Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Serviços > Como Emancipar Um Menor de 18 Anos

Como Emancipar Um Menor de 18 Anos

Por Redacao

A emancipação de menor de idade é um mecanismo legal através do qual uma pessoa a baixo da idade de atingir a maior idade adquire certos direitos civis, geralmente iguais aos dos adultos, como por exemplo, poder votar, tirar carteira de motorista e até ser preso se infringir as leis.

Como Emancipar um Menor de 18 anos

Cada cidade ou estado tem suas próprias regras para a emancipação de um menor de idade, assim como as suas competências diante da lei. A emancipação da ao menor capacidade jurídica antes da idade legal o que torna possível ao emancipado condições de exercer qualquer atividade que lhe é concedida através da idade adultas. Então o jovem emancipado tem total responsabilidade por seus atos e pode pagar por eles se for necessário como adulto maior de idade.

Tipos de emancipação:

Existem três formas de emancipação, são eles:

  1. A emancipação voluntária – concedida pelos pais ao menor que já tenha seus 16 anos completos e independe de homologação judicial, mas sim mediante homologação em cartório de registro civil.
  2. A emancipação judicial concedida por sentença –  essa deve ser concedida por sentença diante de juízes ouvido assim o tutor em favor do tutelado.
  3. A emancipação legal – esse tipo de emancipação ocorre por intermédio de fatos previstos em lei, tais como o casamento, inserção em emprego público, formação superior entre outros.

A emancipação exige uma regra geral para qualquer forma em que ela seja feita, pois a partir do momento que os pais emanciparam seu filho, eles não poderão voltar atrás. A emancipação dos menores sob o pátrio poder pode ser realizado pelos pais, mas para isso é claro que  os dois estejam de acordo com a decisão, ou por um deles na falta do outro, por instrumento público, independentemente de qualquer ato judicial.

Como fazer para emancipar um menor?

Para que aconteça a emancipação é necessário que o menor de idade compareça a um cartório com a companhia dos pais, conforme previsto no código civil:…”Art. 5º. O menor deve ter no mínimo 16 anos de idade e pela simples vontade dos pais, mediante registro em escritura publica. E dessa forma fazer a emancipação no cartório.

Para concluir:

Antes do jovem ou da jovem tomar qualquer tipo de decisão os mesmos devem cumprir qualquer ato civil e de ser totalmente responsável por seus atos perante a lei. Ou seja, a partir do momento em que um jovem é emancipado ele passa a responder por seus atos civis e pode até ser preso se necessário for, por isso a emancipação de idade torna o menor capaz legalmente de responder por seus atos perante a lei civil.

Recomendado para você
Serviços

Saiba como atualizar boleto Banco do Brasil

Serviços

Saiba Como Consultar PIS PASEP Sem sair de Casa

Serviços

Como ser Voluntário da ONU

Serviços

Minha Casa Minha Vida, Salto SP: Inscrições

Comentários
  1. laryssa eduarda moreira de lucena disse:

    sol menor

  2. thiago disse:

    Tô Emancimado!!! Uhuuu!!

  3. Dávila fernanda disse:

    mi falaram que tenho que paga 300 reais para emancipar e verdade?

  4. Francisco Junior disse:

    Davila em alguns dias estaremos publicando uma nova matéria explicando duvidas como essa, portanto acompanhe o MT, leia mais nossos artigos e fique por dentro. Se preferir receber em seu e-mail a matéria, assine o Mundo das Tribos, acesse http://www.mundodastribos.com no campo cadastre seu e-mail. Obrigado.

  5. carlos disse:

    tenho uma amiga, de 16 anos e 1 dia, faz 3 meses que ela fugiu de casa, porque pai e traficante, mae e separada e nao quer se envolver. ela vive com um amigo de maior, ela quer se emancipar. caso o pai nao queira ( que vai ser isso mesmo ) a mae com medo nao vai fazer nada. Ela pode constituir um Advogado e ele pedir isso via judicial?
    obg,

  6. Karla disse:

    Carlos dentro de 5 dias estaremos com uma nova matéria onde irá esclarecer suas duvidas, fique atento em acompanhar diariamente o Mundo das Tribos ou então para que você possa receber direto em seu e-mail, não somente essa mas outras matérias, assine nosso portal acessando aqui http://www.mundodastribos.com no lado direito no campo Cadastre seu email, é gratuito e você receberá tudo no conforto do seu e-mail. Obrigado.

  7. Henrique disse:

    Mais tem que paga alguma coisa para emancipar ?

  8. Karla disse:

    Henrique dentro de 5 dias estaremos com uma nova matéria onde irá esclarecer suas duvidas, fique atento em acompanhar diariamente o Mundo das Tribos ou então para que você possa receber direto em seu e-mail, não somente essa mas outras matérias, assine nosso portal acessando aqui http://www.mundodastribos.com no lado direito no campo Cadastre seu email, é gratuito e você receberá tudo no conforto do seu e-mail. Obrigado.

  9. bruna paixão disse:

    minha mãe vai a mancipar o meu irmão pois ela quer que ele trabalhe e responda por seus atos…

  10. Talis Vinicius disse:

    Olá , Eu queria saber , Se a emancipação de um menor , pode ajuda-lo a entrar em alguma firma , ou algo desse tipo ? Obrigado .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *