Menu

Criança

Atualizado em 21 de março de 2012, às 12:11
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Como ensinar o filho a perder

Ensine o seu filho a perder de maneira lúdica, ou seja, através de jogos.
412267 Como ensinar o filho a perder 3 Como ensinar o filho a perderAs crianças precisam aprender a perder para enfrentarem a vida com dignidade. (Foto: Divulgação)

A vida não é feita somente de vitórias. Essa frase famosa é muito verdadeira, pois infelizmente, também temos que encarar algumas derrotas ao longo do nosso caminho. Porém, elas não representam que somos incompetentes, mas sim, que ainda temos o que aprender. Por isso, as crianças devem aprender a perder desde cedo, já que no futuro encontrarão derrotas pela sua estrada. Sendo assim, saiba como ensinar o seu filho a perder.

Os jogos de tabuleiro são a melhor maneira de fazer com que as crianças saibam que, para um ganhar, outro tem que perder. Portanto, introduza esses jogos no cotidiano do seu filho e faça com que ele brinque com os seus coleguinhas. Se ele se comportar mal ao perder, converse com ele, dizendo que é normal alguém perder o jogo e que, na próxima vez, ele poderá ser o vencedor. Como ele se esforçou e se divertiu, o jogo já foi bastante válido.

412267 Como ensinar o filho a perder 1 Como ensinar o filho a perderCom jogos de tabuleiro, as crianças aprendem cedo que para um vencer, outro tem que perder. (Foto: Divulgação)

Outro modo de ensinar a criança a perder é com o videogame. Mesmo que ele brinque sozinho, poderá jogar contra o computador e perder dele. Então, esse também é um modo de incentivar o seu filho a lutar e perseverar pelo que quer.

412267 Como ensinar o filho a perder 2 Como ensinar o filho a perderNo videogame também sempre há um perdedor. (Foto: Divulgação)

Quando a criança perde um jogo, a tendência dela é ficar frustrada e, por isso, ela não aceita a derrota. Desse modo, é muito importante expor para ela que é apenas um jogo e que, com um pouco mais de treino, ela conseguirá superar o seu oponente. Entretanto, diga-lhe que não é preciso ser tão duro e exigente consigo mesmo, pois o aprendizado vem aos poucos. Além do mais, o mais importante do jogo é competir, e não vencer.

No entanto, algo que não deve ser feito em hipótese alguma é entrar no jogo por ele. Afinal, se o jogo é dele, é ele que deve aprender a vencê-lo. Por outro lado, você pode ajudá-lo a treinar para que ele possa vencer os seus colegas.

Uma criança que não sabe perder geralmente torna-se um adulto intolerante e imaturo. Portanto, ensine o seu filho a perder desde cedo, pois quem encara a derrota com bom-humor e aprende com ela, torna-se uma pessoa persistente e lutadora, ou seja, apta para enfrentar qualquer situação que a vida lhe imponha e pronta para aceitar qualquer desafio.