Para que isso não aconteça, a conversa deve acontecer antes de um dos pais deixar a casa. Assim que vocês resolverem se separar, sentem-se com os seus filhos e conversem abertamente com eles. No entanto, se ainda forem pequenos, explique de modo facilitado, dizendo-lhes que papai e mamãe não morarão na mesma casa, mas que eles são grandes sortudos, já que terão dois lares e poderão passear bastante.

Fale sobre a separação com o seu filho antes que um dos cônjuges deixe a casa. (Foto: Divulgação)

Contudo, se os seus filhos forem maiores, ou seja, adolescentes, a conversa poderá ficar mais fácil ou mais difícil, dependendo do gênio deles e da relação familiar entre vocês. Com eles, é possível falar honestamente sobre os motivos que os levaram à separação. Aliás, eles já devem ter percebido que não havia mais como vocês ficarem juntos. No final, deixe-os falar sobre o que acham sobre o assunto, porque eles também fazem parte da família. Além disso, diga-lhes que eles podem escolher com quem viver e quando vão querer visitar o pai ou a mãe.

Com os adolescentes, a conversa deve ser mais honesta, pois eles já entendem o que acontece. (Foto: Divulgação)

Para falar com os seus filhos sobre a separação, a melhor postura a ser tomada é a da sinceridade, pois eles têm o direito de saber o que está acontecendo, porque essa decisão envolve também a vida deles. Por isso, respire fundo e encare os seus filhos para ter uma conversa bem honesta com eles.

 

 

 

 


Google plus


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top