Menu

Decoração

Atualizado em 23 de maio de 2011, às 21:00 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Como Escolher Quadros Para Casa Dicas

como escolher quadros para casa dicas Como Escolher Quadros Para Casa Dicas

Os quadros ainda são usados como elementos na hora de decorar, sendo responsáveis por acrescentar personalidade aos cômodos da casa. Na hora de escolher as obras de arte para ilustrar as paredes, é muito importante ter cuidado com as combinações e não optar por um quadro desproporcional ao ambiente decorado.

Decorar paredes com quadros é uma idéia considerada cafona por muitas pessoas, mas o fato é que esses elementos continuam se adaptando as novas tendências de decoração e não caíram no esquecimento. Quando usados da forma adequada, os quadros transformam os ambientes e deixam-nos mais charmosos do que nunca.

Não há uma lista de regras que deve ser seguidas ao usar quadros na decoração da casa, os moradores podem se sentir a vontade para fazer as combinações. No entanto, é importante pendurar os quadros nas paredes de um jeito harmônico, elegante e que não torne o visual dos ambientes cansativos.

como escolher quadros para casa dicas 1 Como Escolher Quadros Para Casa Dicas

Antes de elaborar o projeto de decoração, avalie qual destaque o quadro terá no cômodo. É preciso adaptá-lo a distribuição dos móveis para que não fique escondido ou muito forçado para visualização. A presença dos quadros nas paredes precisa ser natural, discreta e acima de tudo equilibrada. Para dar destacar uma obra de arte na sala de estar, por exemplo, escolha adicioná-la a parede com maior visibilidade.

Apesar de serem bonitos, os quadros de natureza morta não combinam com uma proposta de decoração contemporânea. Para atender as expectativas do estilo moderno, vale à pena investir em obras de arte abstratas, com molduras retangulares, quadradas e até mesmo redondas. Pinturas com efeitos ou que exploram formas geométricas sempre são capazes de enriquecer o visual de um espaço mais moderninho.

Na sala de estar, é comum o quadro ser pendurado na parede logo atrás do sofá, buscando sempre uma centralização. Ter simetria corresponde a um critério fundamental para alcançar os resultados esperados na sua decoração, ou seja, um efeito estético bonito e charmoso. Na dúvida como decorar as paredes com quadro, consulte um designer de interiores.

como escolher quadros para casa dicas 2 Como Escolher Quadros Para Casa Dicas

Na hora de posicionar o quadro num determinado ambiente, procure dar preferência a uma parede livre, ou seja, sem móveis encostados e que possam prejudicar o efeito da obra de arte no espaço. Os moradores podem até optar por um arranjo de quadros pendurados na parede, mas é necessário evitar os excessos e respeitar o alinhamento.

As pessoas costumam se mostrar indecisas e não sabem como escolher quadros para casa, desconhecem muitas vezes o fato da obra de arte ajudar a definir a atmosfera de um determinado ambiente. Em cada cômodo da residência os moradores precisam se preocupar com as ilustrações expressas no quarto e qual o seu posicionamento.

como escolher quadros para casa dicas 3 Como Escolher Quadros Para Casa Dicas

As dicas de decoração com quadro não param por aí, afinal, os moradores podem se sentir a vontade para fazer uma composição com várias obras de arte, horizontais e verticais, numa parede livre. Para não haver excessos na decoração, a composição com quadros é recomendada apenas para paredes lisas, ou seja, sem estampas.

Não é apenas a sala de estar que pode ser decorada com quadros, outros ambientes da casa também exploram a beleza das obras de arte, como corredores, hall de entrada e a sala de jantar. Tal aposta promete tornar os espaços mais receptivos e personalizados.

Além de ter o cuidado de distribuir os quadros num determinado cômodo, também é fundamental ter cuidados com as obras de artes expostas pela casa. Evite pendurar os quadros em lugares com concentração de umidade, isso prejudica a estrutura do artigo de decoração. Outro fator que merece atenção é a luz do sol, que quando incide diretamente no quadro é capaz de desbotá-lo.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.