Search

Como Cuidar de Samambaias

Google plus

As Samambaias são plantas extremamente verdes que lembram florestas tropicais , e se adaptam a qualquer ambiente desde que seguidos os cuidados mínimos necessários. Os vasos mais indicados para o cultivo são os de médio e grande porte feitos de cerâmica, porém o cultivo em vasos de plástico também vinga. São plantas muito utilizadas para a decoração de ambientes.

Geralmente as Samambaias são de cultivo a meia sobra, pois estas plantas não gostam de sol forte, o ideal é manter o vaso da planta em locais que peguem apenas o sol da manhã e protegido do vento, pois elas são muito sensíveis. Elas são cultivadas em um solo levemente úmido, rico em matéria orgânica, onde a mistura ideal é o composto de 1 parte de terra vegetal, 1 parte de terra comum de jardim e 1 parte de húmus de minhoca

No caso de Samambaias cultivadas em vasos suspensos, é necessário prestar a atenção na altura do vaso para que a superfície da planta receba sempre uma boa iluminação, pois sem a iluminação adequada, estas plantas tornam-se frágeis e podem morrer.

Existem diversos tipos de samambaia como por exemplo a samambaia de metro, a avenca, a samambaia azul ou amazônica, a pluma, a samambaia cifre-de-veado, a paulistinha, a samambaia prata, a renda-portuguesa, asplênio,  a samambaia trepadeira, a samambaiaçús e a cavalinha.

A mistura de solo básica para o cultivo das samambaias deve ser composta por 1 parte de terra vegetal, 1 parte de terra comum de jardim e 1 parte de húmus de minhoca. O solo precisa estar sempre úmido, mas com boa drenagem para evitar encharcamentos. As adubações regulares são recomendadas. Existem no mercado fertilizantes indicados para o uso específico em samambaias. Aplique seguindo as instruções da embalagem ou do fornecedor.

O mais recomendado é criar samambaias em xaxim próprio para o cultivo da espécie, e regá-la com frequência, pois são plantas que consomem muita água devido ao seu metabolismo.

Quanto às regas, o ideal é fazer de duas a três vezes por semana, aumentando a quantidade no verão, pois as samambaias precisam mais água no calor do que no inverno. Molhe o vaso de xaxim por igual, sempre tomando cuidado para não encharcar, o que causaria o apodrecimento da raiz. Nunca deixe o xaxim totalmente seco. E para agradar as Samambaias chuvisque água sobre suas folhas, elas adoram.

Sobre as podas, fique atenta as folhas amarelas, pode-as para abrir espaço a novas brotações. As mudas da extensão do rizoma, que é o caule subterrâneo, devem ser podadas, afim de evitar o seu crescimento demasiado. Especificamente para as Samambaias renda-portuguesa e a samambaia-de-metro, deve-se podá-las por inteiro no período que antecede o inverno, pois estas plantas tendem a sofrer queimaduras com o frio do inverno, mas fique calma porque com a chegada do calor as plantas brotam novamente.

O adubo só deve ser utilizado um mês após a mudança da planta para o vaso definitivo, afim de evitar problemas e doenças nas raízes. A adubação deve ser feita com 2 colheres de sopa cheias de torta de mamona e farinha de osso, e deve-se repetir o processo a cada 40 dias.

Quanto as pragas, é comum aparecer nas folhas, esta pragas podem comer a folha por inteiro e vir a matar a planta, desta forma pulverize as folhas com calda de fumo e corte as folhas afetadas para evitar que a doença espalhe. E por fim, para acabar com as pragas por completo, pulverize inseticida.

Por fim, trate as plantas com muito amor e carinho, elas reconhecem e certamente irão crescer mais rápido e mais saudáveis.


Google plus


Este artigo possui 1 comentário

  1. danny
    Publicado em 04/07/2012 às 2:11 PM [+]

    Adorei , a ajuda pois ganhei uma sambambaia do meu esposo Eziquiel e amei muito agora vou saber cuidar …bem melhor com essa dica de vcs .bjs

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top