Search

Como Evitar o Efeito Sanfona | Como Manter o Peso após uma Dieta

Descubra como combater o efeito sanfona com medidas simples e eficazes.
Google plus

Descubra como evitar o efeito sanfona | como manter o peso após uma dieta. Nessa matéria, iremos esclarecer algumas dúvidas sobre emagrecimento e dar dicas para que você consiga emagrecer sem sofrimento. Muitas pessoas optam por cardápios restritivos para conseguir perder peso, mas nem sempre esse é o melhor caminho para obter resultados efetivos.

Como Evitar o Efeito Sanfona Como Manter o Peso após uma Dieta. Foto: Ilustrativa

O efeito sanfona, para quem não sabe, é o eterno “engorda e emagrece”, vivido por grande parte das pessoas. Ele se manifesta quando a perda de peso resulta de uma dieta radical, ou seja, que elimina os quilinhos indesejados, mas não garante saúde ou resultados a longo prazo.

Hoje muitas pessoas são influenciadas por milhares formas de emagrecer, os tipos de dietas são dos mais variados: dieta da sopa, dieta da lua, dieta das frutas, dieta das proteínas, dentre outras. Sem contar os outros meios que as pessoas buscam para emagrecer como o uso de laxantes, diuréticos, remédios para emagrecer, etc. São muitas as opções para perder peso, seja elas boas ou ruins para saúde.

Leia mais: Dicas para evitar efeito sanfona

O difícil não é perder peso é sim manter a alimentação que adotamos na dieta. Posso falar por experiência própria, muitas vezes voltei a engordar pois não mantive a alimentação que tinha quando fazia a dieta, o que obtive foi apenas um emagrecimento a curto prazo.

Como Evitar o Efeito Sanfona | Como Manter o Peso após uma Dieta

O efeito sanfona é o eterno engorda-emagrece-engorda. Foto: Ilustrativa

Após tantas transformações no seu corpo, com subidas e descidas de peso, o organismo cria uma resistência maior para emagrecer, tornando assim mais difícil alcançar o peso desejado e manter este peso.

O primordial para sair do efeito sanfona é esquecer desde já as dietas que vem adotando até o momento, se não deu certo até agora, porque daria daqui pra frente?

A ideia é manter uma alimentação equilibrada e que possa segui-la pelo resto de sua vida. Os benefícios são muitos, desde células que exercem suas funções corretamente, até a prevenção de algumas doenças. Porém não será do dia para noite que ficará magro como deseja, a disciplina e força de vontade serão peças fundamentais para alcançar o peso ideal.

Saiba mais: Mitos e verdades sobre o efeito sanfona

Separamos algumas dicas de como evitar o efeito sanfona | como manter o peso após uma dieta. Confira:

Distinga sua massa corporal

Quando se perde muito peso, além da gordura, perde-se também massa muscular, por esse motivo é importante então saber o que é massa gorda e o que é massa magra em seu corpo, deixando de ter a ilusão de estar mais gordo ou mais magro.

Controle o quanto você emagrece

É muito importante ficar atento à balança. Foto: Ilustrativa

Cada pessoa possui um organismo que reage de forma diferente do outro, mas de uma forma geral é indicado que uma pessoa não perca mais de 10 % do seu peso ao mês, evitando que o regime não fique descontrolado.

Não acredite em dietas milagrosas

Não caia nessa de dietas milagrosas, mesmo que consiga emagrecer em pouco tempo é provável que volte a engordar tudo que não comeu durante a dieta.

Leve seu regime como reeducação alimentar

Aposte da reeducação alimentar. Foto: Ilustrativa

Leve a sério desde o começo em transformar seu regime em uma reeducação alimentar aliada de atividade física. O motivo é que depois que terminar o regime saberá como comer, sem pular refeições e ainda sentira prazer em praticar exercícios físicos.

Não tome remédios sem prescrição médica

Tome remédios para emagrecer somente se for indicado por um profissional, caso contrário você corre grandes riscos de voltar a engordar tudo novamente.

