Menu

Saúde

Atualizado em 19 de abril de 2013, às 8:00 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Como deve ser a alimentação de um atleta

A alimentação saudável é indispensável para o desempenho físico. Veja como deve ser a alimentação de um atleta.
465255 os vegetais mais perigosos para saude Os vegetais mais perigosos para a saúde Os alimentos de origem vegetal podem ser prejudicais a saúde por contaminação de agrotóxicos. (Foto: Divugação)

Estudos publicados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) classificaram alguns alimentosde origem vegetal entre os mais perigosos para a saúde. Isso ocorreu por eles sofrerem risco de contaminação por agrotóxicos. Saiba mais.

Prefira alimentos orgânicos

A recomendação feita através do relatório anual de 2011 pelo Grupo de Trabalho da ONG de defesa do consumidor Ambiental (EWG) é para que o consumidor dê preferência para os produtos orgânicos na hora da compra. Isso acorreu devido ao fato de encontrarem altos níveis de pesticidas e tóxicos em alimentos de origem vegetal.

O consumo de alimentos orgânicos nem sempre é possível, pois costumam ser mais caros e não são encontrados em quantidades suficientes nas cidades. Por isso, a melhor solução é tentar eliminar os resíduos de agrotóxicos dos alimentos, quando possível.

Veja as vantagens de consumir alimentos orgânicos

465255 As verduras legumes e frutas devem ser lavadas com agua em abundancia para retirar os residuos de agrotóxicos Os vegetais mais perigosos para a saúde As verduras, legumes e frutas devem ser lavadas com água em abundância para retirar os residuos de agrotóxicos.

Os 6 vegetais mais perigosos para a saúde

O pimentão e o pepino foram alguns dos alimentos considerados com a maior quantidade de amostras contaminadas, segundo o Programa de Análise de Agrotóxicos de Alimentos no ano de 2010. Das amostras analisadas, o pepino apresentou um percentual de 57,5% de contaminação. Já em relação ao pimentão, esse número subiu para 91,8%.

Os problemas mais encontrados foram resíduos de agrotóxicos e o uso de produtos não autorizados para essas culturas. Veja a classificação de alguns alimentos de origem vegetal quanto ao seu potencial de contaminação nas amostras analisadas:

  • Pimentão———- (91,8%)
  • Pepino————-(57,5%)
  • Alface————–(54,2%)
  • Cenoura————(49,6%)
  • Beterraba———-(32,6%)
  • Couve—————(31,9%)

Como reduzir o resíduo de agrotóxicos dos alimentos

  • Lave as frutas e verduras com água em abundância, durante pelo menos 1 minuto. Esfregue-as com esponja ou escova limpa;
  • Retire as folhas externas das verduras e descasque as frutas, pois são nelas que ficam concentradas a maior quantidade de agrotóxicos;
  • Consuma diferentes vegetais no dia a dia para evitar a ingestão do mesmo agrotóxico todos os dias;
  • A maior parte dos pesticidas é utilizada na fase de maturação dos alimentos, portanto prefira as frutas, legumes e verduras mais verdes. Espere alguns dias até que eles madurem em casa e consuma;
  • Dê preferência para alimentos com identificação da origem. A identificação dos alimentos aumenta o comprometimento da sua qualidade;
  • Prefira alimentos de época ou produzidos através de métodos de produção integrada, pois recebem menor quantidade de agrotóxicos.
465255 Prefira alimentos organicos pois eles são produzidos sem o uso de agrotóxicos Os vegetais mais perigosos para a saúde Prefira alimentos orgânicos, pois eles são produzidos sem o uso de agrotóxicos.

Leia também sobre o poder dos vegetais na alimentação saudável 

Os alimentos vegetais contaminados com agrotóxicos podem causar diversos problemas à saúde. Portanto, tome muito cuidado na hora de escolher, comprar ou consumir esses produtos. Não se esqueça de lavá-los muito bem para retirar o excesso de agrotóxicos. Prefira os vegetais orgânicos, pois são produzidos sem uso de venenos.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL