Menu

Bichos

Atualizado em 19 de outubro de 2013, às 16:00
Você está em: MundoDasTribos > Como curar cães com anemia

A anemia é uma doença que pode prejudicar a saúde dos cães. Veja como curar cães com anemia.

Existem muitos motivos que podem levar a anemia, por isso, o diagnóstico de anemia se torna mais difícil. Essa não é uma doença mais grave, e quando o tratamento adequado não for realizado, ela pode causar doenças graves. Em casos mais raros, pode levar a morte do cão. Saiba mais sobre o assunto e veja como curar cães com anemia.

661241 A anemia em cães pode ser causada pode ser causada por vários fatores. Foto divulgação Como curar cães com anemia A anemia em cães pode ser causada pode ser causada por vários fatores. (Foto: divulgação)

O que é anemia

A anemia é a diminuição do volume sanguíneo do organismo. Ela também pode acometer animais e não é propriamente uma doenças, mas a consequência de uma enfermidade ou condição que provoque diminuição na produção, destruição ou perda de sangue.

O sangue é formado dentro dos ossos e para isso, é necessário ter uma boa fonte de ferro na alimentação e vitaminas, a medula óssea precisa de estímulos para produzir o sangue. Esse estímulo é provocado por uma substância produzida pelos rins. Por isso, a alimentação inadequada, desnutrição e o mal funcionamento renal podem levar o cão ou gato ao estado de anemia.

Sinais de anemia em cachorros

A palidez, a perda de peso e apetite, urina escura, indisposição, depressão e cansaço excessivo podem indicar alguns sinais clínicos que seu cachorro está sofrendo de anemia. Ela pode ser do tipo hemolítico, por perdas hemorrágicas ou de origem medular.

Outro tipo possui causa imunológica, onde o organismo ataca os próprios glóbulos, elaborando anticorpos a fim de destruí-los. Nos casos de anemia acontecem sem razões aparentes ou até mesmo como consequência de alguma doença.

661241 Leve o seu cãozinho ao veterinário para tratar a anemia. Foto divulgação Como curar cães com anemia Leve o seu cãozinho ao veterinário para tratar a anemia. (Foto: divulgação)

Como tratar anemia em cachorros

Para tratar a anemia em um cachorro é necessário saber o tipo de doença que ele apresenta. Se for por perda sanguínea, o médico veterinário deve procurar a hemorragia e verificar se é necessário fazer cirurgia ou não e se é preciso fazer uma transfusão sanguínea.

Em casos de anemia medular, é necessário fazer uma transfusão sanguínea e o tratamento da causa da aplasia medular. Para o tratamento de anemia hemoparasitária, é preciso que a doença seja tratada.

661241 É preciso tratar a anemia em cães. Foto divulgação Como curar cães com anemia É preciso tratar a anemia em cães. (Foto: divulgação)

A anemia é uma doença que pode prejudicar a saúde dos cães. A alimentação saudável desses animais é essencial para prevenir a anemia. Ela pode ser desencadeada por vários fatores e deve ser tratada com cuidado para que não coloque em risco a vida do cãozinho. Aposte nas dicas para cuidar do seu cão de estimação e previna a anemia.