Veja também: Celebridades que sofrem com o efeito sanfona

Gostou das dicas de como evitar o efeito sanfona | como manter o peso após uma dieta? Tem outra sugestão para emagrecer com saúde? Deixe sua experiência para todos os leitores do blog, compartilhe sua opinião conosco. No mais, continue acompanhando as publicações, pois temos muitas outras dicas para perder peso com saúde.

 


Google plus


Este artigo possui 25 comentários

  1. FixolaS.com
    Publicado em 30/07/2008 às 7:46 PM [+]

    Como Evitar o Efeito Sanfona | Como Manter o Peso após uma Dieta…

    Nada mais desanimador é ver seu corpo ficando acima do peso logo depois de fazer um regime e lembrar que terá que emagrecer tudo novamente….

  2. mundodastribos no diHITT
    Publicado em 30/07/2008 às 7:47 PM [+]

    Como Evitar o Efeito Sanfona | Como Manter o Peso após uma Dieta…

    Nada mais desanimador é ver seu corpo ficando acima do peso logo depois de fazer um regime e lembrar que terá que emagrecer tudo novamente….

  3. Paulo via Rec6
    Publicado em 30/07/2008 às 7:48 PM [+]

    Como Evitar o Efeito Sanfona | Como Manter o Peso após uma Dieta…

    Nada mais desanimador é ver seu corpo ficando acima do peso logo depois de fazer um regime e lembrar que terá que emagrecer tudo novamente….

  4. Dicas para não Engordar no Inverno
    Publicado em 30/07/2008 às 9:33 PM [+]

    […] a dica do último artigo Como Evitar o Efeito Sanfona este artigo serve como complemento dando dicas para não engordar no Inverno, coisa que deixa muita […]

  5. vanessa f.
    Publicado em 03/12/2008 às 4:36 PM [+]

    pois é, eu já passei por isso. fiz uma dieta acompanhada por medicamentos,mas quando o tratamento terminou voltei a engoradar tudo de novo e o pior que foi em um curto espaço de tempo, sendo que atualmente estou com o dobro de peso .

  6. Marinara
    Publicado em 06/03/2009 às 5:28 PM [+]

    É sacrificante,mas ao mesmo tempo gratificante insistir na dieta combinando os exercícios físicos.
    Além de evitar a flacidez, ganha-se condicionamento físico e maior queima de gordura.
    Os resultados são mais visíveis e sem risco para a saúde.
    No tempo certo, respeitando o organismo de cada indivíduo.
    Dietas rápidas e milagrosas são sempre um resultado mais tarde de recuperação de peso.

  7. LUCILENE
    Publicado em 22/08/2009 às 12:57 PM [+]

    Ola também já passei pelo efeito sanfona ! tenho 25 anos e no revi Lion de 2008 para 2009 pesava 89 kg e fiz uma promessa a me e meu namorado que hoje e meu esposo que em 2009 emagreceria sem dietas malucas pra nunca mas voltar a engordar, enfim hoje 7 meses após a promessa estou pesando 77 kg são 12 kg a menos tudo graças a minha força de vontade e a reeducação alimentar adotei em minha alimentação frutas,verdura,legumes,grãos muitos deles q nunca tinha ouvido falar como a linhaça hoje como de tudo um pouco sem exageros não passo fome os alimentos naturais sustentam mas,comprei uma esteira faço de 30 a 40 minutos diários de caminhada tudo isso em minha vida virou habito e não obrigação me sinto renovada a cada alimentação, são hábitos simples e gostosos que pode mudar nossas vidas os resultados são devagar mas prazerosos por que sempre ficara a certeza que cada caloria queimada na esteira e cada coxinha que deixei de comer pela a banana e a maça será 12 kg a menos em mas 7 meses.
    Meu objetivo chegar aos 60 kg!!

