Search

Como estudar sozinho para concursos públicos

Seguindo um planejamento e sendo disciplinado, você pode conseguir atingir o objetivo de passar em um concurso público, mesmo estudando sozinho e em casa.
Google plus

Trabalhar em instituições públicas é o sonho de milhões de brasileiros, que a cada ano se inscrevem para concorrer às vagas de empregos oferecidas através de concursos públicos para todos os níveis de escolaridade, com ótimos salários e aquela estabilidade procurada por qualquer trabalhador.

Estudar sozinho também pode ser uma boa para garantir a sua vaga de emprego no setor público (Foto: Divulgação)

Na hora de se preparar para as provas de concursos, muitos candidatos se matriculam em cursinhos preparatórios, fazem aulas particulares ou participam de cursos online, enquanto outros preferem estudar sozinhos, seja por falta de dinheiro e tempo ou por outro motivo qualquer.

Fique atento: Concurso público: dicas para passar na prova

Para quem escolhe estudar sozinho para concursos públicos, é importante saber que uma boa dedicação aos estudos, persistência e planejamento são fundamentais para o sucesso e podem ajudar a obter um ótimo desempenho nas provas, aumentando as chances de ser aprovado.

Saiba mais: Como estudar atualidades – dicas

Organize o ambiente e o tempo de estudo

O local onde você vai estudar deve ser adequado e confortável, para evitar as distrações e o desânimo (Foto: Divulgação)

Para estudar sozinho, você deve se planejar, organizando o local que será usado para a leitura, que deve ter boa iluminação, ser silencioso e confortável. Além disso, separe alguns minutos (ou horas, dependendo da sua disposição) por dia para os estudos, e comece a seguir os horários rigorosamente, para criar uma certa disciplina.

Siga esse planejamento e não se esqueça de desligar o celular e a internet enquanto estiver estudando, agindo como se estivesse em uma sala de aula, pois eles podem atrapalhar a concentração.

Escolha um bom material didático

Assim como a dedicação, um bom material didático pode fazer a diferença para conseguir aquela vaga sonhada na carreira pública (Foto: Divulgação)

Para ter sucesso nas provas, leia o edital do concurso para o qual está se preparando, com especial atenção para as disciplinas e os conteúdos que serão cobrados. Tendo conhecimento sobre eles, procure materiais didáticos adequados, em livros e apostilas, e comece a estudar.

Não deixe de ficar atento também ao noticiário,lendo jornais e revistas,vendo os telejornais,ouvindo as rádios de notícias e acessando sites de notícias,pois ostemas de atualidadessempre caem nas provas.

Vídeo-aulas,palestras e resumos de matérias,disponibilizados gratuitamente em diversos sites,também podem ser bastante úteis para quem está estudando sozinho paraconcursos públicos.

Resolva provas anteriores e faça simulados

Teste o seu nível de aprendizado resolvendo provas anteriores e fazendo simulados(Foto:Divulgação)

Para testar o seu nível de conhecimento e treinar o tempo de resolução para cada questão,resolva asprovas anteriores do concursopara o qual está se preparando,pois elas dão uma boa ideia do que você poderá encontrar pela frente.Geralmente,elas ficam disponíveis no site da instituição ou na página da empresa que está organizando o processo seletivo.

Outra maneira de treinar é participando dossimuladosoferecidos por cursinhos preparatórios.Depois de conferir os resultados,reforce os estudos naquelas disciplinas cujas notas não tenham sido satisfatórias,mantendo o foco e a disciplina até a data da prova.


Google plus


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top