Menu

Beleza

Atualizado em 20 de junho de 2012, às 14:40 por Andréia Bariani
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Como cuidar de um cabelo loiro, dicas

Veja algumas dicas para cuidar dos cabelos loiros, sejam naturais ou tingidos.

Todos os tipos de cabelos têm sua beleza, desde que sejam bem cuidados. Não importa a cor, os cabelos despertam um fascínio sem igual, pois dão mais beleza a qualquer mulher. A cabeleira é o elemento que molda o rosto feminino e, por isso, deve receber atenção especial. Hidratação constante, uso de bons produtos, cortes bem feitos, entre outros cuidados, devem fazer parte da rotina de quem deseja atrair olhares, por meio de seus cabelos.

470413 Como cuidar de um cabelo loiro.1  Como cuidar de um cabelo loiro, dicasCabelos loiros - um encanto dourado! (Foto:Divulgação)

Hoje vamos falar um pouco sobre os cuidados que as loiras devem ter com seus cabelos. Os fios mais claros, como qualquer outra tonalidade, precisam de atenção. Vamos nos concentrar mais nas dicas para os cabelos tingidos, pois este é o caso que exige maiores cuidados.

Sabemos que muitas mulheres adoram os fios loiros. A grande maioria delas, senão decida adotar o visual para sempre, ao menos uma vez na vida acabam experimentando o sabor de ter madeixas douradas.

Os profissionais de beleza afirmam que qualquer mulher pode ser loira. O importante, ao tomar esta decisão, é ser orientada na escolha das técnicas de clareamento. Neste processo, as mechas claras devem ser feitas, de acordo com a tonalidade da pele e outras características da mulher. Tudo isso é feito para que o tingimento proporcione um aspecto mais natural aos cabelos.

Dicas para cuidar dos cabelos loiros

Se seus cabelos são naturalmente loiros, a dica é que você sempre o mantenha hidratado e use xampus fabricados especialmente para fios mais claros. A hidratação deve ser feita a cada 15 dias, no salão de beleza ou em casa, com produtos adequados. Se você entrar em contato com água de piscina (que contém cloro), procure lavar os fios com xampu de limpeza profunda, após sair da água. A química presente nas piscinas faz com que haja uma reação nos cabelos loiros, podendo torná-los esverdeados. É algo muito ruim e desesperador; porém, fique calma. Se isso aconteceu com você, veja a solução em Cabelos esverdeados: o que fazer

470413 Como cuidar de um cabelo loiro.2  Como cuidar de um cabelo loiro, dicasFios mais delicados (Foto:Divulgação)

No caso de mulheres que tingiram seus cabelos, os cuidados devem ser ainda maiores, principalmente no tocante à hidratação.

Quando os fios são clareados, é necessário usar uma substância que retire a cor natural dos cabelos, para que a tintura penetre neles. Essa substância é a amônia, extremamente agressiva aos fios. Ela permite que a água oxigenada penetre nos cabelos, descolorindo-os e preparando-os para que recebam outras cores. Os fios ficam, então, muito desidratados. Com isso, os cabelos se enrijecem e perdem a maleabilidade e a sedosidade.

470413 Como cuidar de um cabelo loiro.3  Como cuidar de um cabelo loiro, dicasMechas claras e caramelo, intercaladas (Foto:Divulgação)

A hidratação constante, portanto, é uma das soluções. Você deve fazer isso semanalmente, de preferência em salões de beleza, pois os produtos devem ser adequados. Esta necessidade é ainda maior porque, se você fez mechas ou tingiu os cabelos por completo, terá de adotar a rotina de retoques da cor, por causa do crescimento da raiz. Imagine como os pobres fios ficam, com tanta química!

Veja as dicas para retoque de tinta em: Como retocar a raiz do cabelo

Outra dica é que você use silicone, frequentemente. Isso ajuda a evitar as pontas duplas, que deixam os fios horríveis. Aliado a isso, prefira xampus especiais para cabelos loiros, de preferência sem a adição de sal.

Adicione à sua lista de cuidados o tratamento de cauterização dos fios, que deve ser feito por um profissional.

470413 Como cuidar de um cabelo loiro.4  Como cuidar de um cabelo loiro, dicasPrefira xampus sem sal (Foto:Divulgação)

A hidratação, como se sabe, ainda é o grande aliado das mulheres, especialmente as que pintam seus cabelos. Nunca deixe de lado esta dica tão valiosa e tão simples para a saúde de seus fios.