Menu

Bem Estar

Atualizado em 12 de março de 2012, às 12:00 por Isah Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Como cultivar orquídeas em casa: dicas

Para cultivar orquídeas em casa, é necessário se preocupar com as condições de umidade, adubo e luz.
407792 Como cultivar orquídeas em casa dicas 1 Como cultivar orquídeas em casa: dicas           O cultivo de orquídeas em casa requer cuidados especiais.

Cultivadas em todo o Brasil, as orquídeas se revelam plantas delicadas, místicas e dotadas de beleza rara. Existem alguns cuidados para o cultivo e manutenção, mas quando bem cuidadas, conseguem transformar o visual do jardim externo ou de alguma divisão interna da residência.

As pessoas que possuem orquídeas na casa ou apartamento precisam ter cuidados para preservar a saúde de planta. Há uma variedade expressiva de gêneros para se cultivar, que se distinguem quanto ao formato das flores, combinações de cores e outros detalhes. Cada tipo de orquídea também possui um período do ano no qual floresce com mais intensidade.

Dependendo da determinação do morador para ter orquídeas em casa, ele pode montar um orquidário na sua casa e aumentar o seu contato diário com a natureza. A proposta é bem interessante, principalmente para quem tem tempo de se dedicar aos cuidados exigidos pelas plantas, mas é necessário levar em conta as condições do espaço para o melhor cultivo.

Dicas para cultivar orquídeas

407792 Como cultivar orquídeas em casa dicas 2 Como cultivar orquídeas em casa: dicas           As orquídeas Catleia são fáceis de adaptar aos lugares

• Ao montar um espaço da residência reservado apenas para orquídeas, é recomendado optar por espécies que tenham necessidades parecidas para que o cultivo seja uniforme e sem danos. Uma boa saída para cultivar as plantas é optar por aquelas que possuem fácil adaptação e são encontradas em todos os lugares do Brasil, como a Chuva-de-ouro (Oncidium), a Catleia (Cattleya) e a Falenópsis (Phalaenopsis).

• O espaço reservado exclusivamente para orquídeas precisa ser preservado em todos os aspectos, por isso não é recomendado pendurar outras espécies de flores no viveiro. Ao misturar o cultivo com outras plantas, fica mais fácil a contaminação por parasitas.

• As orquídeas necessitam de boa iluminação para sobreviver e dar flores. É importante que a exposição da luz seja controlada, ou seja, sem exposição direta. Quando a planta fica muito exposta aos raios solares, as folhas sofrem com queimaduras agressivas. Independente do lugar onde se acontece o cultivo, é importante que a orquídea seja preservada com 50 a 70% de sombra.

407792 Como cultivar orquídeas em casa dicas Como cultivar orquídeas em casa: dicas           Orquídeas cultivadas em vasos não podem ter exposição direta ao sol.

• A circulação de ar também é importante para a sobrevivência das orquídeas. Estas plantas se adaptam as condições de umidade relativamente alta, por isso é necessário borrifar água nos vasos em todos os dias de calor. Para que as orquídeas não sofram com desidratação, é sempre importante manter a umidade em torno de 30%.

• Como todo tipo de planta, as orquídeas também necessitam de nutrientes, que são fornecidos através do adubo. Desta forma, é importante conhecer quais as substâncias que contribuem com o crescimento e manutenção. Os especialistas no cultivo recomendam a aplicação da fórmula NPK (nitrogênio, fósforo e potássio) a cada duas semanas, respeitando a medida de uma colher de café diluída em um litro de água. Este tipo de adubação é viável nos meses de primavera e verão, mas dispensável durante a temporada de frio.

Aproveite as dicas para ter orquídeas saudáveis na sua casa.