Como deixar um fundo de investimento

PUBLICIDADE

O fundo de investimento é uma forma de aplicação financeira no qual as pessoas esperam obter lucros dentro de um determinado prazo. No entanto, antes de investir o dinheiro, é necessário obter informações sobre o fundo e saber interpretá-las.

Antes de aplicar o dinheiro, é preciso conhecer as características do fundo. (Foto:Divulgação)

Saiba mais: Fundo de investimento para torcedores do Corinthians Caixa

Dicas para lidar com fundos de investimento

Antes de aplicar o dinheiro em um fundo de investimento, a pessoa deve conhecer as principais características do negócio. Uma boa forma de obter estas informações é através do prospecto, um documento obrigatório que contém detalhes sobre o fundo.

PUBLICIDADE

Para descobrir se o fundo é favorável ou não, o investidor deve conhecer a exposição ao risco, saber para onde vai o dinheiro, qual o prazo de retorno e quais são as taxas que incidem.

Existem vários tipos de fundos de investimento, como o conservador (de renda fixa), que possui baixo risco e rentabilidade semelhante à poupança. A escolha da melhor aplicação deve considerar descontos como taxa administrativa e imposto de renda.

Existem vários tipos de fundos de investimentos, mas nem sempre eles compensam. (Foto:Divulgação)

Antes de investir, é importante ter em mente algumas informações:

– Fundo com aporte maior apresenta taxas menores, por isso é mais interessante;

– Os fundos de renda variável cobram uma taxa de performance quando a rentabilidade ultrapassa o indicador usado como parâmetro;

– A rentabilidade líquida deve ser avaliada e depois comparada com o perfil do investidor;

PUBLICIDADE

– Antes de aplicar o dinheiro, o investidor deve levar em conta a credibilidade da instituição e da equipe gestora;

– Se o investidor sentir dificuldades para realizar as contas ou comparar os fundos de investimento, ele deve procurar um consultor financeiro e pedir ajuda.

Sair de um fundo de investimento

Para deixar um fundo de investimento, é necessário verificar as questões fiscais e tributárias.(Foto:Divulgação)

Se o investidor está precisando de dinheiro ou pretende mudar a sua estratégia de investimento, ele deve deixar a aplicação financeira. Mas, antes de renunciar totalmente à carteira, ele precisa verificar as questões fiscais e tributárias.

É fundamental que o investidor saiba exatamente a data da primeira aplicação para que, ao deixar o fundo, consiga pagar o mínimo de imposto possível. Também é importante considerar os motivos que estão levando ele a deixar o fundo.

Caso a saída do fundo seja justificada pela baixa rentabilidade, é recomendo pensar melhor, pois é normal a aplicação apresentar momentos de altos e baixos. Na maioria das vezes não compensa deixar um fundo para entrar em outro apenas porque no momento o investimento está mais ou menos rentável.

Veja também: Fundo de Investimento BB

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.