Menu

Serviços

Atualizado em 11 de novembro de 2013, às 14:30 por Andréia Bariani
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Como evitar golpes no cartão de crédito

Roubos por via eletrônica estão aumentando, a cada dia. Saiba como evitar golpes no cartão de crédito.

Têm aumentado, a cada dia, os casos de pessoas que sofreram algum tipo de golpe, via eletrônica. Os cartões de crédito são os campeões em fraudes e os criminosos estão cada vez mais criativos, em suas ações. Saiba como evitar golpes no cartão de crédito.

664887 Como evitar golpes no cartão de crédito.1 600x600 Como evitar golpes no cartão de créditoA clonagem do cartão é o tipo de golpe mais comum (Foto: Divulgação)

Tipos de golpe no cartão de crédito

Infelizmente, não se pode pensar que os locais de compra sejam realmente seguros. O golpe mais comum é o da clonagem do cartão de crédito. Ele pode ocorrer no próprio caixa eletrônico ou nas lojas onde o cliente usou o cartão. Existem quadrilhas, envolvendo estabelecimentos comerciais e instaladores dos famosos “chupa-cabras”.

Golpes no cartão de crédito pelo telefone já apareceram em inúmeras versões. Numa delas, o criminoso descobre dados do usuário de cartão, ligando para sua casa e fingindo ser um atendente do 0800 do banco do cliente. Basicamente, ele informa um desconto em valor alto na conta do cliente e diz a ele que, possivelmente, trata-se de uma clonagem. Se o cliente acreditar no criminoso, fornecendo-lhe dados da conta e do cartão, o golpe estará consumado.

664887 Como evitar golpes no cartão de crédito.2 600x600 Como evitar golpes no cartão de créditoO uso do cartão deve ser feito na presença do proprietário (Foto: Divulgação)

Nos caixas eletrônicos, também podem ser instalados os “chupa-cabras”. Ele é colocado na ranhura onde o cartão é inserido. Quando o cliente vai realizar qualquer operação, as trilhas magnéticas de seu cartão são gravadas pelo aparelho fraudulento. Em seguida, todos os dados são repassados para um outro sistema ou cartão.

Finalmente, sites de compras não idôneos podem aplicar golpes de cartão de crédito, durante o procedimento de vendas. O ideal é sempre desconfiar e procurar por lojas virtuais reconhecidas.

Cuidados para evitar golpes de cartão de crédito

É de extrema importância ter cuidados que evitam golpes de cartão de crédito. Ao realizar compras em estabelecimentos comerciais, especialmente os desconhecidos, nunca permita que o atendente leve seu cartão para longe de você. Toda a transação deve ser feita à vista do cliente. Caso a máquina trave seu cartão, tanto em lojas, quanto nos caixas eletrônicos, o ideal é cancelar a conta, imediatamente e, em seguida, comunicar-se imediatamente com o banco.

Ao usar a internet, o correto é não abrir e-mails estranhos. Não se deixe levar por promoções mirabolantes, promessas de prêmios, etc. Ao clicar nestes links, você estará permitindo a instalação de programas que roubam dados do seu computador. Mantenha, também, a atualização do seu antivírus.

664887 Como evitar golpes no cartão de crédito.3 600x600 Como evitar golpes no cartão de créditoDeve-se ter cuidado, ao realizar compras pela internet (Foto: Divulgação)

Caso receba qualquer ligação que trate de problemas em seu cartão ou em sua conta bancária, vá pessoalmente até seu banco e verifique se há, realmente, algo errado, resolvendo-o com os funcionários do banco. Não comunique seus dados a estranhos, em hipótese alguma.

Finalmente, o correto é não assinar o cartão de crédito. Assim, caso alguém faça uso indevido dele, tal pessoa não terá a possibilidade de falsificar a sua assinatura.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.