Como escolher o melhor transporte escolar

PUBLICIDADE
O veículo escolar deve conter a inscrição "Escolar" na lateral e estar em perfeitas condições (Foto: Divulgação)

Se você não pode levar e buscar os seus filhos na escola por causa do seu horário de trabalho, uma boa opção é contratar um transporte escolar. Entretanto, na hora de contratar um, tenha certos cuidados, pois esse serviço é regulamentado judicialmente pela lei 10.154/86. Portanto, para que os seus filhos viagem em segurança, saiba como escolher o melhor transporte escolar para eles.

Os meios de transportes autorizados para fazerem esse serviço são as vans, os ônibus, as Kombis e as embarcações. Todos devem estar registrados no Detran como transporte escolar e, para tanto, têm de estar identificados externamente com uma faixa amarela e a inscrição “Escolar” em preto.

Assim como o veículo, o motorista também precisa estar matriculado no Detran ou na Capitania dos Portos como motorista de transporte escolar. Para tanto, ele deve ter idade superior a 21 anos, ter habilitação na categoria “D”, ter passado em exame psicotécnico específico para o transporte de alunos, possuir um curso de formação de condutor de transporte escolar e não ter cometido falta grave ou gravíssima nos últimos 12 meses.

PUBLICIDADE
Não se esqueça de verificar se a documentação do motorista está em ordem (Foto: Divulgação)

O veículo deve estar em perfeitas condições e conter cintos de segurança para todos os passageiros, uma grade separando as crianças do motor, um seguro contra acidentes, um registrador de velocidade e vistorias periódicas indicadas pelo Detran. Sempre deve haver uma pessoa capacitada para cuidar das crianças dentro do automóvel e ele precisa sair dele para acompanhá-las até o portão da escola. Do mesmo modo, ela tem que buscá-las no portão na hora de ir embora.

Todo veículo escolar deve ter uma pessoa que acompanhe as crianças até o portão da escola (Foto: Divulgação)

Se você não sabe onde encontrar um bom transporte escolar, peça por referências na escola dos seus filhos, para pais de alunos, no sindicato dos motoristas ou no Detran. Assim que verificar todos os itens mencionados, peça pelo contrato de serviço e só o assine se concordar com todas as cláusulas.

O transporte escolar deve ser escolhido com muito cuidado. Afinal, a segurança dos seus filhos depende dele. Por isso, não importa quanto tempo você decida para escolhê-lo, contanto que seja feito com muita responsabilidade e cautela.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.