Menu

Serviços

Atualizado em 3 de junho de 2011, às 18:00 por Dany Negrao
Você está em: MundoDasTribos > Como Cuidar de Plantas Carnívoras

Como Cuidar de Plantas Carnivoras Como Cuidar de Plantas Carnívoras

As plantas carnívoras são espécies raras e muito admiradas por inúmeras pessoas. O nome assusta um pouco, ainda mais por que muitos cineastas exploram essa característica e fazem filmes onde as plantas são realmente carnívoras, ou seja, comem humanos e animais de grande porte. Isso tudo é uma grande ficção.

Na verdade, a planta carnívora recebe esse nome, pois se alimenta de pequenos insetos, diferente das demais plantas que se alimentam através da fotossíntese. Esse diferencial faz dessa espécie uma das mais caras e mais procuradas por criadores. Há cerca de 600 espécies de plantas carnívoras classificadas e mais estão sendo descobertas. São plantas extraordinárias que realizam a fotossíntese, mas as que nascem em solo pobre carecem de nutrientes essenciais. É um espetáculo a parte a alimentação da planta, para quem gosta, é claro. O animal é atraído para dentro da “boca” da planta por enzimas. Depois de um pequeno tempo, a planta se fecha totalmente. É nesse momento que inicia o processo de digestão com enzimas próprias.

planta1 Como Cuidar de Plantas Carnívoras

Muitas pessoas têm dúvidas sobre como cuidar de plantas carnívoras. São cuidados simples, mas que são diferentes de uma planta normal. A planta carnívora deve ser plantada em solo com poucos nutrientes. Esse solo pode ser uma mistura de pó de xaxim com musgo sphagnum seco. O importante é nunca plantar em terra e nunca usar adubo. O pó de xaxim pode ser substituído por fibra de coco, casca de pinus ou qualquer outro substrato para orquídeas.

Já na questão da água, essa espécie adora hidratação. Você pode regá-la todos os dias, diminuindo um pouco no inverno. É interessante deixar um pratinho com água em baixo do vaso ou regue todos os dias. Se na mistura da terra houver musgo, não é necessário usar o pratinho de água, pois o musgo ira reter toda a água necessária. A água deve ser sem cloro. Os cuidados com plantas carnívoras são um pouco mais exigentes.

planta2 Como Cuidar de Plantas Carnívoras

A alimentação é um dos assuntos que mais traz dúvidas em relação à planta carnívora. A planta não se alimenta de carne ou animais mortos por inseticidas. Essa alimentação é feita através de animais vivos, como moscas, formigas, vespas, besouros, joaninhas… As vezes elas podem capturar vertebrados como: lagartixas, sapos, ratos e até passarinhos, mas isso acontece acidentalmente. É preciso deixar com a que a planta se alimente sozinha. Se você conseguir um inseto vivo, aí tudo bem, mas é muito raro. Deixar o inseto um tempo na água pode deixá-lo um tanto quanto atordoado. Isso é feito mais em casos onde a planta tem dificuldade de se alimentar sozinha.

Nunca brinque com as “armadilhas” de uma planta carnívora, conhecida também como “bocas”. Muitas pessoas ficam relando nessa parte da planta para que ela fique fechando. No caso da Dionaea a planta poderá morrer se a sua armadilha for disparada varias vezes sem ter nada dentro. No caso das Droseras a planta também poderá morrer se as gotas pegajosas forem removidas. As plantas carnívoras gostam de sol. Deixe a planta tomar sol o dia todo, assim ela ficará cada vez mais forte.

Essas foram algumas dicas para cuidar de plantas carnívoras. Saiba que ainda existem muitas informações e curiosidades em relação à manutenção dessa espécie. Saiba mais e deixe sua planta carnívora sempre forte e bonita.