  8. Crisley
    Publicado em 15/10/2009 às 4:42 PM [+]

    Oi pessoal! Infelizmente passei por esse efeito. O problema é que além de engordar tudo de novo fiquei flácida e cheia de estrias. Me senti mal por não ter alcançado meu objetivo realmente. Mas caí na real que dietas milagrosas não dão certo, é apenas ilusão.

  9. daniela
    Publicado em 20/10/2009 às 5:42 PM [+]

    Olá estou fazendo dieta a 3 meses parecida com a da lucilene e garanto da resultado, comprei uma esteira tambem e faço 30 minutos diario e já pedi 7 kilos pesava antes da dieta 71.5 e hoje estou com 63.2 estou muito contente e meu objetivo é 60. O duro é manter a dieta balanceada pois amo doce, salgados, tortas, em fim massa!
    bjos

  10. Luciane
    Publicado em 03/01/2010 às 10:14 AM [+]

    Fui ao ginecologista e disse a médica que queria engravidar, a mesma achou melhor eu emagrecer antes e me deu 2 cx de Slenfig 15mg, eu peso 72 kg e pretendo ficar com 64 kg. O meu medo é emagrecer demais, eu queria mesmo era só perder um pouco a barriguinha pq o resto do meu corpo me agrada, mas o certo deve ser emagrecer por um todo. E agora tomo ou não tomo?

  11. Renata
    Publicado em 14/01/2010 às 9:20 AM [+]

    Engravidei e tive um grave problema comia tudo pensando que era pro nenem porém meu peso anterior era de 58kg assim q ganhei meu filho passei para os 79kg ja nem me reconhecia comecei a fazer dietas e tomar remedios por mim mesma só consegui um grave problema de pressão alta e coração, agora melhorei mais fasso conciente ai voltei aos 62kg porém parei de tomar remedio em dois meses fui para os 72kg agora to fazendo de tudo conciente para chegar aos 60kg pois quero engravidar. porém não consigo fazer esteria e comprei uma e não anda, não consigo parar de comer doces tudo quero comer tenho uma anciedade violenta o que faço?

  12. Sérgio Augusto
    Publicado em 31/03/2010 às 11:13 PM [+]

    Acho que vocês criam um bicho de 7 cabeças quando se trata de perda de peso, eu já pesei 98 quilos e perdi 26 em 3 meses, mantenho meu peso a um ano, e não parei de comer o que comia antes, nem mesmo diminui a quantidade, despois que emagreci, voltei a comer normalmente e mantenho meus 72 quilos sem sacrifício. O que fiz para emagrecer? Não fiz caminhada/cooper, não fiz academia/natação, não pratiquei esportes. Apenas tomei em média 14 litros de água gelada por dia, respeitando 1 hora antes e 2 horas depois de qualquer refeição, sem tomar qualquer líquido durante essas 3 horas. Depois disso, qualquer refrigerante, suco, leite, e outras bebidas consideradas gordurosas eram bem-vindas, geladas claro. Assim o organismo precisava queimar calorias para manter o corpo quente; não bebia durante as refeições porquê impede o funcionamento correto do sistema digestório que produz saliva para o melhor digerimento do alimento, para que os nutrientes dos alimentos fossem absorvidos pelo organismo. Quando se toma algo durante, antes, ou logo após uma refeição, a saliva produzida não é suficiente e o alimento termina virando gordura, mesmo que seja rico em nutrientes. Também foi muito importante para mim não deitar após as refeições, esperar pelo menos 1 hora e meia, sentado, ou em pé, e aí sim eu estava liberado para deitar. Mas cuidado, perder muito peso muito rápido te deixa com couro de sobra, e os ombros ficam caidos. Há quatro meses faço natação, o problema dos ombros e do couro dos mamilos sobrando foi resolvido, só falta agora a academia para ganhar músculos e definir a barriga. Até mais, espero ter ajudado! =)

  13. mabel
    Publicado em 17/11/2010 às 6:49 PM [+]

    Por muitas vezes emagreci e voltei a engordar, sofro de compulsão e a cada nova recaída mais desanimada eu fico. já fiz a dieta dos vigilantes do peso e emagreci 25kg, fiquei com a autoestima elevada, mas logo comecei a engordar de novo e novamente estou na busca do meu ideal, não a magreza extrema, mas sim o olhar-se no espelho e gostar do que vê.

