Menu

Beleza

Atualizado em 4 de março de 2013, às 7:34 por Andréia Bariani
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Como cuidar dos cabelos depois do cloro da piscina

O cloro e outros produtos presentes na água da piscina são extremamente prejudiciais às madeixas. Veja como cuidar dos cabelos depois do contato com o cloro da piscina.

A grande maioria das pessoas não vê a hora da chegada do verão para aproveitar, ao máximo, a estação. Banhos de mar e piscina são constantes e acabam prejudicando os cabelos. Muitas vezes, após um único dia de mergulhos, já se percebe que todo o trabalho de meses foi perdido e os cabelos ficam ressecados, opacos e até quebradiços. Engana-se quem pensa que apenas o sol é o responsável pelos danos, julgando que um protetor solar capilar já resolve o problema. Água que não prejudica os fios é a filtrada ou a mineral. É por isso que os protetores não são suficientes, pois o mar e a piscina contêm substâncias que, literalmente, acabam com os cabelos. É preciso se prevenir e curtir o verão, de forma saudável. Veja como cuidar dos cabelos depois do cloro da piscina.

589309 Como cuidar dos cabelos depois do cloro da piscina.1 Como cuidar dos cabelos depois do cloro da piscinaO cloro e outras substâncias presentes na água da piscina são terríveis para os cabelos (Foto: Divulgação)

Como cuidar dos cabelos durante o banho de piscina

Se a pessoa é do tipo que entra na piscina, mas não molha os cabelos, então um protetor solar capilar, aliado a um boné ou chapéu já é o suficiente para manter os fios protegidos. Entretanto, a maioria das pessoas não vê graça alguma nisso e querem, mesmo, é dar vários mergulhos. Um grande erro é fazer isso e, ao sair, deixar a água da piscina nos cabelos, enquanto eles secam. A concentração de cloro e outras substâncias, na água da piscina, é muito grande e extremamente prejudicial aos fios. O ideal é tomar uma ducha de água filtrada, toda vez que molhar os cabelos no mergulho.

589309 Como cuidar dos cabelos depois do cloro da piscina.2 Como cuidar dos cabelos depois do cloro da piscinaÉ preciso lavar os cabelos com água filtrada, todas as vezes que sair da piscina (Foto: Divulgação)

Enquanto está nadando, é preferível prender os fios. Isso ajuda a evitar a penetração do cloro nos cabelos. Por outro lado, é proibido deixar que eles sequem, estando presos, mesmo que já se tenha retirado a água da piscina, com uma ducha ou com uma garrafinha de água filtrada. Isso, além de evitar os danos do próprio cloro, também previne o aparecimento de fungos ou caspas.

Durante os mergulhos, não é indicado usar cremes comuns sem enxágue, pois eles reagem como o cloro e prejudicam os cabelos. É melhor investir num leave-in com protetor solar, específico para estes cuidados.

Cuidados após a piscina

589309 Como cuidar dos cabelos depois do cloro da piscina.3 Como cuidar dos cabelos depois do cloro da piscinaDurante o banho de piscina, é indicado prender os cabelos (Foto: Divulgação)

Acabou o dia de mergulhos? Então, volte à realidade e intensifique a sua rotina de cuidados com os cabelos. Pode-se investir num shampoo antirresíduos, que irá ajudar a remover o cloro no cabelo, nem que sejam apenas vestígios dele – que é que fica, mesmo com os cuidados necessários -. Se possível, no mesmo dia, é indicado aplicar uma máscara de hidratação para que os fios se recuperem. O shampoo de limpeza profunda deve ser usado apenas uma vez por semana, pois ele pode ressecar os cabelos. As hidratações também devem ser semanais. Fazendo isso, os cabelos resistirão aos banhos de piscina, mas é importante fazer tratamentos mais intensivos, após o verão.

O cabelo ficou verde depois da piscina? Leia: Loiro esverdeado: como corrigir

Saiba como lavar os cabelos: Como lavar o cabelo depois do banho de mar ou piscina