Como cuidar dos dentes do bebê

PUBLICIDADE

Como cuidar dos dentes do bebê? Mesmo antes dos dentes do bebê nascerem, existem alguns fatores que podem afetar sua futura aparência e saúde. Por exemplo, a tetraciclina, um antibiótico comum, pode causar a descoloração ou manchas nos dentes. Por esta razão, não deve ser usada por mães que estão amamentando ou mulheres na segunda metade da gravidez. Quando o assunto é boca, o melhor tratamento é a prevenção. E desde o dente de leite que, quando tem uma cárie não tratada, por exemplo, pode fazer o permanente crescer com deformação ou manchas.

Confira: Como aumentar a imunidade do seu bebê

Como cuidar dos dentes do bebê - Mesmo antes do surgimento da dentição, a higiene bucal é importante. (Foto: Divulgação)

Como cuidar dos dentes do bebê

Os bebês têm necessidade de cuidados bucais especiais que todos os pais devem conhecer. Confira abaixo dicas de como cuidar dos dentes do bebê:

PUBLICIDADE
  • Os primeiros dentes de leite começam a nascer a partir dos 4 e 6 meses da criança e a recomendação principal é que desde o nascimento haja um estímulo oral para criar o hábito de higiene no bebê, fazendo limpeza com gaze e água filtrada.
  • 8 a 10 meses: É a partir dos 8 meses que os dentes do bebê já estão em mais evidência e uma dedeira especial deve ser usada para fazer a higiene bucal da criança.
  • 10 a 12 meses: Deve-se escovar três vezes ao dia, pelo menos, após cada alimentação grande – almoço, café e jantar – usando escova de cabeça pequena e com cerdas bem macias e sem o uso de cremes dentais. Neste período,as visitas ao odontopediatra serão necessárias para aplicação de flúor nos dentes da criança.
Há casos em que o recém-nascido já nasce com alguns dentes, que são chamados de natais ou neonatais. (Foto: Divulgação)
  • 1 a 4 anos de idade: Como a criança ainda não tem coordenação motora, o ideal é iniciar a escovação com movimentos circulares tendo uma sequência de trabalho.A partir desta fase, a escovação deve ser feita a cada refeição, ou seja, cinco vezes ao dia
  • 4 aos 6 anos de idade: Nesta fase, a criança já tem uma articulação oral mais bem desenvolvida e já sabe cuspir, sendo liberado o uso de creme dental com flúor, mas infantil. É a partir dos 5 anos que os pais, geralmente, começam a permitir que seus filhos façam a higiene sozinhos, mas a supervisão é sempre importante.
A primeira escova de dentes de seu filho deve ter cerdas macias e uma cabeça pequena, que permita alcançar facilmente todas as partes da boca. (Foto: Divulgação)
  • O hábito de usar o fio dental deve ser cultivado desde o nascimento dos primeiros dentes, mesmo se eles são separados, o que facilita a higienização.

O que são as cáries de mamadeira e como evitá-las

Entre os cuidados que devem ser tomados com a saúde bucal do seu bebê, está a prevenção das cáries causadas pelo uso da mamadeira. Essas cáries são causadas pela exposição freqüente a líquidos que contém açúcar, como o leite, as fórmulas comerciais preparadas para bebês e os sucos de fruta. Os líquidos que contém açúcar se acumulam ao redor dos dentes por longos períodos de tempo, enquanto seu bebê está dormindo, provocando as cáries.

Leia mais: Vestidos de Réveillon 2015 para grávidas 

Existem enxaguantes bucais infantis, mas a maioria dos produtos tem altas concentrações de flúor e álcool, que altera a flora bucal da criança. (Foto: Divulgação)

Por esta razão, nunca deixe sua criança adormecer com a mamadeira de leite ou suco na boca. Ao invés disso, na hora de dormir, dê a ele uma mamadeira com água ou uma chupeta que tenha sido recomendada pelo seu dentista. Ao amamentar, não deixe o bebê se alimentar continuamente. E após cada mamada, limpe os dentes e as gengivas do seu bebê com um pano ou uma gaze umedecidos.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.