  14. poly
    Publicado em 02/05/2011 às 2:06 PM [+]

    já fiz varias dietas, tomava até vinagre,laxantes e quase desenvolvi uma um problema estomacal…depois de muitas loucuras resolvi fazer uma reeducação alimentar…só como de 3 em 3 horas e tomo 1 l de chá verde durante o dia, além de fazer 30min de dança( por dia 6 vezes por semana)…assim consegui perder 2 kg em apenas uma semana.O que está me motivando ainda mais…como tudo que gosto ( com moderação claro! ) tomo o chá verde que também é ótimo para evitar doenças além de me dar bastante disposição ( e cá pra nós… é uma delicia )e gasto energia dançando ( oque é muito divertido! )…sem restrições mais com responsabilidade e bom senso agente chega lá!
    Boa sorte meninas!!!

  15. lana
    Publicado em 03/05/2011 às 12:13 AM [+]

    eu ja emagreciii 8 vezes e voltei tudo ,peso 78 , tenho 1,70 , 18 anos sempre chego aos 65 e volto tudo de novo

  16. val
    Publicado em 22/01/2012 às 2:47 PM [+]

    Eu já tentei emagrecer várias vezes, já consegui, de uma forma muito estranha, eu passei 3 dias fazendo alguns exercicios físicos, bebia muita agua, comia menos da metade que o normal , a maioria era salada um pedaço de carne pequeno e uma colher de arroz, só! depois eu tive uma festa de aniversário num clube e depois eu fui dormir na casa dela, como eu era convidada, e nao queria encomodar, eu nao ia comer + do que a aniversariante, portanto, comi a mesma quantidade de comid que ela comia, tanto no aniversario quanto no dia seguinte, e eu emagreci 2 kg em 1 DIA!!mas ainda nao tinha chegado a minha meta, e depois de uma semana eu engordei!=( a dieta que eu vou seguir agora vai ser levantamento de peso por 1 hora por dia, vou beber muita agua, e comer pouca coisa e o que for comer seja saudavel!
    Vcs acham que somente o levantamento de peso vai ajudar??? quero emagrecer 5 ou 4 kgs em + ou – 1 mês!!!! Me respondam, Acham que vai dar certo?????????/!

  17. val
    Publicado em 22/01/2012 às 2:50 PM [+]

    AH GENTE, outra coisa, o peso seria de 1 kilo ou 2! qual vcs acham melhor ??

  18. leidiane silva alves
    Publicado em 19/03/2012 às 5:40 PM [+]

    depois dos 17 anos comecei a ter problemas com meu peso, mas a mais ou menos cinco anos descidi emagrecer e temei medicamentos proibidos para emagrecer e realmente emagreci, fiquei linda, e agora que parei de usar o medicamento morro de medo de engordar, vivo de dieta e fiz também a dieta da sopa…preciso me controlar para emagrecer e me mantar magra para sempre

  19. Daniela
    Publicado em 23/03/2012 às 1:29 PM [+]

    Percebi que depois que iniciei a andar de bicicleta no mínimo 3 x por semana, comer menos pães, , no intervalo entre as principais refeições comer ou uma fruta ou um iogurte, comer mais frutas, verduras, carnes magras, evitar alimentos fritos, mas comer normal, sem exageros, venho mantendo o mesmo peso depois que emagreci o que queria. Não faço dietas, apenas, remodelei meu cardápio diário sem stress, como tudo saudável e na medida certa, sem exageros. Acho dieta perda de tempo, pois, é inevitável o efeito sanfona, porque a pessoa se cuida durante um tempo e depois volta a ser como era. Mantenha os mesmos hábtos sempre, para o resto da vida e o corpo agradece.

