Você está em: MundoDasTribos > Tecnologia > Como deixar o Internet Explorer mais seguro

Como deixar o Internet Explorer mais seguro

Por Andre

Durante muito tempo, o Internet Explorer foi o navegador preferido da maioria dos internautas em todo o mundo. Mas com o surgimento de browsers como o Mozilla Firefox e o Google Chrome, o programa lançado pela Microsoft, em 1995, acabou perdendo espaço.

O Internet Explorer oferece interessantes recursos de segurança, para aumentar a sua proteção durante a navegação (Foto: Divulgação)

No entanto, um grande número de pessoas ainda prefere acessar a internet utilizando o browser desenvolvido pela gigante da informática. Se você é um deles, saiba como deixar o Internet Explorer mais seguro e manter as ameaças virtuais bem distantes do seu computador.

Atualize para a versão mais recente

O Internet Explorer 10 é a versão mais recente do navegador da Microsoft (Foto: Divulgação)

O Internet Explorer traz interessantes recursos de segurança e privacidade. Para contar com todas essas funcionalidades é fundamental atualizar para a versão mais recente do IE, que é o Internet Explorer 10, compatível com Windows 7 (com o Service Pack 1 instalado) e o Windows 8. No caso do Windows Vista, a versão mais recente é o IE 9.

Para saber qual versão está instalada em seu PC, abra o Internet Explorer, aperte a tecla “Alt” e, na opção “Ajuda”, clique em “Sobre o Internet Explorer”. Se precisar atualizar o browser, o download do Internet Explorer está disponível no site da Microsoft.

Atualize os plug-ins

Os plug-ins também devem ser atualizados com frequência (Foto: Divulgação)

Não se esqueça de atualizar os plug-ins que complementam o funcionamento do navegador da Microsoft, entre os quais o Java e o Adobe Flash Player, pois muitos vírus exploram vulnerabilidades presentes neles.

Ajuste os níveis de segurança do navegador

Os níveis de segurança do IE podem ser ajustados ao seu gosto (Foto: Divulgação)

Outra dica para deixar o Internet Explorer mais seguro é definir ajustes de segurança para diferentes zonas, através do menu “Ferramentas”, no item “Opções da Internet” e depois na aba “Segurança”. Por padrão, a configuração já disponibiliza uma boa segurança, mas caso queira, você pode modificar os parâmetros.

Ative o filtro SmartScreen

O Filtro SmartScreen bloqueia sites perigosos e downloads estranhos (Foto: Divulgação)

O filtro SmartScreen, presente nas versões mais novas do IE, bloqueia downloads e sites marcados como perigosos. Para ter certeza de que ele está ativado, vá ao menu “Ferramentas” e clique em “Filtro SmartScreen”. Caso apareça a mensagem “Ativar Filtro SmartScreen”, clique nela, para habilitar a proteção e receber alertas durante a navegação.

Habilite a filtragem ActiveX

O conteúdo ActiveX também pode ser bloqueado, para aumentar a sua segurança na rede (Foto: Divulgação)

A funcionalidade bloqueia o conteúdo ActiveX (animações, propagandas, etc) presente em alguns sites, mas permite executá-lo nas páginas em que você confia. Para ter essa proteção extra, vá ao item “Filtragem ActiveX”, no menu “Ferramentas”, e habilite-o.

Ative a proteção contra rastreamento

Se você não quer ter os seus hábitos online rastreados, ative essa função (Foto: Divulgação)

Presente no IE9 e no IE10, o recurso impede que provedores de conteúdo rastreiem os seus hábitos online. Ativá-lo é algo que pode ser feito no item “Proteção contra rastreamento”, também no menu “Ferramentas”.

Recomendado para você
Tecnologia

Vírus no Whatsapp: Prevenção, Como Remover o Vírus

Tecnologia

Melhores antivírus para proteger Android: quais são

Tecnologia

Mapas de Localização de Ruas Via Satélite

Tecnologia

Top 10 Melhores Tablets em 2018

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *