Menu

Comportamento

Atualizado em 24 de outubro de 2013, às 10:10 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Como ensinar a criança a dividir

Durante a infância, as crianças não gostam de dividir os brinquedos. Saiba como ensinar a criança a dividir.

Não é maldade, muito menos, falta de educação, mas algumas crianças simplesmente tem dificuldade em compartilhar seus brinquedos, roupas e até mesmo, a atenção dos pais. No entanto, é muito fácil dos pais perceberem esse tipo de comportamento infantil. Em geral, isso pode ser percebido em festas de escola ou mesmo, durante uma reunião familiar. Isso porque muitas delas, utilizam a “manha”, para conseguir o que querem. Saiba como ensinar a criança a dividir.

661800 Muitas crianças tem dificuldade em dividir os brinquedos. Foto divulgação Como ensinar a criança a dividirMuitas crianças tem dificuldade em dividir os brinquedos. (Foto: divulgação)

O problema não está na educação dos filhos

De acordo com especialistas, quando uma criança não consegue dividiros brinquedos ou roupas, isso não é reflexo de erro na educação dos filhos. Na verdade, eles afirmam que, durante a primeira infância, a criança acredita que tudo a sua volta é somente dela, inclusive os pais. Dessa forma, emprestar algo a alguém, não é uma alternativa. Um pouco mais adiante, quando ela compreende seu espaço e que existem pessoas com quem precisará dividir o mundo, a situação muda e compartilha fica mais fácil, embora os pais não devam forçar.

661800 Saiba como ensinar as crianças a dividir. Foto divulgação Como ensinar a criança a dividirSaiba como ensinar as crianças a dividir. (Foto: divulgação)

 

A lenda do filho único

Muitas pessoas acreditam que os filhos únicos são, obrigatoriamente, mais egoístas do que as crianças que tem irmãos. Isso porque, em tese, a criança não precisa dividir seus pertences em casa, podendo ter uma maior dificuldade em fazê-lo na sociedade. No entanto, isso não é uma regra. Em geral, os filhos únicos cujos pais são solidários, tem o costuma de compartilhar. Convivendo com esse modelo e com esses valores, as crianças assimilam de forma tranquila o partilhar e percebem o valor de dividir e brincar junto.

Como lidar com o egoísmo do filho

Os pais tem um erro muito comum em interferir nos momentos de  disputa de brinquedos, tentando convencer a criança de que ela precisa dividir. O ideal é que os pais ensinem que compartilhar é legal, mas não é algo obrigatório. Uma vez que, nem mesmo os pais emprestam tudo o que lhe pertence, aos amigos. Dessa forma, diversos psicólogos afirmam que o egoísmo, em certa medida, faz bem à saúde emocional e ajuda a formar a identidade da pessoa.

661800 Nem sempre as crinaças que tem irmãos possui facilidade em dividir seus pertences. Foto divulgação Como ensinar a criança a dividirNem sempre as crinaças que tem irmãos possui facilidade em dividir seus pertences. (Foto: divulgação)

 

Muitas crianças tem dificuldade em partilhar, em especial, quando elas ainda estão na primeira infância. No entanto, a depender dos valores da família, isso pode ser deixado de lado, com o evolui da criança. Dessa forma, os pais não precisam interferir, de forma direta, quando a criança não quer dividir os brinquedos. Basta conversar com o pequeno e aguardar o seu amadurecimento.