  20. ianca
    Publicado em 31/05/2012 às 9:21 PM [+]

    tenho 16 anos tenho de altura 1,69 e peso aproximadamente 88,00kg comecei uma dieta e perdi tres quilos mais depois engordei tudo novamente e mais ainda.estou muito triste pois todos ja começaram a falar q estou muito gorda e ñ sei mais o q fazer por favor me ajudem

  21. Sueli
    Publicado em 15/07/2012 às 1:09 PM [+]

    Temos várias dicas e dietas em nosso site, espero que você encontre uma que esteja de acordo com suas necessidades.

  22. sabrina alencar
    Publicado em 19/12/2012 às 2:04 PM [+]

    eu fiz um dieta super descontrolada,mas consegui,
    emagreci 26kl. tenho 13 anos e,1,55 de altura e 46 quilos..todos
    falam que já estou super magra e até se preocupam comigo.tenho medo de estar com disturbio alimentar pois tudo que como fico imaginando quantos quilos engordei e quantas calorias tem aquele alimento .evito ir á aniversários, restaurantes, shoppings , e etc.:pois se eu comer provavelmente irei engordar uns quilinhos… me ajudem por favor

    bjinhos!

  23. edilson sales
    Publicado em 09/01/2013 às 3:42 PM [+]

    passando por aqui, para dizer aos gordinhos que achei muito importante tudo que li, não é dificil emagrecer, nem tão pouco impossivel. pois eu pesava 85 kilos, e sempre mim senti mau quando ia vestir uma roupa e pricipalmente quando ia comprar, meu sonho era emagrecer, vi propagandas de remedios e dietas milagrosas, mas sempre tive medo. e tomei uma decisão, primeiro quero mim amar, respeiar meu organismo e deixar de ser inresponsavel comigo mesmo, vou comer só o nescessario e o que for bom para minha saude. elimeni : salgados , massas. refrigerantes. fritura, carnes gordurosas, açucar. excesso de comidas. passei a fazer meia hora de caminhada diaria. tonar nuita agua, e comer muita frutas legumes e verduras cruas. resultado em 3 messe. pedi 12 kilos, estou mimsentindo muito bem. parei de tomar remedio pra pressão, eliminei o colesterol e a trigriceride, minha glicose, estar com 82 que era 141 ja quase diabetico, e estou viciado em legumes e quando como muito mim sinta mal. não quero mas nunca passar pelo o que ja passei, ESTOU MIM SENTINDO MUITO BEM SEM PRECISAR DE DIETAS O REMEDIOS MILAGROSOS, e aconselho a quem quer perder uns kilinhos comece agora a de se da valor, comer bem não é comer muito, nada é impossivel quando agente quer. (sou edilson sales. tenho 39 anos, 1,57 de altura, antes 85 kilos agora 73. AMEM.

  24. luciene
    Publicado em 13/04/2013 às 2:06 PM [+]

    Até 2007, eu pesava 57 kg, a partir de 2008 comecei a engordar absurdamente,fui a nutricionista mas nao segui a dieta, vivia atrás de dietas malucas de revistas, mas nada dava certo.Ja tomei laxante, diversos tipos de chá, passei anos sem conseguir encarar a balança, até que percebir que pra conseguir emagrecer é necessario masi do que querer, é necessario uma mudança drastica na sua atitude em relação a comida, sua saúde e o que vc realmente quer, mudei minha alimentação pra valer, inclui frutas verduras e legumes na minha vida e estou emagrecendo com saúde, nunca mais quero voltar a situação que estava antes.meu objetivo é pesar novamente 57 kg, com luta, foco e muita fé chegarei lá.

  25. luciene
    Publicado em 03/10/2013 às 3:19 PM [+]

    eu vivo direto esse pesadelo,emagreço e engordo.
    quando sinto muito pesada fecho a boca e fico so no cha.
    dai consigo emagrecer mais depois engordo tudo denovo,falto comer ate as pedras.

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top