Menu

Brasil

Atualizado em 17 de agosto de 2011, às 21:00 por Isah Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Como Evitar Gafes Em Cerimônias Religiosas

247629 Como evitar gafes em cerimônias religiosas Como Evitar Gafes Em Cerimônias Religiosas

As cerimônias religiosas exigem certa disciplina com relação ao comportamento, afinal, não dá para ficar na igreja ou templo de qualquer jeito. As pessoas que desconhecem as normas básicas de etiqueta podem passar pelos famosos “micos” e se expor a momentos de constrangimento na frente dos outros convidados. Por isso é necessário tomar muito cuidado com a forma de se comportar numa celebração.

Qualquer evento religioso precisa ser levado mais a sério, exigindo na maioria das vezes um comportamento formal. Conversas paralelas e movimentos inapropriados são capazes de prejudicar a cerimônia religiosa e criar situações desagradáveis. Os casamentos realizados nas igrejas aparecem como principal tipo de cenário para as famosas gafes.

Os convidados de um casamento precisam reconhecer o papel “passivo” que possuem na cerimônia e não chamar atenção enquanto os noivos estão firmando votos de matrimônio. O bate-papo dentro da igreja deve ser evitado ao máximo, isso porque pode atrapalhar o discurso do padre. O ambiente também não é o local mais apropriado para piadinhas ou brincadeiras constrangedoras.

247629 Como evitar gafes em cerimônias religiosas 1 Como Evitar Gafes Em Cerimônias Religiosas

Levar crianças em cerimônias religiosas é sempre muito complicado, isso porque elas ficam impacientes e não possuem discernimento para respeitar o silêncio. Caso um bebê comece a chorar no meio da cerimônia, é recomendado se retirar do lugar discretamente para não atrapalhar o casamento. Os convidados devem evitar também a troca constante de lugares, afinal, isso cria uma movimentação desagradável dentro da igreja.

As gafes em casamentos se manifestam de diferentes maneiras e podem comprometer a proposta da cerimônia. Os convidados devem comparecer ao evento trajando roupas apropriadas, já que a imagem é tão importante na questão de etiqueta. O comportamento na igreja não envolve apenas a fala desmedida, mas também a postura – não dá para se acomodar no banco da igreja de qualquer jeito e interferir no espaço de outra pessoa.

As dicas para evitar gafes em cerimônias religiosas contribuem não só com os convidados, mas sim com os noivos, damas de honra e padrinhos que se destacam no casamento. Por isso o ensaio é fundamental para que o matrimônio aconteça de forma organizada, de acordo com as tradições e sem tumultos. Não é recomendado que a noiva atrase por muito tempo, isso costuma deixar os convidados irritados.

247629 Como evitar gafes em cerimônias religiosas 2 Como Evitar Gafes Em Cerimônias Religiosas

Nenhuma das madrinhas deve comparecer trajando um vestido preto, isso rompe um pouco com as expectativas de um casamento tradicional na igreja católica. Quanto à noiva, é fundamental que ela contenha e emoção do momento para não prejudicar o look. Gaguejar na hora de confirmar os dizeres do padre ou tropeçar na entrada da igreja também são algumas gafes que podem ser evitadas em casamento.

O cortejo de entrada e saída da igreja precisa ser montado de forma organizada e seguindo a ordem de distribuição adequada. A posição no altar precisa ser levada com seriedade e ensaiada com antecedência para que o altar não fique congestionado.

A festa em comemoração ao matrimônio exige um comportamento apropriado para conter as gafes. É importante que os noivos dêem atenção aos convidados, conversando e agradecendo os votos de felicidade. No andamento da festa é recomendado tomar cuidado para que algumas brincadeiras não se tornem constrangedora, como cortar a gravata do noivo.

O tumulto costuma ser grande na hora da noiva jogar o buquê, por isso é necessário que as mulheres estabeleçam uma disputa organizada para evitar confusão. É deselegante se descabelar ou perder a postura para arrematar o buquê.

Agora que você já sabe como evitar gafes em cerimônias religiosas, aproveite as sugestões.