Menu

Comportamento

Atualizado em 19 de abril de 2012, às 8:51 por Dany
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Como esquecer as mágoas: dicas

Perdoar é o grande segredo, a decisão de deixar o que ocorreu para trás e pensar no próprio futuro.
430429 como esquecer as magoas dicas Como esquecer as mágoas: dicasMágoas nos prendem a quem nos magoou, punindo mais a nós que ao outro

Não existe quem nunca tenha se magoado. Passar por momentos difíceis e acabar se decepcionando com alguém é natural da vida, mas a mágoa fica e muitas vezes acaba nos prendendo à pessoa que nos magoou de maneira negativa.

Mágoas são prejudiciais à saúde, seja física quanto mental, pois é carregar a pessoa atrelada a nós sem direito de se libertar, esquecendo todos os momentos felizes e se prendendo apenas a decepção, portanto é essencial para uma vida leve que aprendamos a lidar com os momentos ruins, esquecendo as mágoas para atingirmos a paz de espírito.

Se libertando do sentimento de mágoa

430429 como esquecer as magoas 1 Como esquecer as mágoas: dicasA decisão de perdoar é a chave para vencer a dor da mágoa

“O perdão é um catalisador que cria a ambiência necessária para uma nova partida, para um reinício.” A frase dita por Martin Luther King resume em poucas palavras a importância em se perdoar para que possamos seguir em frente.

Diferente do que muitos pensam, perdoar não significa esquecer, mas sim deixar para trás os pensamentos e sentimentos negativos que trazem angústia ao coração. Deixar algo para trás sem necessariamente ter que cair novamente no erro.

Negar o perdão é abraçar o sofrimento, se recusando a deixar a tristeza e a angústia. Mesmo que se diga que não é um processo fácil, o ato do perdão envolve decisão e não sentimento. A decisão de seguir em frente, de abandonar a dor e se ligar a esperança de que no futuro as experiências trazidas por cada decepção e cada problema sofrido resultem em  crescimento e força.

Quem aprende com os problemas acaba se tornando mais forte, sendo capaz de evitar que algo se repita.

Se abrindo para novas possibilidades

430429 como esquecer as magoas 2 Como esquecer as mágoas: dicasPerdoar é uma decisão, a decisão de se livrar do que lhe faz mal

Ao se livrar da mágoa, o mundo se abre de maneira impressionante para novas oportunidades e novos entendimentos. Talvez não haja um grande segredo para esquecer as mágoas, mas o maior deles pode ser a decisão interior de superar o sentimento de traição que ela traz. Cada pessoa deve se perguntar o que pode fazer para superar isso. É uma decisão pessoal, rumo a um objetivo.

Decepções surgem quando esperamos demais dos outros, algumas vezes mais do que nós mesmos seriamos capazes de fazer, então vale a pena pensar que cada um é diferente, que todos já falhamos com outras pessoas e levar em consideração que os outros uma hora ou outra irão falhar conosco. A imperfeição faz parte da humanidade, lidar com ela é importante para compreender que se somos magoados, também magoamos e que a mágoa não pune a quem te agrediu, mas apenas você mesmo. Entendendo que somos os mais prejudicados ao decidirmos não perdoar, poderemos então superar esta fase e nos focar apenas no futuro e sermos felizes.