Menu

Criança

Atualizado em 4 de abril de 2011, às 20:01 por Isah Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Como Decorar A Sala De Aula De Educação Infantil

como decorar a sala de aula de educação infantil2 Como Decorar A Sala De Aula De Educação Infantil

A educação infantil é um período lúdico do ensino, onde as crianças precisam de motivação para se interessar pelo processo de aprendizagem. Os professores da pré-escola costumam adotar diferentes estratégias para chamar a atenção dos pequenos estudantes e contribuir com o rendimento de cada um deles, como é o caso da decoração da sala de aula infantil.

Um ambiente de estudos voltado para crianças não pode ser sério e neutro como acontece no nível acadêmico, muito pelo contrário, tudo precisa ser dinâmico e descontraído. Uma sala de aula bem decorada consegue estimular os sentidos da criança e ajuda a desenvolver suas potencialidades. O trabalho com cores, formas, ilustrações e tantas outras formas de artes ajudam a personalizar o visual de uma classe da pré-escola.

Os professores de educação infantil precisam se familiarizar sobre como decorar uma sala de aula e explorarem idéias para tornar o visual do ambiente mais atraente para as crianças. O docente não precisa montar a decoração da classe sozinho, ele pode propor atividades com os alunos para acrescentar personalidade ao ambiente estudantil.

Há várias formas de decorar uma sala de aula e contribuir com o desenvolvimento da criança, algumas formas de decoração chegam a estimular competências que envolvem raciocínio e a leitura.

Dicas para decorar sala da educação infantil

como decorar a sala de aula de educação infantil 1 Como Decorar A Sala De Aula De Educação Infantil

Desde o momento que inicia o ano letivo até o fim das aulas, o professor de educação infantil precisa pensar no visual da sua sala de aula e os meios de personalizá-lo. Logo no primeiro dia as crianças já precisam se identificar com o ambiente de estudos, por isso vale a pena apostar numa decoração que permita a interatividade dos pequenos.

Valorizar as datas comemorativas também e um quesito importante, em especial para que a criança tenha um contato mais apurado com a sua cultura. Dessa forma, aposte em motivos decorativos relacionados à páscoa, dia das mães, festa junina, dia dos pais, dia das crianças e natal. Lembrar através da decoração as estações do ano também é interessante.

Os professores da pré-escola podem separar os alunos em grupo para montar a decoração da sala de aula, uma atividade que promete aumentar o entrosamento da turma e servir de estímulo a criatividade. Nesse trabalho vários materiais podem ser usados, como placas de EVA, moldes de desenhos, canetinhas, lápis de cor, entre outros. O professor precisa orientar as crianças a todo o momento e ajudá-las no que for preciso.

O EVA é um dos materiais mais utilizados na ambientação das salas de aula, sendo capaz de propor um perfeito trabalho com as cores e criar uma aparência personalizada. As placas dão formas a personagens ou mesmo uma decoração interativa, como medidor de altura, painel de aniversários e calendário.

O professor da pré-escola precisa ter o seu projeto definido antes de reunir a turma para produzir os elementos da decoração. Ele deve dividir os materiais, oferecer os moldes e promover interação para a montagem do cenário. Entrar no universo das crianças é mais que necessário nesse tipo de atividade, por isso é importante apostar em brincadeiras e musiquinhas para entreter a criançada. A montagem de um painel criativo e a exposição dos trabalhos dos alunos nas paredes é fundamental para criar uma sala de aula lúdica e cheia de personalidade.

Em tempos de ameaças ambientais, é interessante o professor despertar uma consciência sustentável nos alunos. Dessa forma, o projeto de decoração da sala de aula pode incluir o trabalho com materiais recicláveis, como garrafas PET, latas de alumínio, papelão, entre outros. Agora que você já sabe como decorar sala de aula da pré-escola, desenvolva um projeto junto com os alunos e seja criativo.