Menu

Decoração

Atualizado em 14 de maio de 2012, às 15:38 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Como decorar festa junina na escola

Confira dicas para organizar a festa junina no ambiente escolar, considerando uma proposta de decoração temática caipira e divertida.
444588 Como decorar festa junina na escola 1 Como decorar festa junina na escolaA decoração da festa caipira deve transmitir a essência da vida caipira de maneira divertida.

A festa junina é um evento tradicional em todo o país, sendo que em cada região sua comemoração tem um jeito diferente. Os festejos de São João logo remetem ao clima de interior, a cultura caipira e as delícias típicas que são vendidas nas barraquinhas.

Com muita alegria e descontração, a festa junina consegue resgatar as tradições ao mesmo tempo em que contagia as pessoas. Ela é sempre muito animada e conta com uma diversidade de atrações, como as danças típicas e as brincadeiras características deste tipo de evento temático.

Além de fazer sucesso nos clubes, nas quermesses, nas ruas e nas praças das cidades brasileiras, a festa junina também é motivo de alegria para as crianças. O evento, quanto organizado pela escola, adquire uma proposta especial, inspiradora e até mais divertida do que o normal.

Nas escolas de educação infantil, a festa junina é considerada uma das datas mais importantes para organizar um evento e propor atividades de interação com as crianças. Em algumas instituições, os festejos de São João também servem como confraternização de final de semestre.

Saiba mais: Como organizar uma festa junina

O arraiá organizado em ambiente escolar é normalmente organizado pelos professores, em parceria com a direção e coordenação da escola. Algumas semanas antes do evento, os alunos começam a ensaiar a quadrilha e outras atrações, que na maioria das vezes também são apresentadas aos pais.

Vários itens são inclusos na lista de preparativos para a festa junina, como é o caso da decoração. Planejar e definir o visual temático do evento não é fácil, mas algumas ideias inspiradoras podem auxiliar os professores no trabalho.

Dicas para decorar festa junina na escola

444588 Como decorar festa junina na escola 2 Como decorar festa junina na escolaConstrua cenários caipiras e divertidos.

1. As crianças precisam se sentir envolvidas pela magia da ocasião, por isso é muito importante valorizar a temática da festa. O caráter tradicional do evento vai refletir na decoração, ou seja, tudo aquilo que for tipicamente caipira ou transmita a ideia de rural será valorizado no visual da festa.

2. Depois de definir a área da escola onde acontecerá a festa, é necessário começar a distribuir os ornamentos juninos. A decoração das paredes pode ser feita com painéis ilustrados, enquanto as bandeirinhas coloridas e balões configuram os enfeites pendentes. Os balões em várias cores diferentes também ajudam a deixar a festa com um clima alegre e descontraído.

444588 Como decorar festa junina na escola Como decorar festa junina na escolaMesa decorada para a festa junina.

3. Em alguns pontos estratégicos da área da festa, podem existir pequenos cenários que valorizem a temática. Esta ideia permite trabalhar com espantalhos, peças artesanais, toras de madeira, fogueira fictícia e outros enfeites que refletem a vida caipira.

4. No caso dos pais serem convidados para a festa junina, vale a pena distribuir mesinhas e cadeiras pelo espaço, procurando é claro deixar áreas livres para a circulação de crianças e adultos. Uma dica interessante para decorar a mesa de convidados consiste em adotar toalha xadrez e um enfeite centralizado, que também poderá ser a lembrancinha da festa.

Saiba mais: Festa junina decoração infantil 

Aproveite as dicas e invista na decoração da festa junina.