Menu

Serviços

Atualizado em 3 de março de 2015, às 14:49 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Como Emancipar Um Menor de 18 Anos

A emancipação de menor de idade é um mecanismo legal através do qual uma pessoa a baixo da idade de atingir a maior idade adquire certos direitos civis, geralmente iguais aos dos adultos, como por exemplo, poder votar, tirar carteira de motorista e até ser preso se infringir as leis.

Como Emancipar um Menor de 18 anos

emancipar um menor de 18 anos Como Emancipar Um Menor de 18 Anos

Cada cidade ou estado tem suas próprias regras para a emancipação de um menor de idade, assim como as suas competências diante da lei. A emancipação da ao menor capacidade jurídica antes da idade legal o que torna possível ao emancipado condições de exercer qualquer atividade que lhe é concedida através da idade adultas. Então o jovem emancipado tem total responsabilidade por seus atos e pode pagar por eles se for necessário como adulto maior de idade.

Tipos de emancipação:

Existem três formas de emancipação, são eles:

  1. A emancipação voluntária – concedida pelos pais ao menor que já tenha seus 16 anos completos e independe de homologação judicial, mas sim mediante homologação em cartório de registro civil.
  2. A emancipação judicial concedida por sentença -  essa deve ser concedida por sentença diante de juízes ouvido assim o tutor em favor do tutelado.
  3. A emancipação legal – esse tipo de emancipação ocorre por intermédio de fatos previstos em lei, tais como o casamento, inserção em emprego público, formação superior entre outros.

A emancipação exige uma regra geral para qualquer forma em que ela seja feita, pois a partir do momento que os pais emanciparam seu filho, eles não poderão voltar atrás. A emancipação dos menores sob o pátrio poder pode ser realizado pelos pais, mas para isso é claro que  os dois estejam de acordo com a decisão, ou por um deles na falta do outro, por instrumento público, independentemente de qualquer ato judicial.

Como fazer para emancipar um menor?

Para que aconteça a emancipação é necessário que o menor de idade compareça a um cartório com a companhia dos pais, conforme previsto no código civil:…”Art. 5º. O menor deve ter no mínimo 16 anos de idade e pela simples vontade dos pais, mediante registro em escritura publica. E dessa forma fazer a emancipação no cartório.

Para concluir:

Antes do jovem ou da jovem tomar qualquer tipo de decisão os mesmos devem cumprir qualquer ato civil e de ser totalmente responsável por seus atos perante a lei. Ou seja, a partir do momento em que um jovem é emancipado ele passa a responder por seus atos civis e pode até ser preso se necessário for, por isso a emancipação de idade torna o menor capaz legalmente de responder por seus atos perante a lei civil.

Conteúdo avaliado com média:

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.