Você já conhece a Dieta do Carboidrato? Clique Aqui X

Menu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Como Evitar o Efeito Sanfona | Como Manter o Peso após uma Dieta

Descubra como combater o efeito sanfona com medidas simples e eficazes.
5 5 Votos 2 - Votar

Descubra como evitar o efeito sanfona | como manter o peso após uma dieta. Nessa matéria, iremos esclarecer algumas dúvidas sobre emagrecimento e dar dicas para que você consiga emagrecer sem sofrimento. Muitas pessoas optam por cardápios restritivos para conseguir perder peso, mas nem sempre esse é o melhor caminho para obter resultados efetivos.

1982 Como Evitar o Efeito Sanfona Como Manter o Peso após uma Dieta 5 Como Evitar o Efeito Sanfona | Como Manter o Peso após uma Dieta Como Evitar o Efeito Sanfona Como Manter o Peso após uma Dieta. Foto: Ilustrativa

O efeito sanfona, para quem não sabe, é o eterno “engorda e emagrece”, vivido por grande parte das pessoas. Ele se manifesta quando a perda de peso resulta de uma dieta radical, ou seja, que elimina os quilinhos indesejados, mas não garante saúde ou resultados a longo prazo.

Hoje muitas pessoas são influenciadas por milhares formas de emagrecer, os tipos de dietas são dos mais variados: dieta da sopa, dieta da lua, dieta das frutas, dieta das proteínas, dentre outras. Sem contar os outros meios que as pessoas buscam para emagrecer como o uso de laxantes, diuréticos, remédios para emagrecer, etc. São muitas as opções para perder peso, seja elas boas ou ruins para saúde.

Leia mais: Dicas para evitar efeito sanfona

O difícil não é perder peso é sim manter a alimentação que adotamos na dieta. Posso falar por experiência própria, muitas vezes voltei a engordar pois não mantive a alimentação que tinha quando fazia a dieta, o que obtive foi apenas um emagrecimento a curto prazo.

Como Evitar o Efeito Sanfona | Como Manter o Peso após uma Dieta

1982 Como Evitar o Efeito Sanfona Como Manter o Peso após uma Dieta 6 Como Evitar o Efeito Sanfona | Como Manter o Peso após uma Dieta O efeito sanfona é o eterno engorda-emagrece-engorda. Foto: Ilustrativa

Após tantas transformações no seu corpo, com subidas e descidas de peso, o organismo cria uma resistência maior para emagrecer, tornando assim mais difícil alcançar o peso desejado e manter este peso.

O primordial para sair do efeito sanfona é esquecer desde já as dietas que vem adotando até o momento, se não deu certo até agora, porque daria daqui pra frente?

A ideia é manter uma alimentação equilibrada e que possa segui-la pelo resto de sua vida. Os benefícios são muitos, desde células que exercem suas funções corretamente, até a prevenção de algumas doenças. Porém não será do dia para noite que ficará magro como deseja, a disciplina e força de vontade serão peças fundamentais para alcançar o peso ideal.

Saiba mais: Mitos e verdades sobre o efeito sanfona

Separamos algumas dicas de como evitar o efeito sanfona | como manter o peso após uma dieta. Confira:

Distinga sua massa corporal

Quando se perde muito peso, além da gordura, perde-se também massa muscular, por esse motivo é importante então saber o que é massa gorda e o que é massa magra em seu corpo, deixando de ter a ilusão de estar mais gordo ou mais magro.

Controle o quanto você emagrece

1982 Como Evitar o Efeito Sanfona Como Manter o Peso após uma Dieta 7 Como Evitar o Efeito Sanfona | Como Manter o Peso após uma Dieta É muito importante ficar atento à balança. Foto: Ilustrativa

Cada pessoa possui um organismo que reage de forma diferente do outro, mas de uma forma geral é indicado que uma pessoa não perca mais de 10 % do seu peso ao mês, evitando que o regime não fique descontrolado.

Não acredite em dietas milagrosas

Não caia nessa de dietas milagrosas, mesmo que consiga emagrecer em pouco tempo é provável que volte a engordar tudo que não comeu durante a dieta.

Leve seu regime como reeducação alimentar

1982 Como Evitar o Efeito Sanfona Como Manter o Peso após uma Dieta 8 Como Evitar o Efeito Sanfona | Como Manter o Peso após uma Dieta Aposte da reeducação alimentar. Foto: Ilustrativa

Leve a sério desde o começo em transformar seu regime em uma reeducação alimentar aliada de atividade física. O motivo é que depois que terminar o regime saberá como comer, sem pular refeições e ainda sentira prazer em praticar exercícios físicos.

Não tome remédios sem prescrição médica

Tome remédios para emagrecer somente se for indicado por um profissional, caso contrário você corre grandes riscos de voltar a engordar tudo novamente.

Veja também: Celebridades que sofrem com o efeito sanfona

Gostou das dicas de como evitar o efeito sanfona | como manter o peso após uma dieta? Tem outra sugestão para emagrecer com saúde? Deixe sua experiência para todos os leitores do blog, compartilhe sua opinião conosco. No mais, continue acompanhando as publicações, pois temos muitas outras dicas para perder peso com saúde.

 

Conteúdo avaliado com média:

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL