Menu

Concursos

Atualizado em 26 de outubro de 2012, às 9:21 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Como estudar Direito para concursos

Confira algumas orientações para estudar o conteúdo jurídico que costuma ser cobrado nos principais concursos.

Ser aprovado em um concurso é o sonho de muitas pessoas, afinal, o cargo de servidor público garante estabilidade e um bom salário. Entretanto, para passar pelo processo seletivo, é necessário manter o foco nos estudos e se empenhar para superar a concorrência.

533154 Como estudar Direito para concursos 2 Como estudar Direito para concursosO desafio de estudar leis para concurso pode assustar a princípio. (Foto:Divulgação)

Alguns concursos representam grandes oportunidades para a carreira e desenvolvimento profissional, por isso cada vaga é muito disputada. Determinadas provas para cargos públicos chegam a ser mais difíceis do que vestibulares, por isso é importante que o candidato tenha empenho, dedicação e força de vontade.

Saiba mais: 10 dicas para estudar para concurso público

Conhecimentos jurídicos nos concursos

Os principais concursos brasileiros costumam cobrar conhecimentos sobre leis em algumas questões. No entanto, como muitos candidatos não fazem Direito e nem aprenderam o conteúdo no colégio, eles acabam ficando sem saber como proceder para estudar o teor jurídico.

As disciplinas relacionadas à área de Direito são normalmente cobradas em concursos para verificar se o candidato tem plena clareza sobre a função que deseja assumir ou setor público no qual pretende trabalhar. Nos editais, o direito constitucional e o direito administrativo são as vertentes de conhecimentos jurídicos que aparecem com mais frequência.

Dicas para estudar Direito para concurso

533154 Como estudar Direito para concursos Como estudar Direito para concursosÉ importante se organizar e se dedicar para absorver o máximo de conhecimento. (Foto:Divulgação)

Estudar Direito para concurso é um desafio parecido com qualquer outro assunto completamente novo, que precisa ser estudado na escola ou faculdade. As pessoas temem o conteúdo jurídico porque ele é exaustivamente teórico e difícil de aplicar, mas o aprendizado não deve ser encarado como um monstro de sete cabeças.

1. Uma nova experiência
O primeiro passo para conseguir estudar é não assumir uma postura negativa diante da necessidade de aprender algo novo. Também é importante dar início aos estudos antes mesmo de sair o edital do concurso, pois quanto mais tempo de preparo, melhor.

2. Material de estudo
Nada de comprar materiais específicos do curso de Direito, pois a abordagem da legislação é extremamente complexa. A melhor forma de estudar é através de apostilas para concursos, que utilizam uma linguagem mais simples e direta para abordar os conhecimentos jurídicos.

3. Tenha as leis
Por mais que as apostilas façam um apanhado geral, é importante que o estudante imprima os códigos e leis que serão cobrados no concurso para fazer consultas. Para facilitar o manuseio dos papéis, procure encadernar a legislação.

4. Dificuldades
Em casos de dificuldades para compreender a linguagem jurídica, é importante buscar outros materiais de apoio e até mesmo assistir aulas pela internet. Antes de ler as leis na íntegra, é importante entender as linhas gerais e os pontos relevantes do conteúdo.

533154 Como estudar Direito para concursos 1 Como estudar Direito para concursosAo estudar, faça as questões de provas anteriores. (Foto:Divulgação)

5. Provas anteriores
Depois de estudar as leis, a pessoa deve testar os seus conhecimentos realizando provas anteriores do concurso vai prestar. Lembre-se de que as questões de Direito devem ser resolvidas sempre por último. Esta etapa de estudo é muito importante para diagnosticar novas dificuldades e até mesmo pontos que ainda não foram estudados.

6. Atenção ao edital
Logo em que o edital sair, é importante tomar notas de todos os tópicos do conteúdo programático. Desta forma, fica fácil descobrir os assuntos que serão cobrados na prova e que ainda não foram aprofundados.

7. Os tópicos mais cobrados
Direito constitucional: princípios fundamentais (art. 1º ao 4º), direitos e garantias fundamentais (art. 5º), direitos sociais (art.6º ao 11º). Os temas podem variar, de acordo com a área do concurso.

Direito Administrativo: artigos 37 a 41 da Constituição, princípios e organização da administração pública, atos administrativos, lei 8.112/90, lei 8.666/93, etc.

Veja também: Aplicativos para estudar para concursos

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.