Menu

Decoração

Atualizado em 12 de abril de 2011, às 20:01 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Como Decorar Sala De Aula, Dicas

como decorar sala de aula dicas Como Decorar Sala De Aula, Dicas

A sala de aula é um ambiente de aprendizagem, onde os alunos precisam se sentir a vontade e confortáveis para adquirir conhecimentos. Um dos itens que contribui nesse sentido é a decoração do espaço, uma forma de reforçar elementos do conteúdo ensinado para a turma ou mesmo inovar as formas de bem estar.

A decoração da sala de aula primeiramente deve levar em conta a faixa etária dos alunos e a programação de atividades desempenhadas. De certa forma um professor de educação infantil tem mais trabalho para decorar a sua sala, já que precisa trabalhar com elementos lúdicos e despertar com isso o interesse das crianças.

Antes de iniciar o processo de decoração é necessário fazer um planejamento, levando em conta as necessidades do ambiente para conseguir fazer as devidas modificações e ter o efeito esperado. O ambiente de ensino não pode estar sobrecarregado ou apresentar uma estrutura desconfortável, a decoração deve contribuir com a produtividade dos estudantes, não o contrário.

Como decorar sala de aula?

como decorar sala de aula dicas 3 Como Decorar Sala De Aula, Dicas

Depois de verificar a faixa etária e o tipo de conteúdo que será trabalhado, é chegado o momento de iniciar a decoração. Na sala de pré-escola tudo pode receber uma customização para parecer mais fascinante aos olhos dos alunos, tanto quanto ao revestimento das paredes como os outros objetos decorativos.

Os motivos ilustrativos que fazem parte do universo infantil podem estar presentes nas paredes da sala de aula, tanto na forma de pintura como também no trabalho de EVA. As professoras costumam aproveitar esses recursos lúdicos para ensinar conteúdos básicos, como alfabeto e números. Com essa decoração na sala, a criança acaba tendo o seu aprendizado motivado e desenvolve suas competências.

como decorar sala de aula dicas 2 Como Decorar Sala De Aula, Dicas

A decoração da sala de aula infantil é colorida, alegre e lúdica. Ela também pode ser elaborada com os trabalhos dos alunos, ou seja, as paredes recebem um toque de personalização feito pela própria turma. Em muitas escolas as paredes das salas são revestidas de trabalhinhos e as crianças se sentem participativas dessa decoração.

Há muitas dicas para decorar sala de aula, entre as quais se destaca a valorização das datas comemorativas. Ao aproveitar o calendário, a professora estará deixando o aluno informado sobre a cultura e explicará o sentido de determinadas ocasiões do ano. Dessa forma, em épocas de páscoa, dia das mães, festa junina, dia dos pais, dia da independência e natal os alunos da pré-escola podem participar ativamente da decoração.

Por exemplo, na páscoa as crianças podem pintar desenhos de coelhinhos ou confeccioná-los com EVA para decorar as paredes da sala com personalidade. A decoração de um ambiente de estudos para crianças pode até ser resultado de um projeto desenvolvido pelo professor, daí vai do planejamento e pedagogia de cada docente.

Ao confeccionar trabalhos para decorar a sala de aula, os alunos desenvolvem suas competências e habilidades, tais como trabalhar em grupo, criatividade e desenvoltura manual. É importante que a professora esteja o tempo todo monitorando o trabalho dos alunos em sala.

como decorar sala de aula dicas 11 Como Decorar Sala De Aula, Dicas

À medida que os alunos vão crescendo e trocando de série, a decoração também precisa ser modificada. A tendência é que o visual da sala de aula tenha um menor número de cores e se torne mais simples, discreto e confortável. É claro que os cartazes ainda podem ilustrar as paredes ao longo do ensino fundamental, mas os elementos lúdicos na decoração não são tão necessários como costumava ser na pré-escola.

Para decorar o ambiente escolar é necessário ter criatividade, conhecimentos sobre os elementos lúdicos e bom gosto para conseguir combinar os elementos na proporção certa. Como já ficou claro, a sala da educação infantil costuma dar um pouco mais de trabalho para decorar, mas esse aspecto costuma contribuir com a qualidade do aprendizado dos pequenos estudantes.