Tecnologia

Como denunciar conteúdo ilegal para a Polícia Federal

Por Andre

Com as facilidades de se criar um site ou blog gratuitamente, mesmo sem maiores conhecimentos técnicos a esse respeito, tem crescido bastante o número de páginas na web que trazem conteúdos considerados ilegais e criminosos.

A Polícia Federal é a responsável por receber e investigar denúncias de sites que trazem conteúdos ilegais e criminosos (Foto: Divulgação)

Sites dedicados à homofobia, páginas com conteúdos racistas e que fazem apologia à discriminação racial, religiosa e de outros tipos, sites que exploram a pedofilia e também aqueles que divulgam os ideais e os símbolos nazistas são alguns dos exemplos.

E para ajudar a combater esses tipos de crimes praticado na internet, a Polícia Federal (PF) tem um canal online onde qualquer internauta pode denunciar, anonimamente, as páginas que divulgam tais conteúdos.

Tipos de crimes que podem ser denunciados no site da PF

São quatro os tipos de crimes que podem ser denunciados pela plataforma online da Polícia Federal (Foto: Divulgação)

Uma das opções de crimes contra os direitos humanos na internet que pode ser denunciado no site da PF é a pornografia infantil, também conhecida como pedofilia, que se refere ao envolvimento de menores de 18 anos de idade em atividades sexuais explícitas, reais ou simuladas.

Há também a possibilidade de denunciar crimes de ódio, que consistem na prática de qualquer tipo de preconceito e na fabricação, venda, distribuição ou divulgação de símbolos nazistas, e de denunciar genocídio (divulgação de ações com o objetivo de destruir grupo de pessoas devido a diferenças de cor, raça ou nacionalidade).

Outro tipo de conteúdo online que pode ser denunciado na página é o de tráfico de pessoas, que envolve o aliciamento de trabalhadores com falsas propostas, aprisionamento e retenção de documentos.

Denunciando sites com conteúdo ilegal para a Polícia Federal

O internauta deve informar o endereço eletrônico da página e descrever as atividades ilegais encontradas (Foto: Divulgação)

Se você se deparou com uma página que traz os conteúdos citados acima e quer saber como denunciar conteúdo ilegal para a Polícia Federal, o primeiro passo é acessar o site http://denuncia.pf.gov.br.

Ao entrar no site da PF, escolha o tipo de crime sobre o qual deseja denunciar e clique sobre ele. Leia as explicações mostradas na página para ter certeza de que realmente se trata daquele conteúdo que você visualizou.

Agora, digite o endereço do site no campo “Página da Internet” e faça uma descrição a respeito da atividade ilegal encontrada no site, no campo “Comentário”. Para terminar o procedimento, clique em “Denunciar”.

De acordo com a Polícia Federal, todas as denúncias recebidas são analisadas e, dependendo do que for apurado na investigação, o proprietário do site envolvido pode ser convocado para prestar esclarecimentos.

Outros canais de denúncia

Caso você queira denunciar esses mesmos tipos de crime, mas que não tenham sido cometidos pela internet, as opções são ligar para o Disque 100, comparecer à delegacia mais próxima ou enviar e-mail para [email protected].

Recomendado para você

Tecnologia

Como criar um QR Code

Tecnologia

Entrar no Hotmail: www.hotmail.com.br

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *