Menu

Empregos

Atualizado em 8 de abril de 2012, às 6:55 por Andre Dias
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Como driblar o sono no trabalho

Dormir mais cedo, mudar o cardápio do café da manhã e do almoço, além de tirar uma soneca à tarde, são medidas que ajudam a evitar a sonolência no trabalho.
423351 como driblar o sono no trabalho Como driblar o sono no trabalhoFuncionários sonolentos podem acabar perdendo o trabalho

O sono é essencial para a saúde humana, tanto é que uma noite bem dormida pode fazer com que você se sinta muito bem e disposto no dia seguinte. Por outro lado, as pessoas que não conseguem dormir ou apresentam alguns distúrbios do sono, dormindo poucas horas por noite, podem ter vários problemas de concentração, afetando bastante o seu rendimento profissional.

Devido a vários fatores, como estresse, preocupação, má alimentação e doenças, entre outros, muitos trabalhadores acabam dormindo pouco e já chegam ao trabalho cansados e sonolentos, situação que se acontecer com frequência pode levar até mesmo a uma demissão, por causa do baixo rendimento.

Se você enfrenta problemas como esses, existem algumas medidas que ajudam a driblar o sono no trabalho e fazer com que você se sinta mais animado e pronto para fazer qualquer atividade.

Pela manhã

423351 como driblar o sono no trabalho 1 Como driblar o sono no trabalhoFazer tarefas mais simples de manhã ajuda a driblar o sono no trabalho

É na parte da manhã que normalmente bate mais sono nos trabalhadores, que acordam bem cedo. Para tentar driblar a situação, muita gente abusa da cafeína, ingerindo grandes quantidades de café, refrigerantes e energéticos. O problema é que o efeito pode ser o contrário, deixando a pessoa mais nervosa, devido às altas doses de cafeína.

Portanto, prefira alimentos naturais no café da manhã, como maçã e açaí, que são estimulantes naturais e muito mais saudáveis que outros produtos consumidos neste horário.

Outra medida importante é passar a dormir mais cedo e não exagerar na comida antes de deitar. Os médicos recomendam dormir ao menos 8 horas por noite, então se você não chega perto desse tempo, já é um sério candidato a se sentir sonolento na parte da manhã.

O que também pode ajudar é fazer tarefas que exijam menos esforço mental durante a manhã, como responder a e-mails, limpar a mesa e apagar aquelas mensagens que estão lotando a sua caixa de entrada. Fazer algum serviço de rua também é interessante, para que você caminhe um pouco e tome ar fresco.

À tarde

423351 como driblar o sono no trabalho 2 Como driblar o sono no trabalhoMudar o cardápio do almoço também é importante

Após o almoço, também é comum bater aquele sono e dar vontade de tirar um cochilo. Para quem ainda tem a chance de almoçar em casa, não custa nada reservar 20 minutos para tirar uma soneca.

Especialistas afirmam que, apesar de durar pouco, o cochilo vespertino pode fazer milagres, ajudando a relaxar a mente, aliviar o cansaço e melhorar a memória. Algumas empresas já até disponibilizam espaços em suas próprias dependências para que os funcionários descansem após o almoço.

Mas se não é o seu caso, você pode mudar o cardápio do almoço, já que a digestão é a responsável pela indisposição e sonolência no período da tarde. Evite alimentos pesados e muito calóricos, que vão dar mais trabalho para o estômago digerí-los. Prefira legumes, verduras e carnes magras, formando um prato mais saudável e que não deixará de ser saboroso.

Seguindo estas dicas, você pode ficar livre do sono no trabalho e apresentar um rendimento bem melhor.