Search

Como Economizar na Construção de uma Casa Nova

Google plus

Uma construção programada e bem planejada é o maior segredo para se gastar menos. Isso porque os materiais poderão ser comprados com antecedência e o preço da mão-de-obra será fixo. Tenha uma ideia da planta anteriormente e saiba quais e quantos materiais serão usados. Saiba como economizar na construção de uma casa nova.

Para uma boa economia, o terreno correto deve ser escolhido. Prefira os planos, pois será economizado dinheiro para a terraplanagem e com fundações mais profundas. Porém, antes de comprar o terreno, verifique a qualidade do solo com uma empresa de sondagem. Quanto mais resistente for o solo, menos dinheiro será gasto, pois será necessário menos cimento.

No entanto, se você gostou da localização de um terreno acidentado, o arquiteto pode aproveitar os declínios para fazer um projeto aproveitando-os sem a necessidade da terraplanagem.

Para fazer o projeto, o melhor a fazer é contratar um arquiteto ou um engenheiro civil, pois eles saberão exatamente o tipo de material a ser usado e te darão boas dicas para economizar na construção da sua casa nova. Para tanto, você deverá descrever minuciosamente o seu projeto de construir uma casa barata, mas de boa qualidade.

Esteja sempre presente. Revise o projeto com o profissional e, caso haja algo do qual você não tenha gostado, avise-o imediatamente, antes que a construção comece a ser feita.

Quando o projeto estiver definido, uma planilha cronológica deve ser montada. Assim, todos estarão cientes do tempo e do material a ser gasto em cada etapa. O preço de cada fase da obra deve estar especificado na planilha também.

Fique de olho no fluxo de caixa para que não falte dinheiro durante a obra. Guarde todos os recibos e notas fiscais para declarar à receita ou caso haja problemas legais.

Mesmo que os materiais a serem usados ainda não tenham sido escolhidos, a especificação deles deve ser anotada no projeto. Tamanho, forma, cor, classe de abrasão, nível de absorção de água da cerâmica entre outros devem ser anotados para facilitar na hora da compra.

Antes de contratar a mão-de-obra, pesquise com amigos e parentes que já construíram casas ou fizeram reformas se eles não podem lhe indicar bons profissionais. Se puder, veja um trabalho feito por eles.

O arquiteto ou o engenheiro geralmente têm a sua equipe, mas nem sempre sai mais barato. Por isso, pesquise os preços e pechinche até que encontre o menor preço. Se a mão-de-obra for responsabilidade da empreiteira, os encargos trabalhistas estarão por conta dela. No entanto, se a contratação for particular, não se esqueça de recolher o INSS dos trabalhadores ou o acerto terá que ser feito de uma vez, ficando muito caro. Faça um contrato por escrito com os trabalhadores para que não haja problemas no andamento na obra. Determine que a forma de pagamento seja feita de acordo com a produção. Assim, não haverá atrasos na obra.

Na hora de comprar o material de construção, pesquise em várias lojas e peça o orçamento por escrito. Algumas lojas o oferecem por fax ou por e-mail, fazendo com que você economize tempo. Tente encontrar a melhor relação qualidade e preço porque um material barato e de pouca qualidade pode lhe render grandes prejuízos. Inclua o valor do frete no orçamento também.

Se tiver algum vizinho construindo ou reformando também, comprem o material juntos, pois quanto maior for a compra, mais desconto será oferecido. Pechinche bastante, pois a economia pode ser muito grande.

Pesquise em lojas de materiais de demolição ou em cemitérios de azulejos. Muito material bom e bonito pode ser encontrado nesses lugares e por preços bem menores. Porém, uma pesquisa deve ser feita, pois nas capitais, esse tipo de material virou moda e está até mais caro que os materiais novos.

Na hora da entrega do material, confira se a quantidade está correta. Compre sempre 10% a mais de material que será usado, pois sempre haverá quebras e consertos.

Sempre acompanhe a obra de perto. Assim, a qualidade da construção será a seu modo e você poderá opinar caso haja algo que não agrade o seu gosto.

Agora que você aprendeu algumas dicas de como economizar na construção de uma casa nova, é só pesquisar e começar a sua construção. Mãos à obra!

 


Google plus


Este artigo possui 1 comentário

  1. vanessa
    Publicado em 02/01/2014 às 1:43 PM [+]

    tenho 18 anos e estou pensando em construir uma casa somente pra final de semana..

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top