Como estudar para a prova do ENEM 2014

PUBLICIDADE

O calendário oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para o ano de 2014 já foi divulgado, com as inscrições sendo realizadas entre os dias 12 e 23 de maio e as provas acontecendo no mês de novembro, nos dias 8 e 9.

Muitos estudantes começam a se preparar para o ENEM com bastante antecedência (Foto: Divulgação)

Tendo isso em vista, muitas pessoas que já haviam começado a se preparar para o ENEM 2014 com bastante antecedência, agora passam a intensificar ainda mais os estudos, tendo o objetivo de alcançar um ótimo resultado, pois as notas do exame têm a capacidade de abrir inúmeras portas.

Mas para ter o sucesso almejado, é preciso saber como estudar para a prova do ENEM 2014. Para lhe ajudar nessa tarefa, preparamos algumas dicas, que podem ser bastante úteis tanto para quem está estudando sozinho, em casa, quanto para aqueles que ainda estão terminando o ensino médio ou fazendo um cursinho preparatório.

PUBLICIDADE

Pérolas do ENEM 2013

Como conseguir bolsas de estudo com o ENEM

Estudando para a prova do ENEM 2014

O estudante deve ficar atento às principais notícias do mundo, pois questões de atualidades são comuns no exame (Foto: Divulgação)

Como as provas do ENEM geralmente trazem várias questões sobre atualidades, o candidato precisa estar por dentro de tudo o que acontece no mundo, além de estudar os conteúdos das disciplinas citados no edital do exame.

Por esse motivo, é necessário criar o hábito de seguir o noticiário, seja pela TV, internet, rádio, jornal impresso ou revista, acompanhando fatos como julgamento do mensalão, acidentes em obras da Copa do Mundo, eleições 2014, manifestações, desastres naturais e tensão na Ucrânia, entre outros.

Além de se inteirar dos fatos, procure entendê-los e formar opinião sobre eles, pois assim ficará mais fácil resolver questões que exijam conhecimentos a respeito de tais fatos. E como esses assuntos podem cair na redação do ENEM, você já estaria bem preparado para redigir um bom texto.

Já no caso das disciplinas tradicionais, como Matemática, Geografia, Língua Portuguesa, etc, a dica é criar um cronograma de estudos, para que você não deixe de estudar nenhum dos temas que serão cobrados na prova. Mas esqueça a decoração de fórmulas, reforçando a sua capacidade de leitura e interpretação.

PUBLICIDADE

Mais dicas

Algo que também pode ajudar é resolver provas anteriores do ENEM e fazer simulados (Foto: Divulgação)

Outra estratégia interessante para estudar para a prova do ENEM diz respeito à redação. A melhor maneira de se preparar para ela é escrevendo redações para treinar (uma por semana já está bom). Escolha temas atuais e que podem estar entre os exigidos e escreva sobre eles.

Ao final, peça a amigos e familiares para lerem e opinarem sobre os textos (caso não conheça nenhum professor) e não se esqueça de usar papel e caneta, simulando as mesmas condições que irá encontrar no dia da prova.

Além disso, você também deve fazer simulados e resolver provas antigas do ENEM, para ir se familiarizando com o tipo de questão do exame e verificar o seu nível de aprendizado.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.