Menu

Culinária

Atualizado em 19 de março de 2012, às 13:44 por Luciana
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Como decorar com pasta americana

A pasta americana é um recurso moldável, que possibilita que você crie diferentes designs para bolos e doces. Veja como fazer a decoração ideal para sua festa com este recurso inovador.

É comum encontrar em festas, bombonieres e docerias aqueles maravilhosos bolos e cupcakes cobertos por pasta americana, o que sem sombra de dúvidas deixa o doce com um aspecto muito agradável e delicioso.

bolo de pasta americana Como decorar com pasta americanaUse a pasta americana para fazer decorações incríveis

Aprenderemos como preparar este tipo de pasta, utilizando-se de recursos inéditos para fazer uma decoração perfeita. Confira:

Preparo

Para decorar o bolo com este ingrediente, primeiramente é necessário obter a receita de uma pasta americana ideal, a fim de que ela fique bem firme e consistente ao bolo.

Como fazer

Em um recipiente refratário, polvilhe 5 colheres de sopa de gelatina em pó sem sabor junto com 250 ml de água para hidratar. Leve ao banho Maria até que o conteúdo se dissolva por completo e em seguida junte 7 colheres de sopa de gordura vegetal hidrogenada e 5 colheres de sopa de glucose. Tome atenção ao tempo e não deixe os componentes aquecerem por demais.

Assim que todos os ingredientes estiverem bem diluídos, retire-os do fogo e espere amornar. Polvilhe 1 kg de açúcar impalpável na mistura aos poucos, até obter o ponto desejado. Lembre-se que a receita pode conter de 2 a 3 kg de açúcar e o mesmo procedimento deve ser repetido até a massa estar bem firme. Feito, você poderá manuseá-la para iniciar sua decoração.

bolo 22 g Como decorar com pasta americanaInicie o manuseio após acrescentar a quantidade exata de açúcar para dar a liga ideal

Cobertura

Após atingir o ponto certo, abra a massa com um rolo de macarrão o máximo que conseguir para que ela não fique muito grossa e o doce fique enjoativo. Coloque-a cuidadosamente sobre o bolo de sua preferência, após tê-lo recheado.

bolo 28 g Como decorar com pasta americanaCubra o bolo com uma fina camada para que o doce não fique enjoativo

Feito, corte as sobras com uma faca bem rente ao bolo. Utilize os dedos e a palma da mão para amassar os pontos de maior concentração de massa.

Detalhes

A pasta americana deve ser colorida sempre depois de pronta. Portanto, pingue gotas de corante alimentício em gel na mistura, amassando bem e jogando mais açúcar para dar a liga exata.

cowcake54 Como decorar com pasta americanaA pasta americana deve ser colorida sempre depois de pronta

Abra a massa novamente e corte tiras ou desenhos que deseja incrementar ao bolo. Insira-os pressionando e amassando bem as bordas - lembre-se que se este procedimento não for feito, ao secar os desenhos podem cair ou quebrarem-se por inteiro.

cowcake58 Como decorar com pasta americanaPressione bem as bordas para que fiquem inseridas no bolo

Assim como fazíamos com as massinhas de modelar durante a infância, também é válido utilizar a criatividade na cozinha: figuras de animais, flores, bonecos e demais enfeites serão sempre bem-vindos à sua criação.

cowcake69 Como decorar com pasta americanaUse a criatividade para elaborar figuras

Após realizado, guarde o bolo na geladeira por pelo menos três horas antes da festa – os convidados irão se surpreender.

cowcake m s Como decorar com pasta americanaA pasta americana é de simples manuseio porém produz resultados satisfatórios

Uma boa dica é optar por este recurso em festas temáticas e infantis: ao invés de gastar uma fortuna com bolos personalizados, você pode fazer uma receita simples de caixinha, rechear e aderir à pasta americana para incrementar o doce – seu evento certamente será magnífico!

Conteúdo avaliado com média:

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.