Tecnologia

Como evitar ataques virtuais

Por Andre
Alguns cuidados simples podem evitar os roubos de seus dados através da internet

Uma pergunta que todo internauta diariamente se faz é: Será que estou seguro e protegido dos ataques virtuais? Se você tem o costume de tomar alguns cuidados básicos, como manter um antivírus atualizado em seu computador e evitar abrir as mensagens suspeitas, os riscos são bem menores.

Somente no Brasil, somos cerca de 80 milhões de usuários da internet, de acordo com as últimas estimativas, e se levarmos em conta o número de usuários conectados em todo o mundo, a conta é bem maior. Com tanta gente navegando e trocando arquivos e informações, incluindo transações bancárias e comerciais, os cibercriminosos, também conhecidos como hackers ou crackers, ficam de olho na rede, prontos para ataques virtuais.

Para evitar essas ações e ter os seus dados e informações caindo nas mãos de pessoas erradas ou mesmo ter o seu computador danificado por um arquivo malicioso, você precisa saber como evitar ataques virtuais, tomando alguns cuidados que vamos comentar a seguir.

Cuidados básicos

Nunca deixe de contar com antivírus, antispywares e firewall para proteger o seu computador

Para navegar com segurança, você deve saber como se proteger na internet. Uma das atitudes mais básicas que você pode tomar é não deixar de ter um software antivírus em seu computador, que deve ser atualizado diariamente, de preferência. Existem boas opções de antivírus gratuitos, como Avira, Avast e AVG.

Também é bom contar com um antispyware, aplicativo que protege a máquina contra a ação de spywares, cavalos de troia, trojans e worms, entre outros arquivos maliciosos, removendo-os. Boas opções gratuitas estão disponíveis, como Spyware Terminator e Spybot.

O firewall é outro aplicativo que não pode faltar em seu PC. Ele serve para filtrar todos os dados que saem do computador, dificultando as ações de hackers. Zone Alarm e Comodo são alguns dos firewalls gratuitos.

Além disso, não se esqueça de manter o seu sistema operacional sempre atualizado e de não abrir e-mails suspeitos, habilitando o filtro de antispam.

Proteja-se nas redes sociais

Tome cuidado ao expor fotos e informações pessoais nas redes sociais

Se você é adepto das redes sociais (Facebook, Orkut, Twitter, etc) tome cuidado ao divulgar fotos e informações pessoais, que podem servir como fonte para vários tipos de crimes.

Lembre-se também de não sair clicando em qualquer link que enviarem para o seu perfil, pois os cibercriminosos andam se aproveitando de assuntos populares para colocarem links maliciosos escondidos em mensagens e vídeos falsos.

Internet banking

Na hora das transações bancárias online, os cuidados devem ser redobrados

Para fugir das filas e ter uma maior comodidade, muita gente realiza as transações bancárias na internet. Se é o seu caso, só acesse o internet banking usando o seu próprio computador. Caso o banco forneça um aplicativo de segurança, instale-o na máquina.

Lembre-se de acessar o internet banking apenas pela página oficial do banco, tomando o cuidado de não clicar naqueles e-mails supostamente enviados pelas instituições bancárias (você pode até entrar em contato com eles por telefone e conferir a veracidade da mensagem).

Verifique ainda se a página possui criptografia e se usa o protocolo HTTPS (na barra de endereços).

Recomendado para você

Tecnologia

Como criar outra conta de Hotmail

Tecnologia

Simulador de Corte de Cabelo

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *