Menu

Concursos

Atualizado em 5 de fevereiro de 2013, às 16:05 por Élida Santos
Você está em: MundoDasTribos > Como estudar leis para concurso público: dicas

Leia o edital atentamente e busque entender a matéria que deve ser estudada, depois crie uma rotina de estudos.
418380 Como estudar leis para concurso p%C3%BAblico dicas1 Como estudar leis para concurso público: dicasCrie uma rotina de estudos (Foto: Divulgação)

Um cargo público é o sonho de muitas pessoas, o problema é que além da concorrência ser grande, algumas avaliações cobram conhecimentos específicos em assuntos que muitas vezes os “concurseiros” nunca viram na vida. O direito constitucional e o direito administrativo são dois dos temas complexos que deixam os candidatos nervosos só de pensar em estudar para o teste.

Essas disciplinas estão presentes em diversos processos de seleção de concursos públicos. Isso acontece porque esses assuntos são essenciais para que os futuros servidores públicos comecem a entender melhor suas funções. Além disso, as leis que são temas de avaliações não ajudam apenas as pessoas a serem aprovadas, mas, servem também para que o cidadão saiba como se portar em sociedade.

418380 Como estudar leis para concurso p%C3%BAblico dicas2 Como estudar leis para concurso público: dicasOpte por livros e apostilas específicos para "concurseiros" (Foto: Divulgação)

Após ler a determinações do edital do concurso é hora de criar uma rotina de estudos. Separe um horário do dia para se dedicar a leitura e  exercícios que possam te ajudar a compreender a lei. Como a linguagem dos livros da faculdade de Direito é bastante técnica, o ideal é procurar entender as linhas gerais da matéria antes de começar a ler qualquer material, além disso, quando estiver pronto para começar a estudar, procure apostilas e resenhas específicas para os concursos públicos, que tratem o tem com mais simplicidade, indo direto ao ponto.

418380 Como estudar leis para concurso p%C3%BAblico dicas3 Como estudar leis para concurso público: dicasFaça simulados e provas que foram aplicadas em concursos parecidos (Foto: Divulgação)

Algumas pessoas criam grupos para estudar, o que é muito válido. Chamar os amigos que sabem mais sobre um determinado assunto ligado a lei para ajudar ao fazer uma revisão, também é uma boa alternativa. Se achar melhor, contrate um professor particular, que pode ser um advogado que entenda do assunto.

Para finalizar o processo de estudos das leis, tente resolver avaliações anteriores do concurso em questão. Foque nas disciplinas de Direito, lendo com bastante atenção, mais de uma vez, se for necessário, a mesma questão. Dessa maneira você conseguirá assimilar o que conseguiu absorver e confrontar com o que vai realmente cair na avaliação, possivelmente. Se verificar que tem muitas dúvidas, retome a rotina de estudos e tente resolver novamente as questões.