Menu

Beleza

Atualizado em 12 de junho de 2011, às 17:00 por Editorial MDT
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Como Deixar os Cabelos Brilhantes

cabelo brilhante1 Como Deixar os Cabelos Brilhantes

Cabelos brilhantes são sinônimo de vivacidade e beleza. Os cabelos mostram muito do que nós somos, do que comemos e de como é a nossa qualidade de vida. Eles são sensíveis e, portanto, refletem os nossos hábitos de vida. Por isso, se você não sabe como deixar os cabelos brilhantes, siga algumas dicas.

Os fios de cabelo ficam brilhantes pela presença de ceramidas, que podem ser destruídas com a exposição excessiva ao sol, ao calor, ao vento e à água do mar. Esses fatores fazem com que o cabelo perca água e fique com as escamas, ou cutículas dos fios abertas, tornando-se vulnerável.

Os secadores de cabelo e as chapinhas são os inimigos número um do brilho capilar. Por isso, antes de usar esses equipamentos, passe um leave-in em todo o cabelo para portegê-lo do calor excessivo.

Os xampus e os condicionadores devem ser de boa qualidade e feitos especialmente para o seu tipo de cabelo. No entanto, nem sempre os melhores produtos para o seu cabelo devem ser os mais caros. Teste várias marcas e anote os resultados para escolher a melhor marca para o seu tipo de cabelo. Na hora de remover esses produtos, enxágue bem o cabelo, pois os resíduos podem deixar o seu cabelo opaco.

Para manter o brilho do cabelo, use xampus com pouco sal e com ingredientes naturais e lave o cabelo em dias alternados, evite lavá-los todos os dias.

O brilho dos cabelos é resultado de uma boa hidratação. Por isso, se você tiver cabelo normal, hidrate-o uma vez por semana; se ele for seco, duas vezes e, se ele for oleoso, uma vez por mês é o suficiente.

cabelo brilhante Como Deixar os Cabelos Brilhantes

Cabelos com brilho estonteante geralmente recebem tratamento especial como um finalizador em forma de spray de brilho, após a secagem dos fios. Ele hidrata todo o cabelo rapidamente e o brilho torna-se intenso.

A sua alimentação é refletida no brilho do seu cabelo. Portanto, quanto mais alimentos saudáveis você comer, mais brilho ele terá. A alimentação feita com o equilíbrio de proteínas, carboidratos e lipídios é ideal para cabelos saudáveis. Além do mais, ela é ótima para todo o seu organismo. Os cabelos e as unhas recebem apenas as vitaminas excedentes do organismo. Portanto, se você comer poucas vitaminas, os outros órgãos vão absorvê-las e os seus cabelos ficarão fragilizados.

O fumo é um dos principais agentes causadores da falta do brilho capilar porque ele deixa os fios impregnados com elementos pesados. Químicas de tinturas, alisantes e produtos para permanentes são muito fortes. Por isso, use-as com cautela e opte pelos produtos mais fracos, conversando bastante com um dermatologista.

Para recuperar o brilho do seu cabelo, é preciso usar um bom leave-in para ajudar a reter água nos fios. As máscaras de hidratação também são imprescindíveis para cabelos brilhantes. Aplique-as de acordo com o seu tipo de cabelo, como indicado acima.

Se os seus cabelos forem muito opacos e sem vida, procure um dermatologista especialista em tricologia (medicina capilar) que ele lhe indicará a cauterização ou a seleção com queratina, que mantêm o cabelo hidratado e uniformiza a superfície das células cuticulares dos fios.

Agora que você já sabe como deixar os cabelos brilhantes, siga essas dicas e tenha cabelos sempre fortes, brilhantes e sedosos para fazer muito sucesso nas ruas.

cabelo brilhante2 Como Deixar os Cabelos Brilhantes