Menu

Carros

Atualizado em 10 de fevereiro de 2012, às 19:05 por Andre Dias
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Como escolher o melhor óleo para o motor do seu carro

O óleo lubrificante é essencial para um bom funcionamento do motor do carro e deve ser trocado nos períodos indicados pelo fabricante.
392137 como escolher o melhor oleo para o motor do carro 1 Como escolher o melhor óleo para o motor do seu carroO óleo desempenha um papel fundamental no funcionamento do motor

O ritual é o mesmo em quase todos os lugares. Você para no posto de combustível, o frentista vem lhe atender, abastece o seu carro e logo em seguida faz a clássica pergunta: “Quer dar uma olhada no óleo?”. Você sabe para que serve essa tal olhada no óleo do motor? Ela serve para verificar o nível do óleo, que deve estar dentro dos padrões especificados pela montadora que produziu o seu carro. Caso contrário, podem surgir alguns problemas no motor.

Mas para manter o óleo em seu nível especificado, é preciso antes saber qual o melhor tipo de óleo para o motor do seu carro. A resposta para essa questão também é simples: o melhor óleo é aquele que está indicado no Manual do Proprietário, normalmente localizado na seção de manutenção. Como a questão já está resolvida, vamos aproveitar para conhecer um pouco mais sobre o óleo de motor, para que você não fique perdido em uma situação que precise trocar o lubrificante do propulsor com urgência.

A função do óleo é…

A função do óleo é colaborar para o melhor funcionamento do motor, evitando o atrito entre os diversos componentes móveis que atuam no interior do propulsor, além de atuar na eliminação de alguns resíduos da combustão e na retirada do calor das peças móveis, que é transferido para o sistema de refrigeração.

Ele deve manter a suas características de lubrificação sob quaisquer condições climáticas e formas de uso, mas com o decorrer do tempo, vai perdendo a sua viscosidade, fato que compromete o funcionamento do motor, aumentando o consumo de combustível e reduzindo a sua vida útil. Daí vem a necessidade da troca.

Quando trocar

392137 como escolher o melhor oleo para o motor do carro 4 Como escolher o melhor óleo para o motor do seu carroMedindo o nível do óleo

A troca do óleo deve acontecer de acordo com a quilometragem definida pelos fabricantes. Geralmente, a recomendação de troca é a cada 3.000 km ou 5.000 km rodados (dependendo do óleo, pode ser maior que isso). Para trocar no período correto, evitando problemas no motor, anote a quilometragem do carro no momento da troca. Depois, é só acompanhar o desenvolvimento e fazer a troca assim que chegar ao limite, lembrando de comprar um óleo da mesma marca.

Tipos de óleo

392137 como escolher o melhor oleo para o motor do carro 3 Como escolher o melhor óleo para o motor do seu carroÉ preciso usar sempre o mesmo tipo de óleo no motor, para não causar problemas

Existem três tipos de óleos, que basicamente se diferenciam em relação à viscosidade e ao desempenho.

- Óleo mineral

É o tipo de óleo mais encontrado no mercado, podendo ser usado em qualquer motor, independente do combustível e da cilindrada. Ele se destaca por adaptar a viscosidade conforme a temperatura de funcionamento do propulsor. Por outro lado, é o que tem a menor duração.

- Óleo semi-sintético

Indicado para motores com mais potência, esse tipo de lubrificante reúne componentes sintéticos e minerais. Tem como destaque a multiviscosidade e a sua durabilidade é média.

- Óleo sintético

Obtido a partir de reações químicas, o óleo sintético é o mais puro e também o que mantém a viscosidade por mais tempo. Indicados para os carros esportivos, de alto desempenho, ele é o de maior durabilidade e o que tem os preços mais elevados.

Conteúdo avaliado com média:

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.